Blog Mobilidade

02ago
2022

Veículos Utilitários – O que é, tipos e como escolher o melhor para sua frota

Veículos Utilitários – O que é, tipos e como escolher o melhor para sua frota

Veículos utilitários, inclusive os elétricos, podem gerar um bom diferencial competitivo e permitir uma operação muito mais eficiente e econômica. Além disso, vale ressaltar que o mercado atual vem oferecendo um número considerável de boas opções disponíveis. Continue sua leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema!
 

O que é um veículo utilitário?

De maneira resumida, podemos dizer que um veículo utilitário é aquele que permite não apenas o transporte de pessoas, como também de cargas mais robustas do que um modelo comum

Nos dias de hoje, existem distintas nomenclaturas para classificar esses automóveis quanto ao modelo e principal utilidade, mas os veículos utilitários podem ser considerados como uma espécie de mix de automóvel de trabalho e passeio. Por isso, as empresas estão incluindo tal opção em suas frotas para os condutores que trafegam com cargo, trazendo mais dinâmica na logística.

Quais as principais características de um veículo utilitário?

Um veículo utilitário tem algumas diferenças relevantes, como a altura mais elevada da carroceria, que ajuda na visão do condutor e auxilia no controle da direção.

Além disso, a configuração interna possibilita não apenas a transporte de pessoas, como também de cargas e encomendas, servindo para os serviços logísticos de muitas empresas. Eventualmente, os bancos podem ser rebatidos ou até retirados para ganhar espaço, ampliando sua versatilidade mesmo sem a utilização de caçambas. 

Quais são os principais tipos de veículo utilitário?

Você já está familiarizado com o conceito e descobriu quais são as principais características de um veículo utilitário, chegou a hora de falarmos sobre os tipos disponíveis. Como dissemos, o mercado atual é repleto de alternativas, tornando mais simples achar uma opção que se encaixe nas demandas do seu negócio. Acompanhe.

Utilitários tradicionais “fechados"

Os utilitários tradicionais são essenciais para empresas que desejam contar com uma frota de maior capacidade de entregas. O seu foco principal é o transporte de cargas. Por isso, costumam ser potentes e têm um desempenho diferenciado.

Via de regra, mesmo com a performance mais pujante, são muito seguros, até por terem uma estrutura mais robusta. Alguns modelos, como os furgões, são projetados para carregarem ainda mais peso. Para quem precisa deslocar materiais pesados são uma escolha certeira.

Utilitários leves “abertos”

Não dá para falar em principais tipos de veículos utilitários sem falar nos modelos leves, também conhecidos como “esportivos”. Eles são essenciais para empresas que desejam contar com uma frota comercial leve e, na maioria das vezes, sua grande diferença para os veículos comuns está na caçamba, com grande capacidade de carga. 

Eles carregam objetos grandes e pesados sem maiores problemas, têm bom conforto interno e tecnologia. Algumas dessas picapes, inclusive, costumam figurar na relação de mais vendidos do Brasil.

VUC (Veículo Urbano de Carga)

A sigla VUC, que significa Veículo Urbano de Carga, é outro dos principais tipos de veículos utilitários disponíveis no Brasil. Via de regra, foram adaptados para fazer entregas dentro das cidades, transportando até mais de uma tonelada. Lembre-se que cada cidade tem suas regras de restrição e vale pesquisar para saber se há alguma regulamentação específica sobre o tema.

Um ponto curioso é que as carrocerias utilizadas podem variar, sendo as mais comuns as versões de baú, refrigerado e frigorífico. Por ter eixo na frente e atrás, a distribuição do peso fica mais adequada, causando menos danos ao asfalto das vias e permitindo uma circulação mais ágil, mesmo em centros urbanos com vias estreitas.

Utlitários Elétricos

O futuro é elétrico e as empresas são as maiores influenciadoras em nossa sociedade para inclusão dos veículos elétricos no dia a dia das estradas, são verdadeiras incentivadoras do “switch on” (transição para o elétrico). A realidade dos veículos elétricos ainda não é tão acessível para grande parcela da sociedade, sendo assim, o papel de pioneira está cada vez mais sendo abraçado pelas companhias com frota, e não pelo público em geral.

Cada gestor de frota em sua busca por uma gestão mais verde, tem o poder em suas mãos de levar essa consciência para alta gestão, afim de buscar soluções para eletrificação da frota de utilitários.
 

Quais são os benefícios de contar com utilitários na frota?

Se você está pensando em implantar uma frota comercial leve para realizar a logística das mercadorias da sua empresa, não há dúvidas de que os utilitários podem ser a melhor alternativa. Porém, caso você ainda esteja em dúvida sobre isso, separamos alguns benefícios relevantes que o seu negócio pode experimentar ao contar com tal diferencial. Veja:

Agilidade para circular na cidade

Um dos benefícios de contar com utilitários na frota é que eles oferecem grande agilidade para circular na cidade, o que é um desafio para muitas empresas. Com caminhões maiores, por exemplo, qualquer operação logística demanda grande trabalho e tem maiores possibilidades de contratempos, exigindo vagas imensas e até a interrupção do trânsito.

