Blog Mobilidade

17nov
2021

Frota elétrica: como carregar, tipos de carros elétricos e conectores

Frota elétrica: como carregar, tipos de carros elétricos e conectores

Em 1884 surgiu um dos primeiros veículos elétricos da história, idealizado pelo engenheiro britânico Thomas Parker, que usava o VE em seu trajeto  para o trabalho diariamente. A história data que desde o início de 1880 a invenção foi lançada e criando novas formas. Mais de 200 anos se passaram, e hoje a proposta do veículo elétrico continua mais viva do que nunca e ganhando força nas estradas mundo afora.

Gestor de frota, sabemos que um dos maiores desafios para se fazer uma transição para o veículo elétrico, é entender quais são os tipos de carros e como funciona o carregamento, e para esclarecer mais sobre o assunto, conversamos com o especialista no tema Caio Tavares da Electric Mobility Brasil. Confira a seguir o que você precisa saber!
 

Tipos de Carros Elétricos

No segmento de eletromobilidade existem três tipos de veiculos com motor elétrico. O elétrico puro, o híbrido e o híbrido plug-in. Vamos primeiro desmistificar para você as principais diferenças:

Elétrico (BEV ou EV – Battery Electric Vehicle)

Possuem propulsão exclusivamente elétrica e usam a eletricidade armazenada na bateria para alimentar o motor elétrico. A bateria é recarregada utilizando os freios regenerativos e a energia proveniente da rede elétrica via plugue por um carregador de carro elétrico (Wall box). Ex: Renault Zoe, GM Bolt, BMW I3.

Híbrido (HEV – Hybrid Electric Vehicle)

Contam com dois sistemas de propulsão complementares (combustão + elétrico). Não são carregados na rede elétrica. A bateria carrega apenas por meio dos freios regenerativs e do motor a combustão. Ex: Corolla Altis Hybrid, Toyota Prius e Ford Fusion Hybrid.

Híbrido Plug-In (Plug-in Hybrid Electric Vehicle)

Os veículos híbridos plug-in combinam o motor a combustão interna com um motor elétrico para oferecer performance de condução aprimorada com mais economia de combustível. Podem ser recarregados na rede elétrica e, possuem baterias com autonomia média de 50Km. A conversão do motor elétrico para o motor a combustão é feita de forma automática. Ex: BMW X3.

Para entender como carregar você terá que entender sobre os diferentes conectores e os tipos de  eletropostos, confira a seguir.
 

MicrosoftTeams-image...


Como carregar: eletroposto público e privado

A recarga dos veículos ainda pode ser um obstáculo na hora da adoção de modelos elétricos para a frota em nosso país, porém, o Caio da Electric Mobility Brasil frisa que esse mercado está em expansão, “a Europa já  possui milhares de pontos de carregamento público. Em breve teremos mais viabilização dos carregadores em solo brasileiro, é uma tendência ascendente.”

Existem duas maneiras de carregamento:

 Eletropostos públicos: Pontos compartilhados de carga pública. Em alguns deles não existe custo para fazer a recarga. Em um supermercado, por exemplo, você poderá ser capaz de deixar o seu VE carregando gratuitamente enquanto faz suas compras. Normalmente dentro dos centros urbanos podemos encontrar esses eletropostos de recarga normal.

Mas os eletropostos públicos mais importantes são os "rápidos". Seriam os eletropostos localizados nas rodovias que possuem carga rápida ou ultra rápida, que permitem tempo de recarga entre 30 minutos e 1 hora e permitem as deslocações de grandes distâncias.

Eletropostos privados: São os pontos residênciais (dentro de casas e condomínios) e os empresáriais (dentro do espaço da instituição.)

[Dica do Especialista Electric Mobility Brasil]

Na utilização de eletropontos públicos, os seus condutores poderão contar com o aplicativo PlugShare (Android e iOS) para encontrar o posto mais próximo de sua região.
 

Tipos de Conectores (Plugs) para recarga AC e DC

Entre os tipos de plugues, temos:

Carga Normal / Corrente Alternada (AC)

  • Tipo 1 = padrão oriental
  • Tipo 2 =  padrão europeu
  • GBT = padrão chinês

Carga Rápida / Corrente Contínua (DC)

  • Chademo = padrão oriental
  • CCS2 =  padrão europeu
  • GBT = padrão chinês

No Brasil a tendência é adotar o Plug TIPO 2 para carga Normal (AC) e o Plug CCS para carga Rápida (DC).

Estes são os plugs comuns nos eletropostos públicos e utilizados por quase todos os veículos eletricos vendidos no Brasil.


