Blog Mobilidade

13out
2021

5 dicas para reduzir custos na gestão de frotas

5 dicas para reduzir custos na gestão de frotas

Se você deseja aprimorar o negócio da sua empresa, é necessário investir em estratégias que permitam a redução de custos. É importante que isso seja feito sem prejudicar o funcionamento da companhia, pois, nesses casos, o efeito seria contrário ao desejado.

Nem sempre é fácil encontrar uma solução nesse sentido. Contudo, um dos setores que geralmente pode ser otimizado é o de logística e transporte, em especial com relação a frotas de carros. Confira agora dicas preciosas para a economia e melhor saúde financeira da sua empresa.
 

Qual a importância de reduzir custos na gestão da frota?

Antes de mais nada, é importante compreender a importância de reduzir custos na gestão da frota de maneira realmente “eficiente” a partir das dicas a seguir. Quando falamos nisso, estamos tratando de estratégias e ações a serem tomadas para otimizar o sistema. O intuito, nesse caso, é diminuir os gastos, mas sem que o serviço perca a qualidade. A grande questão é “como economizar e ao mesmo tempo melhorar a gestão da frota?”

Conheça primeiro os benefícios dessa otimização:

  • economia de gastos, em especial com combustível e manutenção;
  • aumento da produtividade, pois os investimentos imobilizados na compra do ativo são direcionados para produção;
  • controle eficiente do tempo dos condutores;
  • melhoria na qualidade do atendimento aos seus condutores;
  • melhor satisfação e resultado dos colaboradores;
  • crescimento dos lucros e maior fidelização.

Como fazer a redução dos gastos de gestão da frota?

1. Escolha o veículo adequado

A escolha de veículos não tão adequados ao perfil dos condutores é um dos maiores fatores para elevação de gastos na frota. Isso pode acontecer por conta do tipo de carro, modelo, ano, combustível, etc.

É importante, nesse sentido, que a frota seja formada por veículos cujos modelos sejam de fácil manutenção. Com o tempo de uso, é comum que os carros sofram desgastes e precisem de certos reparos. Se as peças forem difíceis de encontrar, toda a logística pode ser prejudicada porque os veículos ficaram parados na fila da manutenção.

Por isso, quando for analisar a aquisição de carros para a frota, é necessário pensar nas necessidades futuras, em especial o custo de manutenção, disponibilidade de peças e o consumo de combustível. É recomendável procurar saber como está o mercado e quais modelos são mais vantajosos.
 


2. Faça revisões periódicas

As revisões dos carros precisam ser feitas periodicamente para monitorar a saúde dos veículos e garantir a sua segurança. Alguns modelos apresentam sensores que indicam sinais de alerta precoces, evitando falhas de peças, problemas mecânicos e redução da eficiência do combustível. Esses são mecanismos bastante úteis.

Contudo, não basta simplesmente confiar na tecnologia. É importante compreender que fazer revisões com frequência é um investimento, pois permite antecipar problemas e assim evitar possíveis gastos no futuro. Nesse sentido, uma estratégia inteligente é ter um plano de manutenção preventiva, que seja executado periodicamente, revisando principalmente:

  • motor;
  • freios;
  • transmissão;
  • sistema elétrico;
  • pneus;
  • radiador*;
  • correia dentada*;
  • velas*;
  • filtros.

*Carros elétricos não possuem tais itens.

3. Promova uma cultura da segurança e treine condutores

Não basta manter os veículos em bom estado se a condução deles não for cuidadosa. Por isso, é importante investir em treinamento de equipe, formando lideranças e desenvolvendo a compreensão de que a direção segura é fundamental para garantir o bem-estar de toda a equipe de motoristas. Além de reforçar uma imagem positiva da empresa, promover a cultura da segurança garante a longevidade dos carros e fomenta o espírito de grupo.



4. Monitore a jornada

Para perceber se a cultura de segurança está sendo praticada e notar o que pode ser aprimorado, é necessário ter atenção à jornada dos motoristas. Você provavelmente conhece casos de condutores que começam a jornada muito cedo e a terminam muito tarde. Isso não é adequado, pois além de trazer riscos para a condução, pode acarretar prejuízos para a empresa tanto em termos jurídicos, quanto em eficiência de prestação de serviço.

Para evitar essas situações incômodas, vale a pena planejar rotas com antecedência, aproveitando o tempo da melhor maneira possível e diminuindo a necessidade de horas extras. Além disso, é importante que esse plano leve em consideração a condição das estradas, afinal de contas, percursos curtos, mas com péssimas condições, podem trazer mais prejuízos do que vantagens.


5. Invista em Sales e Leaseback

Você já deve ter notado que reduzir os custos na gestão da frota não é tão simples. Os cuidados e investimentos são diversos, em especial com relação à manutenção. Diante de um cenário de crise econômica, com escassez global de peças e componentes, além de uma queda de 31,6% na produção de veículos novos, contar com uma empresa parceira que ficará responsável pela frota pode ser uma excelente saída para minimizar gastos.

Uma dessas opções é o modelo Sales e Leaseback. Esse serviço consiste na venda dos veículos de sua frota e na locação desses mesmos veículos através do mesmo locador. Dentre as vantagens desse investimento, é possível destacar:

  • liquidez imediata;
  • melhoria no balanço da empresa;
  • processo de transição dinâmico;
  • transferências de riscos financeiros (revenda, etc.);
  • previsibilidade de custos;
  • relatório de gestão e consultoria.

Dessa forma, o Sales e Leaseback é uma maneira inteligente de economizar, otimizar o serviço e poder desenvolver sua empresa. Transferindo a responsabilidade da frota para uma companhia parceira, você poderá focar as energias de sua empresa naquilo que é a especialidade do seu negócio. Com a ALD, por exemplo, é possível aplicar a terceirização para sua frota total ou parcial. Isso dependerá da estratégia mais adequada para seu contexto. 

Quer saber mais sobre como funciona nosso Sales e Leaseback e como a ALD pode otimizar seu empreendimento? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para sua gestão de frotas!