Blog Mobilidade

20jun
2022

Veículos utilitários elétricos: por que e como investir em sustentabilidade?

Veículos utilitários elétricos: por que e como investir em sustentabilidade?

Não há dúvidas da importância de uma frota de veículos utilitários para uma empresa que trabalha com entregas. Quando pensamos em frota hoje, o tema sustentabilidade é inevitável, e a jornada por uma frota mais eco-friendly possível. É algo essencial na agenda de todo gestor. Mas você sabe de verdade o que significa isso e por que é importante?

Ainda que você entenda sobre o assunto, aumentar o conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Dessa forma, preparamos um artigo fundamental para esse mindset. Confira!


O que são veículos utilitários do tipo eco-friendly?

Ser eco-friendly significa ser amigável ao meio ambiente. Ou seja, ser sustentável, “verde”, ecológico e consciente.

Para assumir esse modelo sustentável, a indústria automotiva precisa fundamentalmente investir em modelos elétricos e os veículos utilitários não fogem a essa linha.

Daí surgem empresas com soluções de frotas inteligentes como a de veículos leves e elétricos para otimizar sua gestão, aumentar a tecnologia e ter um serviço compatível com a cobrança de sustentabilidade que o mercado está cobrando.

Por que o futuro da mobilidade é elétrico?

Uma das maiores expertises de um gestor é transformar o futuro em presente. Então, quando falamos de futuro da indústria automotiva, nos referimos a veículos 100% elétricos.

As empresas são as maiores influenciadoras em nossa sociedade para inclusão dos veículos elétricos no dia a dia das estradas, são verdadeiras incentivadoras do “switch on” (transição para o elétrico). A realidade dos veículos elétricos ainda não é tão acessível para grande parcela da sociedade, sendo assim, o papel de pioneira está cada vez mais sendo abraçado pelas companhias com frota, e não pelo público em geral.

Cada gestor de frota em sua busca por uma gestão mais verde, tem o poder em suas mãos de levar essa consciência para alta gestão, afim de buscar soluções para eletrificação da frota.

Por que os veículos elétricos ajudam a compensar as emissões de CO2? E como os a combustão podem ajudar?

Vamos deixar a pergunta anterior como reflexão e prestemos atenção em mais mais um ponto fundamental que um veículo utilitário precisa apresentar para ser considerado sustentável, que é a
emissão de carbono.

Um dos principais inimigos do meio ambiente é a alta emissão de gás carbônico pelos veículos. Também conhecido como dióxido de carbono, esse composto químico provoca desequilíbrios como o efeito estufa no planeta. Aderir ou mudar sua frota de utilitários para elétrica é uma das maneiras mais rápidas de evitar a emissão de gás carbônico.

Se por acaso não for possível ter toda frota elétrica, é fundamental que o gestor de frotas tenha um programa inteligente como o ALD Carbon Free - CO2, onde há um mecanismo para realizar doações para o plantio de árvores em quantidades compatíveis à absorção de CO2.

Qual a importância de ter uma frota considerada verde?

Já deu para notar que investir em uma solução de frota considerada verde não é apenas uma atitude responsável. Por trás de uma ação como essa é possível obter diversas vantagens diretas e indiretas. Veja agora algumas das principais.

Marketing Positivo

Ter uma frota verde não deixa de ser uma excelente ferramenta de marketing para o negócio. Há várias ações positivas que impactam em visibilidade e atratividade como:

  • adesivação de logos nos veículos;
  • respeito ao meio ambiente visível ao público; e
  • sistema de transporte limpo.

Tudo isso pode ser proporcionado por uma frota de utilitários eco-friendly. Dessa forma, todo o investimento pode ser facilmente compensado pelos impactos positivos da iniciativa sustentável.

Reputação da Marca

A reputação segue a mesma linha de visibilidade e atratividade, só que em relação ao nome do negócio. Hoje a sociedade de forma geral tende a valorizar muito mais as empresas com iniciativas sustentáveis.

Nesse sentido, o investimento em frotas de veículos utilitários eco-friendly são cruciais para a imagem do negócio, impondo uma perspectiva muito mais positiva aos seus envolvidos.

Consciência Ambiental

A consciência ambiental é mais um dos pontos ótimos dos veículos utilitários eco-friendly. Isso impacta principalmente o meio ambiente, mas há uma preocupação jurídica em torno do tema.

Cada vez mais, há uma mobilização para legislar e regular a responsabilidade ambiental das empresas. Por isso, é muito importante que o gestor se antecipe a isso e assuma práticas sustentáveis desde já.

Como terceirizar uma frota de utilitários eco-friendly?

Não há como negar o preço elevado dos veículos elétricos. A melhor alternativa é contar com a gestão e terceirização de uma empresa inteligente e conectada com a ideia de sustentabilidade.

A ALD sabe disso e oferece a melhor frota de veículos eco-friendly do mercado. Líder mundial em gestão de frotas e presente em mais de 40 países, a ALD é especialista no tema.

A terceirização de frotas funciona como um aluguel de longo prazo que pode variar entre 12 e 48 meses normalmente, isso com diversos serviços inclusos no contrato. Dentre os vários benefícios, destaca-se:

  • Acompanhamento do perfil de uso da frota, desde o primeiro momento de contrato;
  • Ajustes de contrato a medida que é identificado oportunidades ou desvios;
  • Indicadores de performance e financeiros.

Entendeu por que a sustentabilidade é uma questão urgente em sua gestão de frotas? O uso de veículos utilitários elétricos é a resposta central para uma demanda tão importante como essa.
 

Neste conteúdo, você entendeu ainda mais a importância de uma frota de veículos utilitários leves de modelo elétrico ou com programa de compensação de carbono.

Aproveite a oportunidade e conheça um pouco melhor a nossa proposta de veículos utilitários a partir de uma frota comercial leve!

Mobilidade Sustentável

A ALD conta com um super portfólio de produtos e serviços atrelados a sustentabilidade, confira:

  • ALD Carbon Free para compensação de carbono;
  • ALD Smart Drive para aprimorar as técnicas de direção de condutores;
  • ALD Car Sharing para compartilhamento de veículos;
  • ALD Mobility Card para escolher o meio de transporte mais adequado; e
  • ALD Micromobilidade para ampliar a estratégia de mobilidade sustentável.