Blog Mobilidade

13jan
2022

O futuro é elétrico

O futuro é elétrico

Carros elétricos já estão entre nós. Eles já passeiam pelas ruas de algumas de nossas cidades. Temos consciência de que há muito pela frente a ser construído, mas vários dados já nos mostram o quanto estamos avançando com a eletrificação em nosso País.
 

  • Existem mais de 60 mil veículos eletrificados rodando no Brasil em 2021.
  • Atualmente o País tem mais de 700 eletropostos (semi e totalmente públicos).

Há, inclusive, alguns benefícios para os chamados early adopters, ou seja, aqueles usuários que estão a frente da maioria dos consumidores e topam testar ou ter os produtos antes que estes cheguem a hype.

Donos de carros híbridos e elétricos já têm direito à isenção total do IPVA em oito Estados brasileiros. São eles: Ceará, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Hoje em dia, em São Paulo, carros elétricos estão livres de aderir ao rodízio de placas.

Há uma série de boas razões para optar pela eletromobilidade: além da consciência ambiental (elétricos não emitem dióxido de carbono como veículos regulares), a flutuação dos preços dos combustíveis desempenha um papel importante na decisão do gestor de frota.

Além da consciência ambiental, a flutuação dos preços dos combustíveis desempenha um papel importante na decisão do gestor de frota.

Impactos no TCO Em termos de Custo Total de Propriedade (TCO), a eletricidade impacta positivamente o valor dos custos de abastecimento da frota a longo prazo, pois os gastos de abastecer eletricamente um veículo representa uma economia significativa entre 50% e 70% em comparação com os combustíveis fósseis tradicionais. E ainda, hoje no Brasil não há cobrança da carga elétrica que chega até o carro quando a utilização ocorre em um eletroposto público.

Os custos de serviço também se comparam de maneira extremamente favorável. A manutenção reduzida exigida por veículos elétricos pode estender significativamente o ciclo de vida de cada modelo da frota.

Existe também a facilidade dos condutores carregarem seus veículos em suas próprias casas. Essa experiência economiza o tempo que potencialmente perdemos quando abastecemos nossos carro e pagamos pelo serviço.

 


Transição da frota

Reduzir a emissão de carbono é um tema em foco para muitas empresas. No entanto, fazer a mudança para uma frota elétrica, com energia mais sustentável, é mais que apenas substituir os carros com motor de combustão interna por elétricos.

Várias reflexões precisam ser feitas e analisadas antes de se fazer a transição. Tudo depende do propósito de seus veículos, para onde precisam ir, quem são os condutores e como eles usam os carros. É necessário considerar que as principais barreiras para a mudança da frota convencional para elétrica atualmente são:

  • Oferta de modelos (veículos);
  • Custo de aquisição do veículo;
  • Infraestrutura de carregamento.

A oferta de carregadores elétricos cresce, mais ainda é um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável dessa linha de negócios no Brasil

A oferta de carregadores elétricos está crescendo, porém ainda é um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável dessa importante linha de negócios no Brasil. As estações de carregamento atualmente estão concentradas nos grandes centros, o que exige de muitas empresas criar sua própria estação no local de trabalho ou implantar na casa de seus colaboradores o carregador.

A política de sua frota é outro elemento vital – exige reflexão prévia sobre como as mudanças afetarão sua empresa. Se você oferecer aos seus motoristas um cartão de combustível, por exemplo, como vai reembolsá-los quando se trata de eletricidade?

Vale lembrar também que a educação interna dos seus condutores é crítica para o sucesso — seus motoristas potencialmente nunca dirigiram um elétrico.

 

Futuro mais sustentável

De acordo com a Corporate Knights, dentre as 100 companhias mais sustentáveis do mundo estão algumas empresas brasileiras. Em um País de dimensões continentais, isso é de grande relevância, pois mostra que o cuidado com o meio ambiente é benéfico a todos.

Quando uma empresa demonstra esse zelo, isso ajuda a conquistar clientes, visto que é uma das características procuradas pelos consumidores, além da qualidade e preço justo dos produtos e serviços.

Um estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra que, até 2035, os veículos eletrificados poderão representar até 62% da frota de carros do Brasil.

Seja qual for a sua configuração de frota, é preciso entender qual a melhor estratégia para começar o switch on, ou seja, o momento de trocar os veículos de motor a combustão para veículos elétricos.

Roberta Ferreira
Gerente de Produtos e Inovação da ALD Automotive Brasil



Matéria publicada na revista AIAFA News 21 - Dezembro de 2021
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