Blog Mobilidade

08out
2021

Sales e Leaseback de Frotas: o que é, como funciona e vantagens

Sales e Leaseback de Frotas: o que é, como funciona e vantagens

A terceirização tem se mostrado cada vez mais um modelo vantajoso na gestão de frotas corporativas. Como gestor, talvez você já tenha ouvido falar do “Sales e Leaseback”, uma modalidade na qual você vende os carros da sua frota e os aluga de volta, como forma de gerar capital. Quais são as reais vantagens dessa solução? Como funciona na prática? Será que é vantajosa para sua empresa? Descubra a seguir!

 

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), a produção de veículos no Brasil caiu cerca de 31% somente no primeiro ano da pandemia causada pela Covid-19.
 

De forma simplificada, isso impactou a logística das empresas, interferindo na disponibilidade de insumos e agravando a dificuldade de fabricação e manutenção dos veículos. Além disso, no atual contexto econômico do país, ter um fôlego no orçamento pode significar a permanência de uma empresa no mercado.
 

Com o Sales e Leaseback, modalidade também conhecida como “venda e leasing (locação) de retorno”, é possível:

1) Viabilizar uma liquidez imediata ao fluxo de caixa;
2) Aumentar a previsibilidade dos custos operacionais;
3) Transferir todo o risco financeiro da gestão de frotas para locadora.

 

Gestor de frota, iremos a seguir destacar a importância do Sales e Leaseback e traremos informações interessantes para solucionar suas dúvidas e para você entender se deseja usufruir de todas as vantagens dessa operação patrimonial e financeira. Veja a seguir:
 

  • Afinal, o que é Sales e Leaseback de frota?
  • Como funciona na prática
  • Quais as vantagens de adotar o modelo na gestão de frotas corporativas de veículos leves?

 

Afinal, o que é Sales e Leaseback de frotas?


O Sales e Leaseback é uma modalidade de outsourcing (terceirização) baseada na operação financeira e patrimonial que ocorre entre o locador ou arrendatário — pessoa jurídica possuidora de uma frota própria de veículos a ser vendida e, posteriormente, a locadora interessada na aquisição e gestão da frota em troca do pagamento dessa locação com periodicidade predeterminada.
 

A transação ocorre de forma semelhante ao leasing (locação), porém com o diferencial de que a frota da empresa deixa de ser um ativo imobilizado para compor o capital de giro.
 

Logo, com o Sales e Leaseback você vende a sua frota para locadora que te aluga de volta na sequência. Enquanto você obtém capital de giro rápido —  entre outros benefícios —  , sem comprometer a disponibilidade dos veículos e a produtividade do seu negócio.

 

 

Como funciona na prática?


A operação, comumente usada em transações imobiliárias e cujos ativos fixos têm alto valor, como aviões e trens, está cada vez mais sendo adotada como opção à gestão tradicional de veículos de frota própria.
 

Para exemplificar, vamos imaginar a seguinte situação: você tem uma frota própria com 50 carros, e algo que sempre te incomodou é o tempo de mão de obra que vários dos seus funcionários investem em questões da frota, ao invés de estarem mais focados no core business da companhia, além dos custos envolvidos.

 

Levando em consideração que você terá que começar a pensar na troca de veículos da sua frota, desafios como a venda dos veículos e a aquisição de novos começam a surgir em sua mente, visto a necessidade de tempo e energia que irá demandar de todos os envolvidos.

 

Pensando nesses desafios, você conhece o Sales e Leaseback, que irá trazer a oportunidade de soluções mais rápidas para as suas questões, tanto de venda à curto prazo, quanto de renovação da frota à longo prazo, assim como a inclusão da expertise da locadora para gestão da sua frota, deixando os seus funcionários mais livres para focar no que realmente importa.

 

Na prática, você decidindo seguir em frente com o Sales e Leaseback, a locadora irá realizar uma avaliação da sua frota e retornará com uma proposta, o acordo sendo concretizado por ambos os lados, em questões de semanas toda transferência e documentações deverá ser concluída.

 

 

Quais as vantagens de adotar o modelo na gestão de frotas corporativas de veículos?

 

Veja os motivos pelos quais a opção deste modelo pode ser o grande diferencial para a competitividade da sua empresa.


Conversão imediata dos veículos em capital
 

A transformação imediata de ativos imobilizados em capital de giro garante a liquidez financeira necessária para suportar momentos de crise econômica.
 

Além disso, existem situações em que é preciso ter um capital de giro maior para operar — redução de demanda, aumento de custos de produção sem que seja possível aumentar os preços de venda, supervalorização de insumos adquiridos internacionalmente, entre outras.
 

Você também pode desejar a obtenção de capital para melhorar o balanço e efetivar o investimento em outros setores da empresa, por exemplo, o que ocorre ao comprar um maquinário mais eficiente ou investir na inovação da infraestrutura de TI.
 

O Sales e Leaseback é uma alternativa viável comparada a contratação de empréstimos e financiamentos com altas taxas e juros.


Não interfere na produtividade
 

Isso significa que você mantém a eficiência operacional da sua empresa mesmo com a redução de custos das gestão de frotas — que ocorre, entre outros motivos, em função da diminuição das despesas operacionais da frota.

Limita os riscos na composição dos ativos
 

Com a frota desmobilizada, a empresa fica livre dos riscos de volatilidade dos preços dos veículos e ainda diminui os riscos em função das variações cíclicas do mercado.

Reduz possíveis custos extras de manutenção dos veículos
 

Realizar uma gestão de frotas não é tarefa fácil, uma vez que exige o controle eficiente de gastos com manutenção corretiva, preventiva de veículos, sinistros, pneus, e a revisão de toda documentação antes das operações que envolvem o uso dos carros.
 

Com o Sales e Leaseback você transfere essa responsabilidade para a empresa que adquire a frota.
 

Além disso, o pagamento do arrendamento configura uma despesa operacional dedutível do imposto de renda, fato que desonera ainda mais a gestão da empresa com a redução do seu passivo tributário.

Ajuda a manter o foco no core do seu negócio
 

Uma das grandes vantagens da terceirização é a possibilidade de focar no que realmente importa para empresa: o core business. Sem as preocupações corriqueiras do dia a dia, como a gestão adequada da frota, os gestores têm mais tempo para tomar decisões mais estratégicas que, consequentemente, aumentam a lucratividade do negócio.

Melhora o balanço da empresa


Quando você vende os seus veículos, você alivia o peso deste ativo no balanço e transforma o ativo em caixa, tornando o seu balanço mais limpo, equilibrado, lhe oferecendo mais oportunidades para melhorar a saúde financeira do negócio.


Agora que você conhece todas as vantagens da modalidade Sales e Leaseback, que tal vender a sua frota de veículos e alugá-la de volta com a solução da ALD Automotive Brasil?