Blog Mobilidade

01fev
2022

Saúde financeira da frota com Sales & Lease Back: 5 passos para liquidez imediata

Saúde financeira da frota com Sales & Lease Back: 5 passos para liquidez imediata

A necessidade que todo gestor tem de otimizar a saúde financeira da frota sem comprometer a qualidade dos serviços para os condutores é sem sombra de dúvidas uma habilidade de ouro a ser conquistada a cada nova decisão da sua administração.

Se você já ouviu falar sobre Sales & Lease Back, seja através de um companheiro de gestão, sua locadora ou por artigo do blog mobilidade (SLB de frota: o que é,
como funciona  e vantagens)
, talvez tenha ficado com dúvidas sobre o seu passo a passo. A seguir, desvendamos o que você precisa saber sobre essa modalidade facilitadora e companheira da saúde financeira da sua empresa.
 

Os 5 passos para liquidez imediata

Em tempos difíceis, pode ser necessário encarar as coisas de maneira um pouco diferente. Isso é particularmente relevante quando uma abordagem nova pode ajudar a liberar dinheiro para reinvestir em seu negócio e iluminar seu balanço patrimonial.

Com o Sales e Leaseback de frota (venda dos veículos e aluguel em retorno) na ALD, o trabalho é realizado de uma forma onde o passo a passo é mais rápido e simplificado do que você possa imaginar, veja:
 

1) Decisão interna

Existem várias razões que podem tornar mais vantajoso para sua empresa optar pelo Sales & Lease Back de frota, desde a oportunidade de obter liquidez imediata, quanto ter a possibilidade de centralizar mais o tempo dos seus funcionários para o seu negócio, e não em burocracias de frota.

Uma vez que o tópico foi discutido dentro de sua empresa, é a hora de ter sua primeira conversa com um consultor para avaliar a situação.

[Você sabia?] Optar por terceirizar sua frota pode trazer economias de 15% a 20% ao ano para sua companhia. 
 

2) Avaliação da frota

Após a primeira conversa com um especialista, é hora da sua frota ser avaliada. Documentos e dados são solicitados, assim como as placas dos veículos e suas localizações de circulação.

É importante também saber que na ALD a migração da sua frota pode ser parcial ou total, não é obrigatório que todos os seus veículos sejam transferidos.
 

3) Processo de venda

Com uma resposta positiva da avaliação de compra e com a definição dos custos de aquisição serem preparados pela gestora de frota, é hora de receber a proposta e entrar em negociação.

O preço da locação para você aqui na ALD leva em consideração 2 possíveis fatores: financeiro, serviços contratados da gestão. O processo de compra quando autorizado, pode acontecer de forma muito rápida.


4) Jornada de transição

Acordos definidos, assinaturas realizadas, mais segurança e estabilidade financeira para sua empresa é garantida. A seguir, damos a largada para a transferência de documentação, entre outros detalhes.

[Veículo financiado pode ser objeto de Sales & Lease Back?]  É possível, uma análise prévia será necessária para um feedback da compra do veículo.
 

5) Gestão e terceirização em ação

É nesse ponto que os seus colaboradores vão conseguir focar mais no que realmente importa para empresa. Toda a frota que tem a ALD como gestora conta com ferramentas tecnológicas com um portal para o gestor de frota e aplicativos para os condutores possuírem mais facilidade para utilizar e gerenciar questões dos seus próprios veículos.

Conversar sem compromisso com uma consultoria que realmente se importa em desenhar uma estratégia que funcione melhor para o seu negócio é o ideal nesse momento de vender e alugar de volta sua frota.

[Dica do Especialista ALD]  A venda dos veículos e relocação em um mesmo local são uma oportunidade para permitir que você se concentre em seu negócio principal, reduzindo o número de funcionários e os custos desnecessários associados ao gerenciamento da frota.