Blog Mobilidade

29ago
2022

Telemetria na gestão de frotas: o que é, para que serve e como funciona?

Telemetria na gestão de frotas: o que é, para que serve e como funciona?

Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, otimizar os processos, enxugar as despesas e evitar desperdícios são ações imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa, especialmente aquelas que precisam utilizar veículos em sua operação.

Ao longo dos próximos tópicos, explicaremos não apenas o que é, para que serve e como funciona, como também mostraremos quais os principais benefícios que o seu negócio pode experimentar ao adotar uma solução do tipo. Ficou curioso para descobrir? Então, não deixe de continuar a sua leitura!

 

Afinal, o que é a telemetria na gestão de frotas?

Podemos definir a telemetria como um sistema de integração de dados m­oderno, que pode ser utilizado em diversos contextos e segmentos, como no ramo automotivo, na aviação e até mesmo em esportes. Quando pensamos em gestão de frotas, é uma solução que costuma ser usada para que o gestor obtenha mais informações sobre os veículos e a segurança de seus condutores.

Por meio de tal tecnologia, é possível rastrear, mensurar, aferir, analisar e enviar comandos para equipamentos, mesmo que eles estejam a muitos quilômetros de distância. Isso ocorre porque a comunicação é realizada por meio de redes sem fio e ocorre praticamente em tempo real, utilizando satélites ou ondas de rádio.

Supreendentemente, um veículo pode gerar milhares de dados por minuto, mas muitos deles simplesmente são perdidas quando não há uma ferramenta de telemetria na gestão de frotas. Dessa forma, perdem-se inúmeras oportunidades de otimização do negócio, uma vez que as medições poderiam ser verdadeiros alicerces para a tomada de decisões estratégicas.  

Como funciona a telemetria na gestão de frotas?

Logicamente, a telemetria na gestão de frotas pode funcionar de algumas maneiras diferentes, de acordo com a tecnologia utilizada, as demandas do gestor e as limitações do equipamento. No entanto, de uma forma geral, um equipamento do tipo é instalado nos veículos da empresa, de maneira que se possa captar as informações referentes ao seu uso.  

Via de regra, um prestador de serviço oferece o suporte e a manutenção, além de instruções para o cliente. Por meio dos sinais de rádio ou satélites, os dados viajam em tempo real, sendo enviados para um servidor e podendo ser recebidos por um software específico, instalado em computadores, tablets ou smartphones cadastrados.

Dentro do sistema, as funcionalidades permitem a criação de relatórios, compilando valores, números e referências, de acordo com os objetivos, expectativas e demandas da organização. Com isso, fica muito mais simples verificar, por exemplo, os quilômetros rodados por cada veículo, a incidência de acidentes e muito mais.

Para que serve a telemetria na gestão de frotas?

Como dissemos, a telemetria na gestão de frotas é um sistema de monitoramento. Portanto, a sua maior serventia se dá justamente aí, permitindo que os gestores e líderes consigam entender como seus condutores estão atuando, como os veículos estão sendo utilizados e tudo o que for relevante para a operação em termos de logística.

Ao verificar o odômetro, por exemplo, é possível obter grandes resultados em termos de economia e produtividade, checando os quilômetros percorridos, de maneira que se possa provisionar os custos futuros com combustível, além de desenvolver um orçamento mais sólido, que evite surpresas desagradáveis no seu fluxo de caixa.

Outras informações que podem ser observadas estão relacionadas com a velocidade, bem como no número de freadas e acelerações bruscas. Aqui, o ganho maior se dá em termos de segurança, pois torna viável a identificação de motoristas que estejam falhando na direção defensiva ou excedendo os limites permitidos para a via.

Para concluir o tópico, não podemos deixar de reforçar que um dos mais interessantes recursos oferecidos por sistemas de telemetria de boa qualidade é o rastreio em tempo real, que informa a localização exata do veículo. Assim, em caso de eventualidades ou sinistros, as devidas providências podem ser tomadas o quanto antes, evitando prejuízos ainda maiores.



 

Quais os benefícios da telemetria na gestão de frotas?

Se você chegou até aqui, você não apenas está melhor familiarizado com o conceito de telemetria na gestão de frotas, como também entendeu como a solução funciona e para que serve. Para concluir, vamos detalhar um pouco mais os benefícios que podem ser conquistados com a adoção de um bom sistema do tipo. Acompanhe.

Mais precisão na análise de gastos

Não tem jeito: para muitos gestores, o maior benefício da telemetria na gestão de frotas é que ela oferece mais precisão na análise de gastos. Em tempos tão competitivos quanto os atuais, as empresas que anseiam pelo sucesso e precisam melhorar o fluxo de caixa precisam otimizar sua operação, enxugar os processos e reduzir despesas.

Com a solução em telemetria, isso pode ser possível. O gestor ganha uma visão completa dos custos e pode ter tomadas de decisão mais assertivas, notadamente no que diz respeito ao uso de combustíveis e manutenção. É possível visualizar a média de quilometragem por litro, colocar tudo em relatórios e avaliar os fatores que estão elevando os gastos operacionais.

Mais segurança durante os trajetos

Um dos maiores benefícios da telemetria na gestão de frotas é que ela traz mais segurança durante os trajetos. Infelizmente, o Brasil ainda sofre com níveis elevados de criminalidade em diversos locais, embora os números tenham melhorado nos últimos anos. No entanto, não dá para arriscar a integridade dos veículos e tampouco a segurança dos funcionários, não é mesmo?

