Blog Mobilidade

23set
2021

Frota de carros elétricos: sua empresa está pronta?

Frota de carros elétricos: sua empresa está pronta?

Reduzir a emissão de carbono é um tema em foco para muitas empresas. No entanto, fazer a mudança para uma frota elétrica, com energia mais sustentável, é mais do que apenas substituir os carros com motor de combustão interna por elétricos.

Antes de embarcar na jornada elétrica, existem algumas questões importantes a serem consideradas. A mobilidade elétrica pode ser a solução certa para alguns, mas provavelmente não para todos. Além disso, a eletrificação assume diferentes formas e é um projeto que não deve ser implementado sem preparo e estudo prévio.

Gestor de frota, queremos colocá-lo no caminho certo! Listamos abaixo os principais tópicos para você ficar atento na sua transição para o elétrico:
 

1 – Entenda o perfil de seus condutores

Com os carros de sua frota corporativa, não irá éxistir entre seus condutores dois motoristas que façam uso do veículo de forma idêntica. Alguns apenas se deslocam para distâncias próximas e têm padrões muito regulares, já outros precisam se deslocar mais longe e de forma irregular.

Seu parceiro de gestão de frota ou terceirização poderá ajudá-lo a criar um questionário aos condutores para juntos ser alcançado uma melhor compreensão de como os veículos são usados ​​em sua frota.

2 – Fique atento ao TCO

Veículos elétricos são mais caros para comprar do que carros convencionais, mas são mais baratos para operar à longo prazo, pois carregar um VE é mais barato do que reabastecer um carro a gasolina. É necessário identificar neste ponto o investimento e os seus benefícios com o tempo.

3 – Identifique os pontos de carregamento

Os eletropontos no Brasil estão em desenvolvimento, contamos hoje com mais de 500 postos (Set/2021) e isso significa que talvez alguns condutores da sua frota possam não contar com um carregador para atendê-los e por isso, algumas empresas estão considerando instalar carregadores em seus espaços. A vantagem é que essa estrutura pode ajudar na experiência do condutor em não ter que esperar horas para seu carro ser carregado, deixando-o carregando enquanto trabalha.

De qualquer forma, se a sua empresa optar ou não pela instalação do carregador no seu espaço, em todo projeto de eletromobilidade, é necessário o mapeamento dos pontos de carregamento para garantir que os condutores que possuem VE tenham uma experiência positiva ao carregar os seus veículos dentro e fora do escritório.

4 – Verifique a disponibilidade dos carros

Alguns modelos de carros elétricos enfrentam longos prazos de entrega, e sabemos que com a atual situação dos fabricantes de veículos, esse pode ser um desafio ao se implantar uma frota mais sustentável. Por isso, sempre é melhor consultar o fabricante com antecedência ou o seu parceiro de gestão de frotas para evitar surpresas desagradáveis.

Não se esqueça de falar com seu parceiro de gestão de frota, pois ele deve ter um forte relacionamento com os fabricantes e às vezes pode obter VEs com mais facilidade do que um cliente de frota individual.

6 – Teste os veículos com seus condutores

Um passo importante para acabar com a resistência dos seus condutores ao veículo elétrico é fazer com que eles experimentem o veículo. Dizem que, assim como acontece com a mudança para uma caixa de câmbio automática, uma vez que você passa para a eletricidade, não há como voltar atrás.

O seu parceiro de leasing pode ajudar a fornecer esses veículos para se ter uma ideia inicial da direção elétrica.

Você está interessado em entrar na eletricidade, mas não sabe como começar? Deseja suporte para fazer seu projeto de eletromobilidade funcionar? Fique à vontade para nos contatar, queremos estar ao seu lado nesse momento!

Leia também “Frota Elétrica no Brasil: vantagens, impactos no TCO e como se planejar”
 

Fonte e referência:

https://www.aldautomotive.com/about-ald-automotive/news/mobility-blog/article/so-you-think-you-want-to-go-electric