Blog Mobilidade

19nov
2021

7 formas de ser um condutor amigo do meio ambiente

7 formas de ser um condutor amigo do meio ambiente

Quem é que não quer encontrar uma maneira de se tornar um condutor melhor? O que nem todo mundo sabe é que é possível fazer isso adotando uma postura mais eco-friendly. Isso mesmo, adotar práticas para se tornar um condutor amigo do meio ambiente é essencial para o uso mais consciente e sustentável dos veículos.
 

Qual é a importância da direção sustentável?

Para entender melhor o cenário em que estamos vivendo, é importante conhecer mais sobre todas as transformações que passamos nas décadas passadas até chegarmos aqui. Por muito tempo, o comportamento de indivíduos, empresas e organizações era o mesmo: o importante são os resultados e a produção, sem preocupação com o impacto no meio ambiente.

Esse impacto não era visto necessariamente como um problema, mas sim como um mal necessário. Os últimos anos, porém, mudaram essa perspectiva e ter preocupação com o meio ambiente e ações mais sustentáveis se tornou fundamental. Independentemente do olhar corporativo ou pessoal, adotar políticas de sustentabilidade é essencial para o sucesso de uma empresa.


Quais as melhores dicas para ser um condutor amigo meio ambiente?

Na prática, o que pode ser feito para se tornar um condutor mais sustentável? Confira a seguir as dicas do Blog Mobilidade:


1. Planeje melhores rotas

Se uma rodovia costuma ter muito engarrafamento, que tal tentar evitar ela dirigindo em horários alternativos quando possível?

Para se ter uma ideia, ficar parado no congestionamento utilizando marchas mais lentas, como primeira e segunda, torna o consumo de combustível muito maior, sem que isso signifique maior deslocamento.

Planeje melhores rotas também com a utilização de aplicativos que indicam um caminho mais ideal, com menos congestionamento. Você pode durante os dias em que utiliza essa rodovia consultar os aplicativos para descobrir os horários geralmente mais livres também. Os APPs mais populares são Waze (Android e iOS) e Google Maps (Android e iOS).


2. Manutenção preventiva do veículo

A manutenção preventiva é essencial para quem quer se tornar um condutor amigo do meio ambiente. Abrir mão dessa prática é um erro muito comum e pode acarretar em milhares de problemas e prejuízos financeiros ainda maiores. Economizar em prevenção é um dos erros mais graves e que, além de prejudicar o seu bolso, não é uma prática eco-friendly.

Planeje vistorias no seu carro, com planejamento, você vai saber exatamente quando seu veículo vai ficar na oficina e por quanto tempo.


3. Calcule o consumo de combustível

É muito importante ficar de olho no consumo de combustível do seu veículo. Percebeu que os gastos estão maiores do que o habitual? Talvez seja a hora de realizar alguma manutenção e encontrar alguma falha interna no seu sistema. Ao acompanhar de perto esse consumo, fica mais fácil realizar as correções necessárias para uma melhor performance.


4. Redução da velocidade, especialmente em congestionamentos

A redução da velocidade em locais com congestionamento também é uma prática sustentável. Para começar, ficar andando e parando o carro constantemente faz com que o motor seja superaquecido, exigindo mais de outros mecanismos para manter o equipamento refrigerado.





5. Outros modais de transporte e caronas

Outra forma interessante de ser mais sustentável é utilizar outros modais de transporte além do carro e a famosa "carona".

Se você mora em uma cidade onde existe rodízio de placas dos veículos, por exemplo, impossibilitando o seu carro de andar em determinados momentos para evitar multas, talvez se informar no seu trabalho se existem pessoas que moram próximo ou no caminho do seu bairro que possam lhe oferecer uma carona, pode ser uma solução, tanto para você, quanto para a pessoa no dia em que ela estiver no rodízio dela.

Que tal experimentar um dia na sua semana para utilização de outros modais de transporte como bicicletas, patinetes elétricos, skate, patins, metrô ou ônibus? As opções são várias, escolha suas preferidas!


6. Utilização de Etanol

O etanol é considerado uma solução de combustível mais sustentável pela redução das emissões maior de 90%* quando comparado com a gasolina. Utilizar fontes de energia mais limpas como o etanol pode ser uma das práticas mais sustentáveis no seu dia a dia de condutor para amenizar sua pegada de CO₂ no mundo.

7. Compra de veículos eco-friendly

Veículos elétricos são uma nova tendência e o futuro da mobilidade. Começando pela redução na emissão de gases poluentes, mas também não deixando de lado os custos com manutenção preventiva que podem diminuir, já que carros elétricos têm menos peças móveis para eventuais trocas.

Para quem quer ter uma direção mais sustentável, adotar pequenas práticas para ter uma conduta amiga do meio ambiente é fundamental. São as decisões que garantem o melhor custo-benefício para a sua vida de condutor, ao mesmo tempo, reduzem bastante o impacto dos seu veículos no planeta.


*Fonte: Nova Cana