Blog Mobilidade

24out
2023

O que é ESG? Por que é tão importante? Conheça 11 passos de como aplicar na gestão de frotas

O que é ESG? Por que é tão importante? Conheça 11 passos de como aplicar na gestão de frotas

Questões sociais e ambientais estão em foco atualmente. Os consumidores e o mercado como um todo exigem das empresas uma postura em relação a esses fatores, por isso, as organizações têm adotado estratégias focadas em ESG.

Esse conceito permite adotar um modelo de gestão que visa a sustentabilidade, a responsabilidade social e uma governança ética e transparente. Empresas de todos os setores podem implementar ações nesse sentido, inclusive na gestão de frota.

Apesar da intensa discussão atual sobre ESG, esse conceito ainda desperta dúvidas, e foi pensando nisso que preparamos este conteúdo. Nele você vai entender o que é ESG, de que maneira ele se aplica na frota, quais são as vantagens de implementar e como fazer isso. Continue lendo para conferir!
 

O que significa ESG?

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance, ou seja, meio ambiente, social e governança. Trata-se de um conceito que envolve ações e princípios interligados que permitem às empresas direcionarem as suas práticas corporativas com foco na responsabilidade socioambiental.

O termo foi cunhado em 2004 na publicação Who Cares Wins, feita pelo Banco Mundial em conjunto com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e também por instituições financeiras de nove nações.

Na prática, o ESG orienta para um modelo de gestão em que ações práticas e investimentos têm como foco alcançar a sustentabilidade, promover um impacto positivo na sociedade e manter uma governança transparente e ética.

O objetivo da adoção das práticas ESG são os mais diversos. Por meio delas, é possível otimizar processos econômicos contribuindo para a redução de custos e o sucesso financeiro. Além disso, empresas que demonstram esse tipo de responsabilidade são mais atrativas para os investidores.

Além disso, o ESG é uma forma de melhorar a imagem da organização no mercado em função do seu comprometimento com o meio ambiente e a sociedade. A seguir, explicaremos com mais detalhes cada um dos três pilares do ESG.


Meio Ambiente

Como você já deve imaginar, a dimensão ambiental envolve as diferentes medidas e estratégias que visam reduzir a pegada ambiental das empresas, ou seja, minimizar os impactos negativos que as suas atividades podem provocar no meio ambiente.

Esse é o caso, por exemplo, da redução da emissão de carbono, da eficiência energética, da redução do consumo de recursos naturais e da menor produção de resíduos e destinação correta deles.
 

Social

Na dimensão social do ESG estão as práticas que envolvem as relações que as organizações têm com a sociedade e a comunidade em que estão inseridas. Isso envolve também os próprios colaboradores das empresas.

Existe a preocupação em promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, a oferta de condições laborais adequadas e seguras, o cuidado com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, investimentos em treinamento e capacitação, projetos educacionais ou sociais, entre outros.


Governança

Nessa dimensão, as ações são focadas na própria organização. Consiste em garantir que as práticas de gestão e administração sejam pautadas na responsabilidade, na ética e na transparência.

Trata-se de definir políticas, regras e regulamentos que garantam o cumprimento de normas e legislações. Também, que ajudem a combater situações impróprias no meio corporativo, como a corrupção, a lavagem de dinheiro, assédios e discriminação.


Como o ESG se aplica na gestão de frotas?

Quando se fala em ESG, é bastante comum que estejam em evidência os aspectos ambientais desse conceito. Por isso, quando ele se aplica à gestão de frota, muitas vezes o pensamento acaba se limitando à adoção de veículos elétricos.

No entanto, é importante lembrar que o ESG permite adotar um modelo de gestão. Sendo assim, a criação de uma frota verde pode ser uma das grandes estratégias adotadas, assim faz mais sentido. Existem diversas outras práticas que permitem a implementação desse modelo para ter uma gestão alinhada a esses princípios e que atenda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Perceba que o conceito de ESG também engloba as ações e estratégias que se estendem para a sociedade, e ainda implica em uma mudança cultural da própria organização. Sem falar que, dentro da dimensão ambiental, há muitas outras iniciativas que podem ser adotadas.

