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24mai
2022

Maio Amarelo: ações de endomarketing para gestão de frota

Maio Amarelo: ações de endomarketing para gestão de frota

O maio amarelo é uma campanha para todo gestor de frota colocar em pratica durante todo o ano. Evitar acidentes no trânsito começa com a conscientização dos condutores. Iremos apresentar nesse conteúdo ações práticas para tornar sua frota mais prudente e responsável por um trânsito seguro. Vamos nessa!

O que é maio amarelo?

O maio amarelo é um movimento para reduzir acidentes de trânsito e aumentar a segurança de tráfego nas ruas. Para isso, há um incentivo geral para que as pessoas possam:

  • assumir condutas positivas;
  • promover debates e discussões sobre o tema;
  • conscientizar e refletir sobre o tema;
  • mobilizar instituições públicas e privadas diversas;
  • educar condutores e pedestres.

Em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou uma nova década de ações positivas para a segurança no trânsito. A iniciativa se transformou em um marco internacional e até hoje as nações utilizam a referência para promover comportamentos educados no trânsito.

O que precisamos evitar?

Segundo o Infosiga SP, 90% dos acidentes de trânsito são causados por distrações humanas. Nesse ponto, é fundamental aumentar a concentração e a atenção nos momentos de condução evitando celulares, maquiagens, manipulação de objetos ou qualquer outro fator que retire a atenção do motorista.

Por que empresas com frota precisam dar atenção a campanha?

Empresas com frota possuem uma responsabilidade ainda maior de conscientizar visto que parte dos seus funcionários – ou talvez todos, possam ser condutores. Veremos a frente que essas ações consideradas de endomarketing (marketing interno) são fundamentais para a preservação da vida dos colaboradores e todos que fazem parte do trânsito. E essas práticas geram:

  • salvam e preservam vidas;
  • maior segurança e bem-estar para colaboradores;
  • redução de custos com acidentes; dentre outros benefícios;
  • mais credibilidade para a empresa.

Como conscientizar a equipe?

O endomarketing é um dos principais instrumentos para conscientização dos colaboradores. São ações positivas para proporcionar um melhor ambiente de trabalho e gerar diversos benefícios, dentre eles, a conscientização de um iniciativa como o maio amarelo. Acompanhe agora algumas das melhores práticas para isso.

Promova o Maio Amarelo

Dê um start na campanha na mente dos colaboradores. Você pode realizar comunicados, enviar e-mails, distribuir cartazes, usar um fórum, um quadro de avisos ou qualquer meio que deixe bem claro que o mês é de conscientização e mudança de mentalidade para um trânsito mais responsável e seguro.

Não deixe de usar também as redes sociais para promover a conscientização e demonstrar a boa conduta da empresa em relação a causas tão importantes como essa. Lembrando também que as atitudes do Maio Amarelo são para o ano todo, então campanhas de segurança da frota devem ser realizadas com frequência.
 

Elabore materiais educativos

Desenvolva cartilhas, folhetos, livretos ou qualquer outro material criativo sobre segurança no trânsito para educar os condutores. Faça com que o conteúdo seja interativo, simples e envolvente para atrair o interesse dos colaboradores, sua equipe de marketing ou agência de propaganda pode ser o responsável em elaborar esse conteúdo.

Garanta que os exemplares sejam acessados facilmente pela rede ou até impressos se aumentar o impacto. O conteúdo precisa ter dados, condutas e comportamentos positivos a serem assumidos pelos condutores.

Ofereça kits e brindes aos colaboradores

Todos nós sabemos que o endomarketing também envolve a motivação do pessoal. Nesse ponto, presentear os colaboradores com pequenas lembranças que remetam ao maio amarelo também pode ser uma excelente estratégia. Algumas ideias para incentivá-los com pequenos itens é oferecer;

  • chaveiros;
  • capas para celular;
  • travesseiros de pescoço;
  • porta retratos;
  • nécessaires; dentre outras alternativas interessantes;
  • Explore o amarelo nas ações.

Sabemos que a cor amarela significa um estado de alerta nas pessoas. E a campanha deve explorar essa sensação nas pessoas. Use fitas, imagens, fotografias, faixas e quaisquer outros elementos que remetam essa cor para promover um ambiente de atenção nos colaboradores.

Você pode usar a criatividade e explorar decorações em amarelo nos espaços da empresa, nos veículos da frota, em uniformes, dentre outras possibilidades.

Treinamentos e workshops para condutores

Realizar treinamentos e workshops é outra maneira de chamar a atenção dos colaboradores sobre a importância do maio amarelo. Nestes eventos, você deverá reforçar ações de prevenção e prudência para evitar acidentes.

Você também pode recorrer a alternativas inteligentes como a ALD oferece. o ALD Smard Drive, por exemplo, é um conjunto de treinamentos que visa aumentar a segurança de condutores e a rentabilidade empresarial. Por meio de benefícios como esse é possível proporcionar:

  • direção mais responsável e consciente;
  • redução de custos com combustíveis;
  • manutenção corretiva;
  • redução de sinistros; e
  • diminuição de emissão de poluentes.

Além disso, palestras também podem ser exploradas para compartilhar situações reais, vídeos, imagens e qualquer conteúdo informativo sobre os riscos de uma condução irresponsável.

Incentive checklists de segurança

Outra importante prática é elaborar pequenos checklists e compartilhar com os condutores no sentido de evitar problemas e sinistros de trânsitos. Ações simples podem ser fundamentais para eliminar imprevistos como:

  • conferência de freios;
  • calibragem frequente de pneus;
  • observação se os pneus estão desgastados (carecas);
  • verificação de funcionamento de faróis;
  • conferência recorrente de água e óleo;
  • verificação do funcionamento correto do cinto de segurança; dentre outras práticas.

Estabeleça metas e engaje

E se você está realizando a primeira campanha é bom levantar o que ocorreu de sinistro até o momento e estipular ações positivas de redução ou eliminação desses desafios.

Neste conteúdo você compreendeu como levar a consciência do maio amarelo o ano todo para seus condutores com as melhores práticas de endomarketing.

Juntos vamos construir um trânsito mais seguro, prudente e responsável, conte com a ALD Automotive e continue seguindo as publicações do Blog Mobilidade, são feitas pensadas para você!