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29dez
2023

Do Custo ao Desempenho: KPIs indispensáveis para sua frota

Do Custo ao Desempenho: KPIs indispensáveis para sua frota

O gestor de frota precisa administrar diversos aspectos e fatores relacionados aos veículos e aos condutores de sua empresa e para isso, pode-se definir diferentes tipos de KPI.

Esses indicadores são grandes aliados nas tomadas de decisão. Afinal, mostram de uma forma precisa o cenário da frota, facilitando o trabalho do gestor. Por isso, é interessante que você também conheça os KPIs da gestão de frota.

Neste artigo, trazemos as informações que você precisa saber sobre o assunto. Então, continue lendo e entenda o conceito de KPI, quais são os principais utilizados na gestão de frota, porque é preciso definir esses indicadores e como eles podem ser analisados.
 



O que é KPI?

KPI é a sigla para Key Performance Indicators, ou seja, são os indicadores-chave de desempenho utilizados por empresas de todos os setores. Existem os mais variados tipos, definidos conforme a necessidade e os objetivos de cada negócio.

Um KPI permite mensurar o nível de desempenho ou de sucesso em relação a um determinado processo, ou estratégia da empresa. É também uma forma de metrificar, por exemplo, a eficiência de certa operação.
 


Quais são os principais KPIs da gestão de frota?

Com a definição de KPIs, o gestor de frota consegue estabelecer estratégias mais eficazes. Isso porque eles permitem acompanhar e gerenciar com eficiência aspectos específicos dos veículos, da performance deles, dos custos, entre outros.

É interessante que os KPIs sejam definidos e mensurados antes da implementação de uma estratégia. Após a adoção dela, é fundamental calcular mais uma vez esses indicadores para observar a eficácia da medida implementada.

Podemos melhorar os KPIs, por exemplo, por meio da terceirização de frota. A parceria com uma empresa especialista contribui significativamente para a redução de custos e a maior eficiência na hora de gerenciar os veículos.

Existem muitos tipos de KPI para gestão de frotas, e você pode adotar vários deles conforme aquilo que fizer mais sentido para a sua estratégia ou objetivos. A seguir, apresentamos alguns indicadores que os gestores mais utilizam.



KPIs gerais de sua frota

Ter uma visão geral de sua frota é imprescindível para a identificação de pontos de melhoria e oportunidades envolvendo tópicos que passam muitas vezes despercebidos.

Total de veículos na frota

Mostra a quantidade atual de veículos sob gestão, permitindo planejar aquisições ou desativações para otimizar custos e operações.

 Idade média dos veículos / envelhecimento da frota

Indica a atualidade e potencial obsolescência dos veículos, podendo influenciar decisões de renovação e dando uma melhor visão a respeito dos custos de manutenção e consumo.

Quilometragem média por veículo

Revela a utilização real de cada veículo, auxiliando na programação de manutenções e na avaliação da eficiência das rotas, além de estar diretamente conectada com a depreciação dos veículos.

Custo de depreciação dos veículos próprios

Quantifica a perda de valor dos veículos ao longo do tempo, influenciando decisões de venda, troca ou renovação da frota. Este é um importante indicador para se avaliar em uma estratégia de terceirização da frota e Sales & Leaseback.

 


KPIs de Manutenção e Sinistros

Permitem ao gestor controlar aspectos relacionados à mecânica e à conservação dos veículos, assim como as manutenções recebidas por eles e os custos envolvidos.

SLA de aprovação dos orçamentos

Mede o tempo médio para aprovar orçamentos, indicando a eficiência do processo decisório e possíveis gargalos na cadeia de aprovações.

Tempo de imobilização dos veículos em oficinas

Quantifica o período que veículos ficam inativos em oficinas, revelando eficiência de serviços de manutenção e reparos de sinistros.

Desgaste prematuro de peças e pneus

Indica a vida útil das peças em relação ao esperado, sinalizando possíveis problemas de qualidade, uso inadequado ou necessidade de treinamentos para os condutores.