Por isso, com um bom sistema, você garante proteção em diversos níveis. Casos de roubos, furtos e assaltos, por exemplo, podem ser solucionados muito mais rapidamente com o recurso, pois ele identifica e envia a localização, a velocidade e outros dados sobre os veículos, permitindo desligar o motor ou até mesmo o travamento das portas.



 

Verificação dos padrões de condução

Um ponto que pode ser muito positivo, sobretudo para as empresas que atuam com diversos veículos em sua operação, está na possibilidade de verificar os padrões de condução dos condutores. Por meio de algumas funcionalidades da telemetria, dá para descobrir as velocidades atingidas, as desacelerações bruscas e assim por diante.

Com tais dados, é possível tomar direcionamentos no sentido de que os colaboradores sejam treinados e melhor capacitados, o que resultará em hábitos mais saudáveis de direção. O mesmo vale para a elaboração de orientações internas, sinalizando que não devem dirigir além dos horários permitidos, se expor a viagens noturnas em excesso e assim por diante.
 

Reconhecimento de falhas e eventualidades

Outro ponto muito benéfico em relação ao uso de telemetria na gestão de frotas é o imediato reconhecimento de falhas que determinados equipamentos informam. No tópico acima, dissertamos sobre o comportamento dos motoristas, mas o fato é que os veículos também podem nos deixar na mão, e precisamos evitar ao máximo isso.

Com a telemetria, você fica sabendo de falhas e eventuaidades em tempo real, o que permite reorganizar tarefas e direcionar as ações necessárias para o conserto.

Identificação de trechos perigosos

Falando em estradas que nem sempre apresentam as melhores condições, que são bastante comuns em algumas regiões do nosso país, outra vantagem de contar com um bom sistema de telemetria na gestão de frotas é que ele permite a identificação de trechos perigosos. Isso vale tanto por conta do estado de conservação da pista quanto do índice de roubos, por exemplo.

O fato é que a ferramenta permite a criação de relatórios individualizados, de acordo com as demandas, expectativas, objetivos e necessidades da empresa.

Controle do excesso de velocidade

Por mais que você apresente treinamentos e orientações para a sua equipe, é provável que, eventualmente, você acabe tendo colaboradores que não seguem totalmente as normas estipuladas. Definitivamente, as chances de que isso aconteça são muito maiores quando não há monitoramento. Por isso, a telemetria na gestão de frotas é tão importante.

Com os dados obtidos, você pode controlar o excesso de velocidade os automóveis, verificando o desempenho dos condutores e bonificar quem está fazendo um excelente trabalho ao volante. Com isso, será possível estabelecer critérios, reduzir os riscos com acidentes de trânsito e afastar o fantasma das multas e pontuações na carteira.

Acesso a informações em tempo real

Como já falamos algumas vezes ao longo do conteúdo, a telemetria na gestão de frotas permite receber informações em tempo real, pois os dados são enviados por meio de satélites ou ondas de rádio. Assim, os gestores ou funcionários responsáveis sabem de tudo o que está acontecendo, diretamente nos dispositivos cadastrados no sistema.

Para os mais ocupados, dá para checar direto no tablet ou no celular, enquanto aqueles que desejam uma visão mais completa do cenário podem verificar em um notebook ou um tablet. As funcionalidades não mudam e a ferramenta se adapta a diferentes tamanhos de tela, permitindo total comodidade e versatilidade na escolha.



 

Criação de um ranking de motoristas

Uma alternativa que desperta muita curiosidade em quem não conhece o sistema, mas que é uma excelente possibilidade para quem conta com a telemetria na gestão de frotas é a criação de um ranking de motoristas. Algumas empresas já fazem isso, mas sem os dados necessários para que ela seja bem-feita. É uma forma de reforçar a produtividade, otimizando o dia a dia.

Com o sistema, os gestores ou líderes de equipe terão a prerrogativa de elencar quem são os melhores ou não durante o mês, de acordo com a forma pela qual vêm conduzindo os veículos. Um exemplo é recompensar, financeiramente ou não, aqueles que estão conduzindo com um RPM mais baixo, gerando menores consumos de combustível e desgasta menos as peças do motor.

Possibilidade de uma gestão inteligente

Por fim, não podemos deixar de falar que um bom sistema de telemetria na sua frota cria a possibilidade de uma gestão mais inteligente do negócio. Por meio das informações obtidas e dos relatórios montados, gestores terão uma visão muito mais ampla do desempenho dos veículos e de cada motorista, melhorando o processo de identificação de falhas e melhorias.

Como ocorre com qualquer divisão ou setor de uma empresa, o uso estratégico dos dados é sempre um ativo relevante, que aumenta a competitividade e otimiza os processos internos. Com os indicadores recebidos, até o planejamento financeiro se tornará mais previsível, o que é extremamente saudável para quem anseia pelo sucesso em curto, médio e longo prazos!

Como você pôde ver, um bom sistema de telemetria na gestão de frotas pode ser fundamental para a sua frota, ajudando na sua tomada de decisões e fazem com que os veículos sejam utilizados sempre da melhor maneira possível!

Gostou de aprender mais sobre a telemetria na gestão de frotas? Quer contar com o ALD Profleet? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!