Blog Mobilidade

09nov
2023

Tag de pedágio e estacionamento para empresa: o que é, como funciona e implantar

Tag de pedágio e estacionamento para empresa: o que é, como funciona e implantar

A busca pela otimização da produtividade da frota vai de encontro com ferramentas e meios que possam contribuir com o dia a dia dos condutores. Afinal de contas, a constante atualização é um fator essencial para a evolução de toda frota.

Será que a tag de pedágio e estacionamento pode ser uma solução para aumentar a produtividade dos seus condutores? Neste conteúdo você poderá tirar suas dúvidas para decidir se essa é uma boa solução para sua empresa.


O que é tag de estacionamento e pedágio?

A tag de estacionamento e pedágio (ou tag de passagem rápida) é um sistema automatizado de pagamento que elimina a necessidade dos condutores entregarem dinheiro aos cobradores de cabines de pedágio ou estacionamento. Em vez de entregar dinheiro físico, um software realiza automaticamente o registro da passagem do veículo e os dados dos custos podem ser direcionados e controlados pela gestão de frota.

Na prática, é anexada ao veículo uma etiqueta chamada tag. Normalmente ela é posicionada próxima ao retrovisor e conta com um sensor integrado. Quando o veículo se aproxima de uma praça de pedágio, por exemplo, um sensor identifica o veículo e, após a verificação, libera a cancela.

Ao mesmo tempo, é debitado o valor do pedágio ou estacionamento diretamente da conta proprietária da tag, de acordo com o plano escolhido.

 


 

Quais as vantagens da tag para os condutores da frota?

As vantagens variam de acordo com a empresa fornecedora da tag que foi escolhida. Mas os benefícios gerais oferecidos aos condutores podem ser observados a seguir.

Praticidade na rotina

O condutor não precisa carregar consigo o dinheiro físico ou cartões de créditos para pagar os pedágios. Ele pode apenas passar diretamente no pedágio automático, aquele que abre automaticamente assim que faz a leitura da tag de pedágio anexada no veículo.

Agilidade na estrada

Não será necessário ficar em filas para pagamento de pedágio, o condutor poderá atravessar a via exclusiva para veículos que têm a tag, que é mais rápida e sem filas. Isso pode minimizar o tempo que o colaborador passa na estrada, sendo capaz de se dedicar mais a outras demandas do trabalho.

Mais segurança

Normalmente o condutor precisa trazer todo o dinheiro das taxas de pedágio ou estacionamento com antecedência. Com a tag, ele elimina essa necessidade de carregar valores físicos, aumentando sua
segurança.



Quais os benefícios para a gestão de frota?

As vantagens são ainda maiores para a frota, já que contribui diretamente para a qualidade do serviço e desenvolvimento a longo prazo. Entenda como a seguir.

Melhor planejamento

A utilização de uma tag de pedágio simplifica consideravelmente alguns processos da gestão de frotas. Os seus custos referentes a estacionamentos e pedágios serão mais facilmente controlados pelo fato de ser tudo feito eletronicamente. Como seus condutores também não precisarão enfrentar filas de pagamento, você também terá uma maior previsibilidade do tempo de utilização dos veículos e viagens.

Centralização do controle

Um serviço especializado de gestão da utilização das tags disponibiliza uma plataforma com histórico de utilizações, pagamentos, saldos, extratos, entre outros dados que serão úteis para seu planejamento. Tudo isso aumenta seu controle e diminui as chances de problemas operacionais.

Produtividade das equipes

Os seus condutores poderão dedicar mais tempo em atividades do seu core business ao invés de filas para pagamento de estacionamento. Por exemplo, os processos de reembolso ficarão muito menores.

Com esse aumento da produtividade as chances de atraso ou perda de prazo podem cair significativamente. De acordo com dados da Tmov, publicados pelo Estadão, tag reduz em até 60% o tempo de passagem em praças de pedágio. Considerando que você tenha uma tag que funcione em estacionamentos, esse benefício poderá ser ainda maior.




 

Como funciona a tag para pagamento de estacionamento e pedágio?

Na prática, a tag de pedágio se comunica com os leitores de pedágios ou estacionamentos via radiofrequência. Basta que o veículo se aproxime do sensor que a leitura é feita automaticamente, abrindo caminho para passagem. O condutor não precisa realizar nenhuma ação, apenas continuar seu trajeto.

Nesse momento é feito o desconto no saldo daquela tag e, para recarregar o valor, basta acessar o site ou plataforma do seu fornecedor e fazer as compras. O fornecedor da tag pode oferecer diferentes planos, ofertas e formas de pagamento.

Saiba que o condutor precisará respeitar o limite de velocidade das cabines de passagem rápida. Quanto aos estacionamentos, ele deve verificar a rede de aceitação.

 

Como adquirir e implantar tag na frota da empresa? 

Primeiro, você deve escolher um fornecedor da sua tag, devendo considerar minuciosamente todos seus diferenciais. Quanto mais benefícios ele fornecer, mais você conseguirá aumentar a eficiência da
sua frota
.

Depois de escolher o fornecedor, comprar e receber as tags, também é importante ter alguns cuidados para garantir que ele seja instalado corretamente. Veja como:

  • Com um pano umedecido com álcool, limpe o local de aplicação;
  • Retire a fita protetora da tag;
  • Posicione a tag na horizontal, na região central do pára-brisa, com uma distância de 14 cm do teto do veículo;
  • Pressione delicadamente a tag contra o vidro e não use utensílios que possam arranhá-la, como chaves, cartões ou moedas.

Caso o carro seja blindado, o procedimento será diferente. Consulte com seu fornecedor quais são as etapas a serem feitas nesse caso.

Se a tag for removida do veículo, ela se torna inutilizável e não funcionará mais. A tag é projetada dessa forma para evitar que ela seja roubada.


 

Diferenciais de ter ALD Express

Nem toda tag ou fornecedor poderá ser capaz de satisfazer as necessidades do negócio ou garantir todos os benefícios explicados anteriormente neste conteúdo. Por isso, é importante que você possa contar com um produto e parceiro de qualidade, como o ALD Express.

ALD Automotive | LeasePlan é líder global de mobilidade sustentável que provê serviços completos de leasing operacional e locação de frota, soluções flexíveis, serviços de gestão de frota e soluções de multimobilidade para uma base de clientes de grandes companhias e PMEs. Com a maior cobertura em 44 países com presença direta, a ALD Automotive | LeasePlan está alavancando sua presença única para liderar o caminho ao net zero e moldar a transformação digital na indústria por meio da inovação e tecnologia para permitir a transformação em grande escala da mobilidade sustentável.