Blog Mobilidade

21nov
2023

Mitos e fatos sobre gestão e terceirização de frota!

Mitos e fatos sobre gestão e terceirização de frota!

Muito se fala sobre o universo de frotas, porém, o que realmente é mito ou fato? É importante colocarmos na mesa algumas das principais falas que circulam dentro do nosso setor e desmistificarmos tais pontos. Diferenciando os fatos dos boatos, você poderá tomar decisões embasadas.

Segundo a SimilarWeb (empresa especializada em gestão de empresas), o interesse por locação de carros cresceu bastante no país. As pesquisas por marcas associadas a essa atividade equivalem a 56,5% de todas as buscas, resultando em 12 milhões de acessos.

O que é mito e o que é fato?

Criamos a lista a seguir com 9 pontos, de modo a sabermos diferenciar o que é válido e o que não é em cada cenário:

1. A telemetria é cara e difícil de implementar

É mito. Se for usada da forma correta, a telemetria ajuda o gestor de frota a economizar recursos financeiros, facilitando a gestão de frota para a empresa.

Ainda que a telemetria consiga coletar um volume muito alto de dados, ela não precisa ser esmagadora. A partir de uma correta orientação, é possível selecionar as informações ideais de que o gestor necessita para otimizar o desempenho da frota e a segurança do condutor.

Se a telemetria for usada de maneira preventiva, apoiando na revisão de políticas de frotas, nas reorientações aos condutores, para evitar acidentes e salvar vidas, ela se torna um investimento super necessário e não mais será classificada como um custo.

2. Os VEs não se tornarão uma solução prática nos próximos cinco anos

Não é um mito completo nem um fato completo. Conforme o Laboratório de Estudos de Frota (Fleet Studies Lab), dos Estados Unidos, alguns veículos elétricos não ficarão disponíveis em quantidade elevada por alguns anos. Contudo, em muitos casos, eles são uma solução prática e viável, principalmente em frotas que atuam com vendas e atendimento ao público.

Não importa qual seja o tipo de veículo, quando a gestão de frota insere alguns veículos elétricos, isso contribui para a familiarização com planejamento e operações definidas dos VEs.

3. Não há muitas diferenças entre veículos da mesma categoria

É mito. Há muitos fatores que podem diferir entre os carros, como conforto, desempenho e economia de combustível.

É importante trabalhar com especialistas que apresentarão os veículos mais adequados, aqueles que mais atendem às demandas da frota.

Após fazer análises e monitoramentos com os condutores, eles vão combinar o fluxo de trabalho da frota com modelos e marcas que vão melhorar a satisfação do condutor. Os mesmos especialistas podem contribuir para otimizar os veículos.

4. A frota é simplesmente uma solução para transportar serviços e bens

É mito. Os veículos da frota podem ser destinados a transportar bens e serviços — e muito mais. Frotas elegantes, bem preservadas, equipadas corretamente podem contribuir para a retenção de talentos e o recrutamento de colaboradores.

Para colaboradores que despendem muito tempo em sua jornada de trabalho dirigindo os carros, esses veículos são muito relevantes.

Além disso, considerando a marca da empresa no carro, a frota pode se transformar em outdoors ambulantes, anunciando o nome da empresa e promovendo as ligações dos clientes.

5. As plataformas de gestão de frota são semelhantes as de rastreamento GPS

É mito. As plataformas de rastreamento GPS são geralmente equiparadas as plataformas de gestão de frota, mas não é uma realidade: há muitas diferenças entre os dois.

Uma plataforma de gestão de frota pode oferecer relatórios para acompanhar infrações, informações sobre entrega de veículos e produtos, visualizações de contratos e atualizações de condutores, relatórios contábeis IRFS 16 com eventos da frota, entre outros detalhes importantes.

O rastreador GPS, por sua vez, oferece geralmente dados em tempo real sobre a localização do carro. São dados valiosos para o gestor usar, em conjunto com outras fontes de informações, mas não disponibilizam a mesma quantidade de informações que uma plataforma de gestão de frotas pode oferecer.

Se ao invés de apenas dados de rastreamento, considerarmos dados de telemetria (especialmente de driver behavior), as diferenças são ainda maiores.

6. A terceirização de frota ajuda a reduzir custos

É fato. A terceirização pode oferecer economia a médio ou a longo prazo, considerando os gastos com manutenção, seguro e renovação de frota.

Como se sabe, toda empresa precisa se planejar a longo prazo, pois a intenção é que o negócio se mantenha ativo durante muitos anos. A terceirização pode, de fato, reduzir ou eliminar gastos com manutenção e depreciação de carros.

7. A opção por terceirizar minimiza capital parado

É um fato. Capital parado sempre foi um grande desafio na vida dos gestores de qualquer empresa. Quando encontra meios de evitar esse transtorno, o gestor de frota reduz custos operacionais. A contratação pelos serviços de terceirização pode ser ideal para se alcançar essa economia.

A redução de custos a médio e longo prazo alcançada nesse sentido pode ajudar a gerar uma maior margem de lucro. Sem dinheiro imobilizado, fica mais fácil, inclusive, aproveitar linhas de crédito específicas, que auxiliem no crescimento da empresa.

8. Terceirização de frota ajuda a empresa a se concentrar no core business

É fato. Recorrendo à gestão terceirizada da frota, parcial ou completa, é possível destinar mais tempo às estratégias da frota e da empresa, melhorando os processos e a produtividade.

Enquanto o fornecedor da gestão pode ficar mais responsável com o diagnóstico da frota, compra do veículo 0km, logística de entrega, gestão de documentos, coberturas de seguro, entre outras questões, o gestor de frota pode se dedicar a controlar os indicadores mais importantes.


9. A tecnologia de gestão de frota está mais acessível

É fato. As plataformas de gestão de frota tornam-se cada vez mais acessíveis do ponto da acessibilidade e autonomia para o gestor.

Ao usar uma plataforma de gerenciamento de frotas, a solução envolve inteligências avançados que fazem a coleta e a análise de diferentes dados, oferecendo relevantes informações para a empresa.

Um bom exemplo que podemos e devemos citar é a plataforma de gerenciamento My ALD Manager. É uma solução disponível para os clientes ALD Automotive que possuem os serviços Fleet ou Full:

Fleet Management: gestão para frota própria que contribui para o aumento da produtividade, a centralização da gestão financeira e a efetivação de serviços transparentes por meio de uma parceria confiável;

Full Service Leasing: solução completa de gestão e terceirização a longo prazo, de 24 a 60 meses, permitindo que a empresa-cliente se beneficie de um controle maior sobre a frota e de uma maior rentabilidade com os conhecimentos e a experiência em gerenciamento da ALD (a solução não envolve custos adicionais, facilita a revenda e ainda remove os riscos financeiros, já que o fornecedor do serviço assume responsabilidade total pela depreciação e valor de revenda do carro).

Agora que você conhece diferentes mitos e fatos sobre a gestão de frota e a terceirização de frota, já pode investir com mais propriedade seus recursos, para conquistar economia de tempo e dinheiro, ao mesmo tempo, em que impulsiona o negócio por meio de tecnologia.