Blog Mobilidade

04nov
2021

Frota própria x terceirizada, qual é a mais vantajosa?

Frota própria x terceirizada, qual é a mais vantajosa?

Decidir entre a gestão e a terceirização da frota não deve ser uma tarefa difícil se você conhece as especificidades e necessidades do seu negócio. A seguir, conheça as diferenças entre os dois modelos (gestão e terceirização) e no final, mostraremos para você como a terceirização é realizada de uma maneira mais rápida e vantajosa.
 

Conforme já falamos aqui no Blog Mobilidade, a modalidade de terceirização da gestão de frotas corporativas viabiliza o redimensionamento de um veículo imobilizado em capital de giro, garantindo uma liquidez imediata para o fluxo de caixa da empresa, aumentando a previsibilidade dos custos operacionais e transferindo o risco financeiro ao investidor.
 

Neste artigo evidenciaremos as principais diferenças, desafios e benefícios de manter uma frota própria ou terceirizada por meio do Sales e Leaseback. Acompanhe e leia a seguir:

 

  • Quais as vantagens e desvantagens da gestão de frotas?
  • Quais as vantagens da terceirização?
  • O que considerar ao adotar o outsourcing da frota corporativa?
  • Afinal, o que é melhor: frota própria ou terceirizada?
     

Quais as vantagens e desvantagens da gestão de frotas?

A gestão da frota exige uma infraestrutura robusta e isso gera custos para a empresa. Além dos custos, inviabiliza tempo e esforços: sabemos o quanto pode ser difícil gerenciar vários setores e atividades simultaneamente.
 

Um gestor de frotas precisa efetivar a administração de recursos e o gerenciamento de pessoas. Isso porque o profissional responsável deve acompanhar inúmeros fluxos de trabalho como:

 

  • plano de manutenção dos veículos e seus componentes;
  • conformidade do setor com a política da empresa e órgãos reguladores;
  • descarte de itens avariados e inutilizáveis;
  • investimento na recomposição da frota e aquisição de novos veículos;
  • venda dos veículos inutilizados;
  • custos e riscos com depreciação;
  • gestão de contratos;
  • locais de guarda e manutenção dos veículos;
  • insumos e mão de obra para as operações com os veículos;
  • multas e taxas, entre outros.
     

Embora sua equipe possa ter um conhecimento sobre o negócio de gestão de frotas e seus processos, familiaridade com os veículos, motoristas e recursos, além de maior flexibilidade quando falamos de gerenciamento de custos, todas essas vantagens podem ser garantidas pela gestora da frota por meio dos SLAs (Service Level Agreements) em um contrato de outsourcing (terceirização) da frota.
 

Além dos custos para manter sua equipe investindo tempo e energia em assuntos de frota, existem outras desvantagens que precisamos destacar ao manter o gerenciamento de uma frota interna:

 

Demanda de investimento em tecnologia


Gerir uma frota inteira sem a ajuda de tecnologia é um trabalho árduo. Para ter as ferramentas e sistemas requeridos em um gerenciamento adequado é imprescindível ter capital de investimento, afinal, não serão por meio de planilhas e relatórios impressos que você conseguirá acompanhar todos os dados de que precisa para tomar decisões mais estratégicas sobre a sua gestão. Aqui na ALD, gestão de frota e tecnologia andam juntos.

Gestão de Pessoas


Não podemos deixar de mencionar que as empresas que operam com frotas internas devem manter um setor de recursos humanos especificamente para o recrutamento, integração, treinamento e avaliação de performance dos motoristas e dos profissionais responsáveis pela manutenção dos veículos.


Ainda devemos incluir o plano de cargos e salários, políticas de incentivo, investimento em uma cultura de segurança, manutenção e sustentabilidade, entre outras ações que devem fazer parte do escopo de gerenciamento de pessoas nesse setor.

Conformidade regulatório


O setor logístico é muito burocrático quando falamos de conformidade regulatória. É necessário organizar e atualizar toda a documentação exigida, tanto dos veículos quanto dos motoristas.

Empresas especializadas tendem a manter essa conformidade de forma mais intuitiva, pois operam em grande escala, o que pode ajudar a cumprir com o compliance e minimizar os riscos da atividade.
 

Quais as vantagens da terceirização?


Terceirizar a gestão da sua frota pode ser um fôlego a mais para a administração geral do seu negócio.
 

Uma empresa gestora de frotas pode otimizar os processos e garantir a operacionalidade necessária para a sua empresa, para que você não tenha que direcionar o foco de suas decisões a setores secundários, mantendo os seus esforços no core business.


Além disso, com a terceirização da frota, você reduz o risco inerente à gestão e operação dos veículos. Os padrões de qualidade, métodos de controle, compliance e custos são predeterminados em contrato, por meio de SLAs previamente acordados.


Com uma visão externa das suas operações com a gestão da frota, fica mais fácil definir ações de melhoria. Os sistemas e ferramentas oferecidos pela ALD Automotive, por exemplo, permitem que você tenha acesso à inteligência de mercado e mais dados para avaliar o desempenho da sua frota, determinar quaisquer deficiências e áreas de melhoria.


O que considerar ao adotar a terceirização da frota corporativa?

O Sales e Leaseback é um tipo de outsourcing e uma grande tendência para a terceirização de frotas corporativas.

Em tempos de pandemia e falta de carro nas montadoras, essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço porque o processo de terceirização acontece de maneira mais ágil.


A transação é bem semelhante ao leasing (locação), entretanto, a frota de veículos da empresa deixa de ser um ativo imobilizado para compor o capital de giro. Essa é uma solução prática e eficiente para negócios de todos os tipos que buscam mais liquidez para o seu fluxo de caixa ao mesmo que requerem uma gestão especializada para a sua frota — sem onerar os gastos ou comprometer a performance das operações.

 


Afinal, o que é melhor: frota própria ou terceirizada?


Elencamos algumas vantagens e desvantagens da frota própria e terceirizada, assim como apresentamos o Sales e Leaseback como uma solução viável para empresas que desejam recompor o seu fluxo de caixa, transferir os riscos e o ônus da gestão de frotas para um terceiro agente especializado e garantir produtividade a custos mais baixos, além de acelerar o processo de terceirização.
 

Enquanto a manutenção de uma frota própria é extremamente dispendiosa para as empresas, algumas tendências de terceirização são apresentadas para que os gestores escolham o modelo mais adequado para a sua demanda.

A terceirização também é uma opção para gestores de frota que não querem operar sem automatização, acesso a reports e informações que ajudam na tomada de decisão.


Agora que você sabe o quanto a terceirização de frotas é vantajosa para o seu negócio e que você pode avançar com esse processo a partir do Sales e Leaseback, que tal avaliar um pouco melhor essa solução gratuitamente e sem compromisso?