Blog Mobilidade

17mai
2022

Sustentabilidade e redução de custos? É possível na gestão de frota!

Sustentabilidade e redução de custos? É possível na gestão de frota!

Como todos nós sabemos, são necessárias ações urgentes para cumprir as metas climáticas. Na união europeia, por exemplo, carros e LCVs (veículos utilitários) representam 15% do total de emissões de CO2. Ainda é preciso enfatizar que as frotas corporativas representam até 50% das emissões internas de nossos clientes.

Com mudanças radicais que já afetam a indústria automotiva nos próximos anos, a sustentabilidade está na mente de todos, e a hora de agir é agora. No entanto, as realidades dos negócios determinam que também devemos ficar de olho no TCO e na economia de custos em geral.

Mas como conciliar essas duas forças motrizes? Uma apresentação recente de Amélie de Valroger, Head of Business Intelligence & Consultancy da ALD Automotive, e Frederic Wagner, Manager Fleet Partnerships da Chargepoint, explora as questões e destaca o papel fundamental de suporte e consultoria para ajudar nossos clientes a mapear a jornada. Confira!
 

Por que a eletrificação é o caminho?

A eletrificação é o caminho de sustentabilidade e redução de custos para o presente e para o
futuro automotivo e ela está acontecendo rapidamente: não é mais uma questão de “se”, mas de “quando” e vários fatores estão contribuindo para essa transição ao mesmo tempo como:

▪ pressão de funcionários que querem causar um impacto positivo;
 programas de redução da pegada de carbono projetados para otimizar a sustentabilidade;
▪ novos modelos de veículos elétricos entrando no mercado, enquanto veículos mais antigos estão sendo eliminados;
▪ aumento dos custos de combustível; 
▪ e na Europa, introdução de zonas de baixa emissão e outras pressões regulatórias.

De fato, os últimos anos foram de avanço em termos de vendas de veículos elétricos e as frotas corporativas estão à frente da curva, porque têm carros mais jovens que o mercado geral. Nesse contexto, é útil à medida que começamos a formular estratégias subdividir as emissões da seguinte forma:

• escopo 1: emissões da geração no local e consumo de combustível da frota (emissões diretas);
• escopo 2: emissões de usinas de energia que fornecem eletricidade comprada (emissões indiretas);
• escopo 3: emissões de fontes indiretas, como viagens da empresa e gestão da cadeia de suprimentos (emissões complementares).

Embora o segundo deles esteja além do nosso controle, é claro que as decisões que tomamos e as políticas que implementamos podem afetar o primeiro e o terceiro. Ao fazê-lo, é imperativo que dediquemos atenção tanto ao uso de elétricos quanto à questão da infraestrutura para otimizar custos.
 

Por que é preciso apoio consultivo na transição energética?

Claro, mudar para elétrico é muito mais do que simplesmente comprar novos veículos. A ALD Automotive oferece suporte em várias frentes por meio de uma metodologia de cinco etapas:
 

1. Análise de frota e de oportunidades;
2. Identificação do perfil do condutor ideal para realizar o switch on (transição para o elétrico);
3. Fornecimento de veículos ideais e seleção de soluções de carregamento, entregando inclusive o serviço de instalação;
4. Recomendações e otimização da política de mobilidade;
5. Acompanhamento e operações, incluindo ferramentas de monitoramento e otimização de infraestrutura.
 

Como vencer as barreiras do TCO?

Em meio ao entusiasmo geral pela transição elétrica, os gestores de frota também estão preocupados com o impacto no TCO (Custo Total de Propriedade), e talvez com razão, pois os cálculos são complexos.

Tradicionalmente com veículos à combustão, o principal determinante tem sido o aluguel mensal e gastos com combustível. Com veículos elétricos, no entanto, há vários outros fatores que devem ser levados em consideração para ter uma abordagem completa de TCO como:


▪ custos de energia;
▪ custos de carregamento;
▪ tributação e incentivos fiscais;
▪ benefício adicional para o empregado.


Como otimizar custos de carregamento por meio de tecnologia?

Uma vez instaladas novas frotas, várias ações operacionais e de acompanhamento entram em ação. Além de calcular o custo econômico e buscar as soluções mais eficientes para a transição, o processo também exige que os gestores de frotas olhem para a mudança de comportamento. Entenda como cada tipo de carregamento impacta na gestão de frotas.


Carregamento público

Os gestores de mobilidade precisam, por exemplo, entender como o carregamento pode ser distribuído em residências, locais de trabalho e carregadores públicos todos os quais implicam em diferenciais de custo significativos. No Brasil, o carregamento em vias públicas acontece em muitos casos de forma gratuita, com carregadores distribuídos em pontos como estacionamentos de shoppings e supermercados.


Carregamento doméstico


O carregamento doméstico é, obviamente, um novo conceito para os condutores de veículos elétricos. Ele precisa ser totalmente integrado à experiência de dirigir a casa é o local mais conveniente para carregar para muitos. E, claro, os condutores precisam ser ressarcidos pela energia que consomem no carregamento dos veículos da empresa.


 

Por que a ALD é a sua escolha para conseguir sustentabilidade e redução de custos?
 

Há muito o que levar em consideração quando se trata da transição para veículos elétricos, mas você não está sozinho. Nossas ferramentas, produtos, serviços e sistemas de suporte consultivo são projetados para facilitar o processo e oferecer o máximo de orientação aos gestores de frota. Entre as nossas principais soluções sustentáveis do nosso portfólio,,destacamos:

 

▪ ALD Electric para veículos elétricos;

▪ ALD Microbilidade para novas categorias de veículos;

▪ ALD Mobility Card para pagamento de despesas com mobilidade;

▪ ALD Smart Drive para treinamento de condutores;

▪ ALD Combustível para despesas de abastecimento;

▪ ALD Sharing para compartilhamento de veículos;

 ALD Carbon Free para compensar emissões de CO2.
 

Agora você tem a plena certeza que a sustentabilidade e redução de custos só andam juntas com soluções inteligentes de gestão de frota e foco em veículos elétricos. Este artigo serviu de alerta para que suas ações sejam imediatas e conscientes para alcançar esse alto nível de gestão.

Aproveite a oportunidade e conheça a nossa frota elétrica corporativa e conquiste sustentabilidade e redução de custos de forma fácil e rápida!

 

*Artigo traduzido e adaptado – fonte original: https://www.aldautomotive.com/about-ald-automotive/news/mobility-blog/article/sustainability-and-cost-savings-yes-its-possible