A conexão AC oferece um carregamento mais lento, enquanto o DC um carregamento mais rápido .


Em residências particulares, normalmente o carregamento ocorre com uma corrente alternada. Nestes casos podem ser utilizados carregadores, modelos wall box, com potência de até 7,4Kva bifásico e até 22Kva trifásico 380V se existir esse tipo de rede disponível. Logo, para os condutores que farão o carregamento em sua residência, devem se atentar a demanda disponível para alimentar a rede de carregadores. No entanto, já existem carregadores inteligentes que fazem esse gerenciamento

O tempo de carga de um veículo varia de 4 a 10 horas e vai depender do modelo (e capacidade da bateria) e da potência máxima que o veículo aceita no PLUG AC de carga Normal.

O carregamento rápido ou ultra rápido (em estações públicas) ocorre diretamente em corrente contínua. E permite que um veículo seja carregado de 30 min a 1:30h dependendo do modelo (e capacidade da bateria) e da potência máxima aceita no PLUG DC.

A Electric Mobility Brasil, tem inclusive carregadores que carregam até 3x veículos ao mesmo tempo, além de inúmeros eletropostos do modelo QC45, que disponibiliza 50Kw (DC) e 43Kva (AC).
 

MicrosoftTeams-image...
 

Os carros híbridos plug-in são carregados apenas de forma lenta. Como as baterias nos híbridos plug-in têm de 4 a 8 vezes menos capacidade da bateria de  um carro elétrico,

Desta forma, essas baterias podem ser totalmente carregadas mais rapidamente mesmo que seja em carga normal. Além disso, veículos plug-in não requerem o carregamento rápido , pois você pode continuar sua jornada com uma bateria vazia, mesmo sem uma fonte de energia externa, utilizando toda autonomia do motor a combustão,


[Dica do Especialista Electric Mobility Brasil]

Na implementção de sua frota elétrica, a empresa deve se atentar ao tipo do plugue adotado no veículo. Planejar o tempo de carga disponível, avaliando a autonomia rodada por dia. Com estas informações é possível avaliar se apenas um modelo wallbox (AC) já atende sua logística, ou se será necessário um carregador rápido (DC).
 

Tempos de carregamento e autonomia

Os tempos de carregamento podem variar consideravelmente, dependendo do tamanho da bateria instalada no veículo, potência de carga permitida pelo modelo e da potência do carregador utilizado.

Um veículo elétrico com uma bateria de 60 kWh e com autonomia de cerca de 378 km pode ser facilmente carregado com aproximadamente 80% de sua capacidade em uma estação de carga rápida com 50 kW em uma hora. Porém, se apenas um carregador emergencial estiver disponível, um veículo com esta autonomia não pode ser totalmente carregado durante a noite. O ideal seria a utilização de um carregador Wallbox, que possui potência de 3,7Kva até 22Kva, dependendo da estrutura elétrica da residência e permite recargas de 4 a 10 horas.

Isto significa que tanto a autonomia quanto a velocidade de carga são decisivas. É aconselhável verificar as potências de carga, cotadas em quilowatts (kW), de perto, dependendo do uso pretendido para uma comparação. Em muitos casos, vale a pena investir em um carregador wall box, sugerido por muitos fabricantes de veículos ou uma opção de carga mais rápida DC, em comparação com os carregadores portáteis (emergenciais), que acompanham os veículos.

Esse estudo deve ser realizada com detalhamento junto com sua parceira em gestão de frota. Precisa de ajuda? entre em contato conosco. Precisa de ajuda? entre em contato conosco!

MicrosoftTeams-image...

Dúvidas frequentes

Como saber se devo fazer a transição para o elétrico? E quais condutores farão uso?

Para Caio da Electric Mobility Brasil, a decisão pela transição implica em múltiplos fatores, entre eles a estratégia da empresa, marketing, seu engajamento com o tema sustentabilidade e por fim a viabilidade.

Esses carros serão como mídias que irão divulgar a mensagem de sustentabilidade da sua marca, entender o percurso dos seus condutores irá te ajudar a determinar quem fará mais sentido utilizar o VE.
 

Eu preciso manter meu veículo totalmente carregado e como posso carregá-lo?

As baterias nos veículos elétricos não precisam estar totalmente carregadas nem totalmente descarregadas. O carregamento pode ser interrompido e continuado a qualquer momento. Os fabricantes de automóveis têm garantias das baterias de 5 a 8 anos o que dão tranquilidade para quem adquire um veículo elétrico.


Fontes e referências:

Electric Mobility Brasil 

Ebook Electromobility – ALD Austria