Blog Mobilidade

17jun
2021

Checklist da Gestão de Frotas: 5 pontos para frotas mais eficientes

Checklist da Gestão de Frotas: 5 pontos para frotas mais eficientes

Um astronauta se prepara para uma missão espacial através de diversas formas, desde sobrevivência na água até simulações em ambientes de baixa gravidade. Talvez você tenha chegado aqui porque ganhou a missão de se tornar gestor de frota na sua empresa, ou já possui essa função, e assim como um profissional que faz viagens espaciais, você também precisa se preparar da melhor forma para trazer mais eficiência para sua gestão.

Como em toda viagem, sempre é ideal realizarmos um checklist para garantir que não nos esquecemos de nada essencial, com a sua frota, marcar conferido nos itens a seguir é o seu caminho de preparação para missão de mover os seus condutores!

 

[] Política de Frota Eficiente

A política de frota é o coração de uma boa gestão. Sem ela não é possível que a empresa demande de seus colaboradores e condutores a boa utilização dos veículos, procedimentos, manutenção preventiva, multas, caronas, acidentes, economia de combustível e ações que podem reduzir custos referentes à utilização de veículos e problemas trabalhistas.

Uma política de frota eficiente deve definir muito bem pontos como:

  • Consumo de gasolina
  • Escolha do veículo
  • Itens de segurança
  • Sinistralidade
  • Direitos e responsabilidades do condutor

É necessário criar uma política de frotas com a identidade da sua empresa. Os ingredientes para a melhor política parte da escolha mais assertiva desses elegíveis, como o valor do veículo. Na política que criamos com nossos clientes, sempre recomendamos definir os veículos por modelo, e não por valor necessariamente.

Todas as situações precisam ser analisadas com antecedência, como no caso do carro precisar ir para manutenção, qual seria a disponibilidade das peças de um determinado modelo? O seu custo? Carro parado durante muito tempo em manutenção é prejuízo para empresa e precisamos evitar.

 

 

 [] Domínio das Necessidades de Serviço (relacionados aos veículos)

O desespero que muitos gestores de frota sentem no fechamento de caixa, percebendo que contratou mais serviços do que realmente precisava é um fenômeno que acompanhamos em grande parte das empresas que nos buscam para um diagnóstico de sua frota atual.

Por mais que todos possamos diagnosticar com precisão os gastos do nosso carro pessoal, tudo muda quando estamos pensando em frotas. As formas de se chegar a esses indicadores vão muito além dos cálculos de uma simples planilha. Uma das formas de se fazer isso é através da Telemetria, onde é colocado um dispositivo dentro do carro para entender o hábito de uso do veículo.

Ter um diagnóstico mais preciso dos KM da sua frota é indispensável, pois, não há necessidade de se contratar 4 mil KM por mês para um carro que fica muito tempo na garagem, e só roda em torno de 1 mil KM. Para se ter melhor domínio da sua Gestão de Serviços é necessário olhar para sua frota e saber qual o consumo dela, para selecionar os serviços ideais para o perfil dos seus condutores.

 

 [] Capacitação dos Condutores

Uma das atitudes mais clássicas dos condutores de frota que andam na cidade é ficar com o pé no acelerador e na embreagem o tempo inteiro, o que sem sombra de dúvidas gera um aumento do gasto de gasolina e desgaste da embreagem do carro por conta da troca de temperatura. Você gestor de frota sabe a importância de evitar isso, mas o seu condutor está consciente?

Uma das atitudes mais positivas que você gestor pode tomar é oferecer aos seus condutores cursos de direção eficiente, treinamentos voltados para aspectos de segurança e consumo.

 

[] Acompanhamento de Indicadores

Os cientistas da Nasa possuem diversos indicadores para observar as mudanças climáticas, como as concentrações de dióxido de carbono, o nível do mar, a temperatura da superfície da terra, entre outros pontos importantes...

Como gestor de uma frota, você precisa criar indicadores focados em segurança e custos para entender mais sobre sua frota e acelerar a tomada de decisões para ações futuras. Exemplos de categorias de indicadores importantes:
 

  • Dados da frota
  • Infrações
  • Atendimentos
  • Manutenções
  • Soluções de Mobilidade.
     


 

Recomendamos a criação de relatórios próprios e personalizados por meio de recursos avançados, como classificação, filtragem e exportação dos dados para diferentes formatos. Trabalhar dessa forma irá lhe economizar tempo e evitar retrabalhado.

 

[] Soluções Sustentáveis

O Brasil deve contar com 28 mil carros elétricos até o final de 2021, de acordo com projeção da ABAVE - Associação Brasileira de Veículos Elétricos. Na ALD, tivemos o pioneirismo de ser a primeira empresa de mobilidade a inserir veículos elétricos compartilhados na frota. A realidade é que já não dá mais para ignorar o poder da mobilidade sustentável.

De ações mais simples até as mais avançadas, listamos atitudes que você gestor de frota pode tomar para tornar sua frota mais verde:
 

 
 

É importante lembrar que quando o motor de um veículo é ligado, ele emite uma série de gases como o CO², o que contribui para a degradação do meio ambiente. As árvores dependem do CO² para sua sobrevivência e o gás é naturalmente absorvido e retirado do meio ambiente. Pensar em tornar sua frota mais sustentável e inteligente é se comprometer com o meio ambiente e o futuro do planeta.


Prepare-se tão bem quanto um astronauta, torne a gestão da sua frota mais eficiente, fazendo acontecer e marcando conferido no seu checklist.