Custos com avarias e manutenções não previstas

Revela gastos não planejados com manutenções e avarias, auxiliando na previsão de orçamentos e identificação de áreas de risco ou veículos problemáticos.

Sinistralidade própria da frota

Mede a frequência de acidentes e avarias na frota com relação ao volume total de veículos, gerando uma análise de aumento ou diminuição das ocorrências entre meses. Este KPI pode indicar a necessidade de revisões em políticas de segurança e treinamentos para condutores.

KPIs de Infrações de Trânsito

São KPIs essenciais para a empresa responsável pela terceirização de frota e para o gestor que administra os veículos por conta própria. Afinal, apontam as ocorrências e ainda os custos que a empresa tem com as penalizações.

Incidência de multas

É um KPI que envolve a frota em sua totalidade, mostrando para o gestor a incidência de multas que a empresa sofre.

Custos com multas por mês

Com este indicador, o gestor tem uma visão geral de todos os custos que a frota está gerando com as multas sofridas dentro de um mês. Também pode ser utilizado em um período maior.

Multas por veículo

Este KPI apresenta a frequência das infrações que incidem em cada um dos veículos da frota.

Multas por condutor

Assim como é possível monitorar os veículos, o gestor de frota pode utilizar um KPI para conferir a quantidade de multas que cada condutor recebe.

 

KPIs de abastecimento

Esses indicadores trazem dados e informações importantes relacionados ao combustível utilizado pela frota.

Consumo por veículo

É um cálculo importante que indica a quantidade de combustível consumida por cada um dos veículos.

Gastos totais com combustível

Este é um indicador geral que mostra para o gestor o total de gastos que a frota tem com combustível em um determinado período.

Desempenho médio da frota (km/l)

Mais um indicador médio que informa qual é o desempenho da frota considerando a quilometragem por litro.



Por que é preciso definir e acompanhar os KPIs?

Não existe uma regra para a definição de KPIs na gestão de frota. O gestor pode estabelecer os indicadores que farão sentido para sua estratégia, contribuindo para monitorar aspectos que impactam diretamente no desempenho da frota e na eficiência do seu próprio trabalho.

O mais importante é que exista um monitoramento. Isso porque definir e acompanhar KPIs ajuda o gestor na hora de tomar decisões. Ele consegue ter uma visão precisa de tudo aquilo que acontece com a frota, dos desafios ainda enfrentados e das melhorias que podem ser feitas.

Com base nas informações indicadas pelos KPIs, consegue estabelecer as melhores medidas para alcançar determinados objetivos. Assim, aumenta cada vez mais a eficiência, o desempenho e a produtividade.

 


Como analisar os KPIs da gestão de frota?

Primeiro, é preciso definir quais KPIs serão monitorados. Isso pode ser feito com base em aspectos que o gestor identifica que precisam de melhorias, ou então pode se basear em objetivos que pretende alcançar, como maior performance, melhoria na experiência dos colaboradores da empresa ou redução de custos com manutenção.

O acompanhamento dos KPIs depende dos dados colhidos pelo gestor. Logo, é essencial utilizar uma ferramenta que registre diferentes aspectos da frota. O My ALD Manager é uma solução tecnológica para auxiliar na gestão da sua frota. Com ele, você poderá administrar a quantidade de veículos da frota, as multas, controlar manutenções, entre outros benefícios. A plataforma My ALD Manager pode ter módulos distintos a cada contrato.

Atualmente, negócios de todos os setores têm baseado suas decisões e estratégias em dados. Logo, os indicadores-chave são grandes aliados em qualquer ramo de atuação. Sendo assim, o uso de KPIs na gestão de frota também é fundamental, já que pode contribuir para a otimização do trabalho do gestor e ainda promover os melhores resultados para a empresa em sua totalidade, aumentando sua competitividade.

Quer saber mais? Entre em contato pelo e-mail contato.comercial@aldautomotive.com para descobrir mais como a ALD Automotive pode ser seu parceiro na gestão e terceirização de frota.