Para que o ESG seja aplicado na gestão de frota, é fundamental não esquecer que se trata de uma abordagem holística. Ela envolve todos os processos e a cultura organizacional, direcionando estratégias, ações e investimentos para objetivos mais amplos.




Quais são os passos para implementar ESG na gestão de frotas leves?

É muito importante entender que para implementar o ESG na gestão de frotas é preciso promover mudanças nos processos adotados atualmente.

Na perspectiva ambiental, exemplos como adoção de biocombustíveis (como etanol), ou o início da eletrificação da frota para evitar, ou mitigar os impactos, podem ser ótimos começos. Pense também no incentivo do uso de transportes coletivos ou compartilhados.

Para facilitar esse processo de mudança, listamos a seguir os passos que você pode adotar para ter uma frota sustentável e um modelo de gestão baseado em ESG.


1. Estabeleça uma política de frotas mais sustentável

Elaborar uma política de frota é fundamental para estabelecer as normas e procedimentos que devem ser seguidos por todos os envolvidos. Ou seja, padronizamos ações e processos para que haja sempre um roteiro a ser seguido, e de modo que os comportamentos sejam bem direcionados.

Com uma política de frota mais verde, definimos o uso adequado dos veículos para que eles possam ser preservados. Também para que as operações sejam mais econômicas. Isso facilita o trabalho de gestão, evita mal entendidos e desigualdades.

A política de frota pode ser a ferramenta permitirá uma gestão de frota mais segura, com linhas claras sobre as responsabilidades e os deveres dos condutores.

Ela também pode ser a ferramenta que orienta o uso de biocombustíveis ao invés de combustíveis a base de petróleo e ainda, instigue seus condutores a todos os melhores principios de transparência, responsabilidade, dever cívico no trânsito.


2. Digitalize a gestão

Com os grandes avanços da tecnologia, já não há necessidade de fazer uma gerenciamento baseada em papel. É possível fazer a digitalização dos processos para promover a sustentabilidade do setor.

Além de reduzir o consumo de insumos de dentro do escritório, digitalizar a gestão de frota otimiza o trabalho. É possível automatizar tarefas e fazer um controle muito mais eficiente, para reduzir o trabalho operacional e ter mais produtividade no dia a dia da sua gestão, permitindo realizar um gerenciamento mais transparente e sustentável.

Parceiros de gestão de frota podem apoiar suas ações ofertando aplicativos aos seus condutores, bem como controles em um sistema.


3. Faça parcerias estratégicas

Aqui não estamos falando somente dos parceiros que podem trazer alguma vantagem financeira para a empresa. Na verdade, como o foco é o ESG, o ideal seria buscar parcerias que permitam construir uma cadeia sustentável.

Procure observar a maneira como as empresas parceiras conduzem os seus próprios processos. É interessante dar preferência para os fornecedores que tenham certificações ou acreditações verdes, como o ECOVADIS.

Verifique se essas empresas trabalham com os mesmos valores que você espera para o seu negócio nesse momento. Dessa forma, o conceito de ESG se expande para toda a cadeia de suprimentos, gerenciando o impacto ambiental de todos os envolvidos.


4. Busque a eficiência energética

Buscar fontes alternativas de energia para ter maior eficiência é um aspecto muito importante da implementação do ESG. Na gestão de frota é válido, por exemplo, estimular a adoção de práticas de direção que permitam otimizar o consumo de combustível, e ainda preferir as fontes renováveis.

Outra medida válida é construir uma frota optando por veículos mais eficientes em termos de consumo de combustível. De toda forma, você também pode optar pelos veículos elétricos.

A possibilidade de iniciar a transição elétrica da sua frota tem grande valor para conscientizar seus condutores. Para essa estratégia, a ALD Automotive disponibiliza o serviço 
ALD Eletric, com uma consultoria para implementar uma estratégia personalizada para sua frota, fazendo a transição sob medida. Também auxilia no processo de implantação, fornece informações sobre os veículos e até mesmo os carregadores, em certos casos. É o suporte completo para que você tenha uma frota mais verde.


5. Tenha um cronograma de manutenção preventiva

Essa é uma medida muito simples, mas que também permite a adoção do ESG na gestão de frota. Isso acontece porque, quando estabelecemos um cronograma para fazer a manutenção preventiva dos veículos, prolongamos a vida útil deles, evitando as custosas manutenções corretivas, por desgaste prematuro dos componentes.

