Blog Mobilidade

02jul
2021

TCO de Frota: o que é e como garantir o melhor

TCO de Frota: o que é e como garantir o melhor

Início de mês em vista é sinal de colocar as despesas de casa e familiares em ordem e começar a cuidar das contas mensais. E para todo(a) gestor(a) de frota, é possível se enxergar no papel de pai ou mãe de sua família de condutores. Assim como na sua casa, as contas da sua frota corporativa necessitam de atenção extra, e a seguir vamos te mostrar como otimizar sua expertise para lidar com elas!

Um indicador-chave de decisão para a gestão adequada da frota de veículos de sua empresa é a identificação do peso de cada custo que compõe o TCO de seus veículos para seleção das alavancas de ação a serem colocadas em prática. Mas afinal, do que se trata TCO?

 

O que é TCO na prática


TCO é a análise do Custo Total de Propriedade (Total Cost of Ownership), a força motriz por trás da identificação dos ganhos rápidos e dos principais elementos de custo de qualquer frota. 

E como acontece essa análise? Só para você ter ideia, os especialistas em TCO da ALD desenvolveram uma biblioteca de alavancagem que abrange mais de 200 elementos que impactam direta ou indiretamente os custos de TCO da frota de uma empresa. 

TCO não é sobre aluguel mensal. É foco no controle de custos e transparência.

Analisar tudo isso é importante porque a maximização da economia de custos em uma frota começa com uma abordagem de Custo Total de Propriedade que vai além de uma previsão de manutenção mensal teórica inicial ou do aluguel mensal.

Vamos descobrir a seguir como garantir o melhor TCO para sua frota e como a análise deve ser feita.

 

O que saber para assumir o controle da frota

Apesar do que muitos acreditam, o preço de compra de um veículo não é o único critério a ser considerado ao determinar quanto custará para sua frota rodar, uma análise de TCO  bem feita também leva em consideração o seguintes pontos:

  • Custos diretos: custo de locação incluindo impostos, combustível, seguro, manutenção, etc.
  • Custos indiretos: gestão, retorno do investimento, etc.
  • Custo ecológico: nível de emissão de CO2 produzido por sua frota.


Os 3 caminhos de ouro para otimização do TCO

Não há como negar que o TCO ou custo total de propriedade do veículo é o indicador mais utilizado pelo gestor de frota para estabelecer escolhas racionais. Hoje, o TCO cobre um escopo cada vez mais amplo para se estender ao TCM (Total Cost of Mobility) ou custo total da mobilidade. 

GERENCIANDO CUSTOS DE FROTA: TCM X TCO

TCO do veículo (75%), TCO do motorista (20%) e TCO da frota (5%) são os três componentes principais do TCM. Confira a seguir as como otimizar:

O TCO do veículo
A “energia” que move seu veículo - uma alavanca poderosa.

O gestor de frota deve primeiro estudar e analisar o hábito de uso dos seus condutores para escolher a energia mais adequada, se o veículo deve ser movido a gasolina ou energia elétrica.

Por exemplo, levando em consideração apenas os custos, para um condutor que percorre menos de 20.000 km por ano, deve ser ofertado um veículo de motor movido à combustão.

O TCO do motorista
Informe ao condutor os gastos que devem ser evitados na hora de devolver o veículo.

Os custos de reparo são custos adicionais que afetam diretamente o TCO. Frequentemente, esses custos de reparos são evitáveis. Assim como pneus mal conservados, a perda das chaves e o mau estado do párabrisa representam uma porcentagem alta dos custos de reparo.

Assim, uma forte conscientização deve ser feita internamente com os condutores para que eles cuidem do seu veículo.

Direção defensiva: otimização com efeito "bola de neve"

Treinamentos de direção defensiva evitam muitos casos de sinistros e, portanto, devem sempre ser levados em consideração. Eles também melhoram o comportamento de direção ecológica dos motoristas, reduzindo assim custos da sua frota corporativa.

O TCO da frota
Negocie com sua seguradora a redução dos valores dos seguros

Uma importante alavanca de otimização pode ser trabalhada com as seguradoras, ao privilegiar franquias altas para obter seguros mais baixos e o TCM é significativamente otimizado. As franquias são reduzidas graças à direção responsável por motoristas treinados.

Escolha bem e revise regularmente a sua Política de Frotas

O mais importante é reavaliar suas escolhas de marcas e modelos a cada ano, a fim de melhor adaptar e fazer alterações na sua política de frotas.

Diagnóstico detalhado é sua chave para economia

Com nossa família de condutores e seus veículos, cada detalhe que leva em conta a gestão da frota deve ser levado em conta. O que você deve buscar e priorizar na hora de diagnósticar sua frota:

  • Uma estimativa de TCO personalizada e transparente para orientá-lo na escolha dos veículos.
  • Alavancas e ações imediatas para ajudá-lo a otimizar o custo total de sua frota (escolher os veículos certos, promover uma direção ecologicamente responsável, etc.).
  • Acesso rápido e fácil ao seu TCO através de plataforma digital (Na ALD, por exemplo, possuimos o Portal do Gestor de Frota)
  • Um painel para monitorar seus custos, detectar e corrigir eventuais desvios de seu orçamento.
  • Se quiser começar esse processo gratuito com um dos consultores da ALD, clique no botão abaixo e comece a trilhar um novo caminho de otimização de TCO na sua gestão.


Referência

https://www.aldautomotive.lu/gestion-parc-automobile/gestion-cout-leasing
https://www.aldautomotive.fr/decouvrez-ald-automotive/nous-suivre/ArticleID/2151
https://www.aldautomotive.fr/gestion-de-parcs-automobiles/outils/ald-tco-management