Blog Mobilidade

09ago
2022

Veículos elétricos: a resposta para a crise de renovação de frota

Veículos elétricos: a resposta para a crise de renovação de frota

É curioso imaginar que veículos elétricos exigem muito mais chips semicondutores do que carros a combustão interna e mesmo assim são menos afetados nos prazos de entrega.

Afinal, quais são os modelos elétricos? E por que está acontecendo essa disparidade? Por que o gestor de frota deve olhar com muito mais carinho para os veículos elétricos?

São perguntas interessantes para quem trabalha com gestão de frota e que serão delineadas neste conteúdo. Preparado para mais uma viagem de conhecimento e informação? Vamos!

Como está o cenário de crise no Brasil e no Mundo?

Segundo um estudo da ABNEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), 70% das empresas pesquisadas estão enfrentando problemas e dificuldades na aquisição de produtos por conta da crise dos semicondutores.

Já a Agência de Classificação de Riscos Gitch Ratings também aponta em relatório, as dificuldades na produção automotiva e constata um crescimento significativo de demanda por veículos elétricos.

Como estão acontecendo os atrasos em relação às motorizações?

O atraso médio entre o pedido de um veículo corporativo e sua entrega varia de 9 meses a um ano. Muitos fatores desempenham um papel na determinação do atraso na entrega como marca, modelo, nível de acabamento e até mesmo o país em que você está, ocasionando grandes diferenças.

Como exemplo, no final de dezembro de 2021, a situação em toda a Europa apresentou certa melhora, no entanto, as tendências gerais de tempo de espera entre o pedido e a entrega não apontam resultados significativos, girando sempre em torno de:

  • 190 dias para Diesel;
  • 170 dias para PHEVs (híbrido plug-in);
  • 160 dias para Gasolina;
  • 78 dias para BEVs (veículos de bateria elétrica).

O tempo de entrega para veículos elétricos é notavelmente mais curto. No entanto, a quantidade de semicondutores necessária para veículos elétricos é muito maior do que para veículos à combustão. Sendo assim, você esperaria que os veículos elétricos tivessem atrasos de entrega muito maiores do que os veículos à combustão.

Então o que está acontecendo? A resposta: na Europa, os fabricantes estão priorizando a produção de veículos elétricos — até em detrimento dos híbridos plug-in, que têm um atraso de entrega comparável ao dos à combustão. Isso ocorre porque a entrega de uma quantidade suficiente de veículos elétricos ajudará os fabricantes a evitarem o pagamento de multas caras por vender muitos veículos que emitam CO2 na União Européia, de acordo com os regulamentos criados.

Isso também explica porquê os fabricantes não estão ofertando aos híbridos plug-in a mesma prioridade que os veículos elétricos. Não explica porquê eles também estão priorizando a produção de veículos utilitários elétricos, mas o motivo aqui é bastante simples: as vans elétricas têm alta demanda e podem ser vendidas com uma margem de lucro maior.

Como os gestores de frota devem agir nesse contexto?

Em termos de TCO (Custo Total de Propriedade), a eletricidade impacta positivamente o valor dos custos de abastecimento da frota à longo prazo, pois o custo de abastecer eletricamente um veículo representa uma economia significativa entre 50% e 70% em comparação com os combustíveis fósseis tradicionais. Aqui no Brasil, percebemos alterações no valor frequentemente. Além disso, no momento, no nosso país não há cobrança para uso dos carregadores públicos*.

À medida que a condução elétrica se torna cada vez mais popular, com muitas opções para carregar em casa e no trabalho, assim como o carregamento público, se torna mais viável a realidade da frota elétrica.

Consequentemente, os prazos de entrega muito mais curtos para os veículos elétricos se tornam um argumento adicional para se tornar totalmente elétrico. E, de fato, nós da ALD vimos recentemente um aumento acentuado na demanda de nossos clientes por informações e suporte na eletrificação de suas frotas.

Isso significa que os veículos elétricos são a resposta aos problemas de entrega de veículos de todos as frotas?

Não. Prazos de entrega mais curtos são um argumento adicional para os veículos elétricos, mas não são a resposta perfeita para todas as circunstâncias da frota. A ALD adota uma abordagem pragmática e nosso conselho é: a mesma resposta não serve para todos.

É por isso que nos sentamos com nossos clientes e examinamos as várias condições que precisam ser atendidas para que a eletrificação funcione. Com base em vários fatores como disponibilidade e preço dos modelos de veículo elétrico, disponibilidade de infraestrutura de carregamento etc, atribuindo uma pontuação de maturidade aos vários mercados e analisando os diferentes perfis de motoristas presentes na empresa.

O resultado final de nossa pesquisa é uma imagem detalhada do TCO para cada solução que está sendo considerada. Em muitos casos, isso mostrará se os veículos elétricos são a melhor opção para uma ampla variedade de cenários. Em outros casos, pode não ser assim.

Por que a mudança imediata é o caminho?

Estamos em uma fase em que a indústria automotiva e o ecossistema de mobilidade estão em constante mudança. Este é um bom momento para repensar sua estratégia de mobilidade. Em momentos como esses, é mais fácil justificar a mudança em sua organização e iniciar o gerenciamento de mudanças.

Por isso, aproveite a oportunidade para encontrar a melhor forma de otimizar tanto o abastecimento como o custo dos seus veículos. E aproveite a oportunidade que os veículos elétricos e híbridos plug-in apresentam. Agora pode ser a hora certa de eletrificar sua frota. E a ALD é o parceiro certo para te ajudar nisso.

Por que a ALD Eletric é a sua maior parceira nesse cenário?

Um dos maiores mindsets que um gestor pode ter é transformar o amanhã a partir do hoje. E sabendo que o futuro da mobilidade é elétrico, a iniciativa está traçada. A ALD Eletric é a solução especialista em frotas leves elétricas fornecendo;

  • consultoria especializada;
  • oferta completa em um único lugar;
  • experiência mundial;
  • integração entre dados e serviços; dentre outros benefícios.

A eletrificação de sua frota é um caminho de sucesso e inteligente para otimizar serviços, custos e trazer soluções para vários cenários. Neste conteúdo, você entendeu a importância dos veículos elétricos neste cenário de crise dos semicondutores e porque deve agir imediatamente.

Estamos prontos para fornecer a melhor frota leve de veículos elétricos do mercado. Entre em contato agora!

*Conteúdo publicado em 10 de agosto de 2022.

Artigo traduzido e adaptado: Why EVs may be the answer to your fleet’s vehicle supply crisis (aldautomotive.com)