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16mai
2022

Crise dos semicondutores: como o gestor de frota pode tirar proveito dessa situação?

Crise dos semicondutores: como o gestor de frota pode tirar proveito dessa situação?

Talvez a crise dos semicondutores seja uma novidade para você que é gestor de frota, mas com certeza a pandemia de COVID-19 não é. E é nesse ponto que entra o entendimento dessa situação e como ser sábio diante dela.

Prazo para acabar? Essa resposta é bem complicada. O que se fala na verdade é de um novo normal, ou seja, não dá para prever quando a crise dos semicondutores terminará, mas dá para pensar em alternativas inteligentes enquanto ela durar.

Nesse cenário de incertezas, preparamos um artigo com reflexões e conclusões importantes para que você tenha um norte na sua gestão de frota. Confira!

Por que os chips semicondutores estão limitados?

Muitos produtos hoje em dia, incluindo todos os veículos, contêm chips semicondutores. Porém devido à pandemia e ao fechamento de fábricas, o fornecimento desses itens está extremamente limitado.

Por outro lado, com a reabertura das economias, a demanda aumentou. E esse cenário de pressão gerou diversos problemas para o setor automotivo como:

  • atrasos na produção;
  • maior tempo de espera; e
  • prejuízos na produção de veículos novos.
     

Quando a crise dos semicondutores terminará?
 

Como falamos na introdução, essa não é a resposta que você deve buscar para o futuro do negócio. Mesmo com o fim da pandemia, os efeitos negativos em indústrias podem perdurar por um período significativo.

O gestor de frota tem que ser sábio neste momento. Não adianta pressupor quando será o fim da crise dos semicondutores. É preciso uma ação eficaz e imediata para responder essa dificuldade. Isso tem que ser imediato e intensivo.
 

Por que essa crise está sendo tão difícil de superar?
 

Pouco antes da pandemia, as fábricas de semicondutores do mundo, principalmente no leste da Ásia, já operavam com 95% da capacidade. Considerando que leva cerca de 4 anos para construir uma planta de semicondutores e mais 24 semanas para iniciar um ciclo de produção, isso significa que há pouco ou nenhum buffer para acomodar o aumento da demanda.

Além disso, a crise dos semicondutores agora faz parte de um problema muito mais amplo da cadeia de suprimentos, que também inclui a escassez de minerais de terras raras e outras matérias-primas, além da pressão inflacionária nos custos de produção e transporte, elevando os preços.
 

Como a crise dos semicondutores impacta os prazos de entrega?

 

Os prazos de entrega variam de acordo com vários fatores: para várias marcas, modelos e motorizações. Há também uma diferença por país.

Além disso, os veículos elétricos são menos afetados que os veículos a combustão, ou mesmo os híbridos.

Em geral, podemos dizer que o atraso médio entre o pedido de um veículo e a entrega é de 9 meses a um ano. Isso é muito longo, mas há boas notícias: os prazos de entrega vêm diminuindo um pouco desde o pico de atrasos, que ocorreu no final de 2021.

 

Como a ALD auxilia o gestor de frota a lidar com os impactos dessa crise?

Os efeitos mais óbvios da crise dos semicondutores são o aumento da pressão sobre os preços e os prazos de entrega. Mas a ALD, com experiência em todo o mercado, está empenhada em ajudar e aconselhar as frotas para minimizar estes efeitos. Descubra agora o que fazer.

Faça as considerações certas

Nós ajudaremos o gestor de frota a considerar alternativas, em termos de marcas, modelos e principalmente níveis de acabamento. Por exemplo, não faz muito sentido esperar meses adicionais apenas para obter um veículo com equipamentos que não são especificamente necessários para o trabalho.

Construa parcerias e joint ventures

Vemos muita cooperação surgindo entre fabricantes de veículos e seus fornecedores, seja em termos de semicondutores, baterias de veículos elétricos ou ainda mais basicamente, para os minerais de terras raras necessários para muitos dos produtos acabados.

Assim, onde anteriormente os OEMs (Fabricantes Original dos Equipamentos) dependiam mais do mercado livre e do princípio just-in-time para obter os suprimentos de que precisavam, agora estão construindo parcerias e joint ventures (empreendimento conjunto) com os fornecedores, a fim de garantir que tenham o que precisam, quando precisam e a um preço previsível.

Em geral, pode-se dizer que os OEMs com sede na Ásia estão tendo mais facilidade para acessar os suprimentos de que precisam. Por razões geográficas e geopolíticas, eles estão mais próximos da fonte tanto em termos de semicondutores, quanto de outros essenciais.

Adapte suas estratégias de médio prazo

Nós da ALD vemos quatro abordagens que os gerentes de frota podem adotar para a crise de fornecimento, e nossos principais gerentes de contas podem ajudá-los com cada uma delas. Acompanhe!

1. Antecipe suas renovações

Comece a pensar e falar sobre o que você e seus motoristas querem quando se trata de novos veículos com bastante antecedência. Como mencionado, devido aos atrasos, em alguns casos isso pode significar até um ano antes do término da renovação.

2. Estenda seus contratos

Muitos gestores de frotas já estão familiarizados com esta solução, pois ajudou muitos durante a pandemia. Mas ainda pode se aplicar, especialmente quando se considera que o trabalho em casa limitou a quilometragem percorrida por muitos carros da empresa.

3. Considere as alternativas

Se suas marcas e modelos regulares forem particularmente afetados por atrasos, podemos ajudá-lo a explorar marcas e modelos equivalentes, como mencionamos anteriormente.

4. Escolha soluções flexíveis

Se você precisar de carros por um período limitado, mas não especificado digamos, novos funcionários ou projetos temporários o ALD Flex oferece a flexibilidade que você e seus funcionários precisam.

 

Faça da crise uma oportunidade

Esta crise de abastecimento é uma boa oportunidade para os gestores de frota desenvolverem uma nova estratégia de frota e mobilidade. Você pode aproveitar o momento para:

  • otimizar as operações de frota e mobilidade da sua empresa;
  • rever o custo das suas operações;
  • encontrar os parceiros certos para otimizar esse custo;
  • abrir-se a novas marcas; e
  • oferecer mais flexibilidade aos seus clientes.

Os veículos elétricos podem e devem ser um elemento importante de uma frota renovada e revitalizada e estratégia de mobilidade. Então, não é impossível ter saídas inteligentes em um momento crítico como esse.

Neste artigo, você conheceu mais profundamente os impactos da crise dos semicondutores na indústria automotiva. Além disso, aprendeu como fazer essa dificuldade se transformar em oportunidade.

Amélie de Valroger

Head of Business Intelligence & Consultancy

Artigo traduzido e adaptado – fonte original: https://www.aldautomotive.com/about-ald-automotive/news/mobility-blog/article/semiconductor-crisis-heres-how-fleet-managers-can-adapt-and-benefit