É uma forma de minimizar o impacto ambiental por meio da redução da produção de resíduos. A frota terá uma longevidade maior, evitando a necessidade de descartar ou trocar veículos em tempo menor que o previsto de renovação. Ao mesmo tempo, dependendo do tipo de manutenção realizada, podemos garantir mais eficiência no consumo de combustíveis, além de evitar a emissão excessiva de gases poluentes.


6. Promova o desenvolvimento profissional

Essa é uma prática voltada para a dimensão social do ESG. Para isso, sua empresa pode intensificar os programas voltados para o desenvolvimento dos condutores. A ação é simples, porém, muito eficiente: basta oferecer capacitações e treinamentos.

É válido ressaltar que os ganhos são revertidos para a própria organização. Isso porque podemos observar quais são as necessidades da empresa e as condições da equipe agora, a fim de identificar habilidades e competências que podem ser desenvolvidas nesses profissionais para impactar de forma positiva nas soluções e nas rotinas da própria empresa.

Assim, é possível promover o crescimento profissional e pessoal dos talentos, e ainda ter uma equipe muito mais produtiva e eficiente. Lembrando que essa estratégia de valorização ajuda a atrair bons talentos e melhora a imagem da empresa, principalmente com o seu público interno.


7. Responsabilidade financeira

Observando a dimensão da governança, você pode implementar o ESG na gestão de frota por meio de boas práticas de responsabilidade financeira. Os recursos destinados para essa área precisam ser muito bem aplicados, visando a melhoria contínua do trabalho realizado.

Inclusive, é interessante que os investimentos sejam direcionados para as práticas que também focam no modelo de gestão baseado em ESG. É essencial manter a transparência de tudo aquilo que está sendo feito, para realizar uma prestação de contas que comprove a ética e a integridade.


8. Atue de forma ética e transparente

gestor de frota precisa assumir uma postura ética e transparente não só em relação às finanças, mas no seu trabalho como um todo. Porém, conforme explicamos, o conceito de ESG precisa abraçar a todos. Sendo assim, é fundamental trabalhar o comportamento dos condutores para que eles tenham uma postura mais adequada.

O objetivo é de que dirijam com responsabilidade no trânsito, a fim de manter a segurança de todos que estão nele. Vale ainda orientar sobre a melhor forma de utilização da frota, para que existam um bom controle das rotas, um consumo eficiente de combustível e a preservação dos veículos.

Como explicamos, é necessário adotar práticas o quanto antes, trazer ideias e dar início às mudanças de uma forma gradativa. Muitas vezes, o desafio maior é a mudança de mentalidade e de cultura. Mas não se esqueça de que isso é fundamental para que o ESG seja incorporado à organização, e não apenas baseado em ações pontuais.

A ALD Automotive disponibiliza diversas soluções para você implementar o conceito ESG na gestão de frota da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre o nosso trabalho!


9. Aumento de duração de contrato

O maior uso dos ativos necessariamente colabora para uma perspectiva mais sustentável. Se os veículos que fazem parte da sua frota não rodam intensamente, aumentar contratos em 12 ou até 24 meses pode fazer muito sentido.

 

10. Mobilidade Alternativa e Compartilhada

Incentive seus condutores a priorizarem viagens em transporte coletivo, caronas, e uso de carro compartilhado. A ALD Automotive oferta um cartão que pode realizar pagamentos em muitos fornecedores que pertencem ao ecossistema de mobilidade, além de micromodais que podem atender as necessidades de deslocamento com equipamentos elétricos que podem ser utilizados em ciclovias.

Há também a oportunidade de sua gestão implementar carros compartilhados. Um mesmo veículo pode atender uma comunidade imensa de colaboradores e assim, a necessidade de mais veículos, uso exacerbado de carros de aplicativos pode diminuir, além dos gastos diminuírem.

 

11. Incentive a diversidade

O setor automotivo e de mobilidade é muito mais populado por homens do que por mulheres. Trazer mais mulheres para equipe de frotas, escutar mais as necessidades das condutoras pode fazer sua gestão mais inclusiva.