Blog Mobilidade

16fev
2022

7 passos para implementar o programa de redução de CO2 da sua empresa

7 passos para implementar o programa de redução de CO2 da sua empresa

Sua empresa recentemente decidiu introduzir um programa de redução de CO2 e você recebeu a tarefa um tanto desafiadora de fazê-lo virar realidade.

Em resposta às suas solicitações, aqui está uma estratégia testada e comprovada para tornar essa implementação um pouco mais fácil. Com base na experiência de muitos gerentes que fizeram isso acontecer, conheça a seguir um roteiro para essa jornada:

01 - Comece com seus objetivos

O primeiro passo é familiarizar-se completamente com os objetivos reais da sua empresa para os próximos anos. Quais são as metas para reduzir as emissões de carbono e como você vai medi-las? Quantos veículos elétricos já foram introduzidos na frota e quantos provavelmente serão introduzidos no futuro? A milhagem foi otimizada e como? Outras soluções de mobilidade, como bicicletas, também são consideradas? Depois de definir essa visão geral, o planejamento de sua estratégia será um processo menos complexo.

02 - Entenda o contexto geral

Em seguida, pode ser útil voltar um passo para trás e olhar para o que está acontecendo no contexto mais amplo de transporte em termos de regulamentação, tributação e incentivos - elementos além de seu controle. Estes variam amplamente de país para país e de região para região. Nos países mais desenvolvidos (em termos de transição para uma economia mais verde), regulamentos já estão sendo introduzidos para  garantir a neutralidade de carbono até 2025 e restringir o uso de veículos com motor à combustão, com proibições de diesel e pesadas penalidades.

Consequentemente, os fabricantes e montadoras em tais contextos também estão sendo pressionados a reduzir suas próprias emissões de CO2. Podemos observar também que as práticas de trabalho vão mudar, com base em tecnologias cada vez mais complexas, o comportamento dos funcionários também tende a se adaptar ao longo do tempo, à medida que considerações como uma preocupação ambiental mais profunda e maior desejo de eficiência, flexibilidade e escolha se enraízam - um ímpeto que foi claramente impulsionado pela pandemia. Um exemplo de mudança é o próprio home office.

03 - Defina uma linha de base

Agora que você está totalmente ciente dos objetivos de sua empresa e do contexto mais amplo dentro do qual está operando, é importante estabelecer uma imagem clara de onde sua empresa está agora, de modo que você estabeleça uma linha de base contra qual o progresso futuro pode ser medido claramente.

Você precisará de uma visão geral detalhada de seu mix atual de frota para que possa fazer uma estimativa teórica e uma coleção de dados históricos para lhe dar a  imagem mais possível de seu nível  atual de emissões de CO2. Ao longo do caminho, você precisará mapear as emissões por região e determinar oportunidades de redução realistas, com base na maturidade do Brasil e sua região.
 

04 - Verifique quais opções estão abertas para você

A próxima etapa lógica é ver onde você tem espaço para mudanças e adaptações em sua configuração atual à medida que começa a repensar a mobilidade, tendo em mente que a gestão de mudanças é um processo completo.

Qual é o comportamento atual do motorista e o uso  do veículo? O home office afetará os requisitos  de mobilidade? Qual é a situação da infraestrutura em termos de carregamento em casa ou no escritório?  Mudar os grupos motopropulsores é uma opção, de diesel ou gasolina para elétrico ou híbrido? Podem ser selecionados modelos mais eficientes? É possível limitar o tamanho da frota, o tamanho do veículo ou a transição de parte de sua frota para trens de força  [powertrains] ecológicos? Quanto espaço existe para introduzir programas de direção ecológica para aumentar a conscientização e fornecer treinamento?

A mobilidade alternativa, como bicicletas, o compartilhamento de carros ou um orçamento de mobilidade, deve ser incluída na política de mobilidade? E você tem o apoio do RH para defender uma mudança de mentalidade e comportamento?

05 - Elabore sua estratégia

Ao formular uma estratégia precisa para a situação individual de sua empresa, você pode se inspirar em cenários alternativos com base na maturidade e nas metas globais. Experimente modelos de estratégias conservadores, moderados e progressivos, para ver quais resultados eles oferecem. Fale com os departamentos de RH, Compras e Finanças sobre suas expectativas e se elas estão alinhadas com seus objetivos. Acima de tudo, identifique os principais indicadores-chave de desempenho (KPIs) para que  seu progresso a partir da linha de base que você identificou anteriormente possa ser medido. Claro, seus cronogramas podem variar, mas a estratégia é essencial em qualquer período de tempo.

06 - Inclua seus motoristas

Você precisa de seus motoristas a bordo para que sua estratégia funcione. Isso envolverá um grau saudável de comunicação sobre as mudanças que virão, respondendo a quaisquer dúvidas e dissipando quaisquer medos. E mais importante ainda, você precisará educar e envolver seus condutores no processo. Sessões de treinamento e test drives com veículos elétricos são essenciais para facilitar a transição. É essencial tornar seus condutores mais cientes de alguns dos benefícios da direção de veículos elétricos para incentivá-los - enquadrando os carros como uma oportunidade de dirigir veículos mais  divertidos de se conduzir, bem como melhorar seus níveis de estresse. Tudo isso ajudará a gerar uma mentalidade mais positiva.

07 - Monitore o progresso

A etapa final nesta jornada de 7 etapas envolve monitorar regularmente seu progresso por meio de indicadores-chave de desempenho [KPIs]. Isso envolverá revisitar sua estratégia para garantir que ela permaneça relevante, fornecendo os resultados desejados e ajustando conforme necessário (pelo menos anualmente). Lembre-se de que estamos construindo novas estratégias em um momento em que o próprio mercado está evoluindo rapidamente. O que é verdade em 2021 não o será necessariamente em 2022, mas ainda precisamos fazer o melhor uso possível das informações de que dispomos.

Fonte: ALD International