Já com um veículo utilitário, isso não ocorre. Seus atributos de versatilidade e facilidade de uso mostram que ele é um ativo importante na rotina para o transporte de cargas. Seja para carregar encomendas, realizar mudanças ou qualquer outro trabalho, os utilitários são uma garantia de eficiência.

Geração de marketing espontâneo

Nos dias de hoje, empresas de qualquer segmento do mercado precisam apostar em ações de marketing, como uma maneira de ficar à frente da concorrência. Por isso, quando você conta com sua frota de veículos leves elétricos ou atrelados a programas de compensação de CO2, isso é feito de forma espontânea, tanto pela prestação mais eco-friendly do trabalho quanto pela possibilidade de circular com a imagem da marca estampadas nos veículos.

E se você decidir terceirizar os veículos utilitários da sua frota, pode ser uma atitude muito vantajosa. A terceirização permitirá renovações mais rápidas nos utilitários, fazendo com que sua empresa esteja quase sempre com a frota nova, projetando uma ideia de alto profissionalismo, possibilitando uma relação mais duradoura, produtiva e pessoal com seus clientes.

Grande potencial de economia

Uma vez que os veículos utilitários leves são bem menos complexos e robustos do que grandes caminhões, por exemplo, os seus custos de conservação e manutenção são, naturalmente, bem mais discretos. isso inclui todos os aspectos, desde a troca de peças, reposição de óleo, lavagem, substituição de componentes e assim por diante.

Como se não bastasse, a questão dos combustíveis também é bem mais vantajosa em relação aos modelos de grande porte, e a longo prazo com gastos de empresas que possam terceirizar suas entregas.

Versatilidade de utilizações possíveis 

Não podemos falar nas vantagens de contar com uma frota comercial leve na sua empresa sem ressaltar a versatilidade de utilizações possíveis. Um utilitário, como definimos anteriormente, é marcado exatamente por ser multifacetado e multifuncional, sendo perfeitos para trabalhos menos robustos, que não exigem o uso de um caminhão.

Eles se encaixam em qualquer via ou ruas pequenas, não exigindo nenhum transtorno ou mudanças no trânsito. Além disso, se você precisar direcionar seus colaboradores para um serviço, eles cumprem a tarefa sem dificuldades. Com isso, você eleva suas chances de realizar diversas tarefas em um único dia, o que tende a gerar economia e incrementar a renda do seu negócio.

Como escolher um utilitário para uma frota de comercial leve?

Agora que você já conhece as diversas vantagens dos utilitários, e sabe que não dá para escolher de qualquer maneira, separamos algumas dicas muito úteis para formação da sua frota. Confira.

Comece com um bom planejamento

O primeiro passo para escolher um veículo utilitário para uma frota de comercial leve consiste em fazer um bom planejamento. Afinal, não dá para pensar em novas despesas sem compreender como anda seu fluxo de caixa, seu orçamento e, principalmente, as necessidades do negócio em relação à logística, atendimento ao cliente e transporte de pessoas.

Antes de mais nada, é preciso compreender as razões para optar por esses modelos, pela aquisição ou terceirização, pensando na melhor solução para seu ramo de atuação. Em última instância, uma boa análise pode identificar oportunidades e abrir a possibilidade de redução de custos, além de aprimoramento na sua prestação de serviços.

Entenda as necessidades da empresa

Depois de começar com um bom planejamento e colocar os dados da sua análise no papel, você pode partir para a próxima etapa, que é uma avaliação propriamente dita das necessidades da sua empresa. Para que você deseja um veículo utilitário? Transportar cargas? Fazer entregas? Ou tudo isso junto?

Por mais que os veículos utilitários sejam um tipo específico de produto, existem aqueles que são mais ou menos adequados para cada função. Além disso, não se esqueça que alguns deles podem ser customizados, com a instalação de baús, refrigeradores, entre outros. Também existem os modelos de uso misto, que são bem econômicos e compactos.

Verifique onde os veículos circularão

Não basta apenas verificar as necessidades da empresa na hora de escolher um utilitário. É preciso, entre outras coisas, identificar as características da cidade, verificando onde os veículos circularão. Dessa forma, é possível direcionar a compra ou locação, focando nos modelos que estejam em sintonia com as vias e ruas do lugar.

Pode parecer uma algo simples, mas o fato é que isso faz toda a diferença para o desempenho e economia. Via de regra, as áreas urbanas não permitem o desenvolvimento de grandes velocidades e podem contar com espaços bem diminutos, nos quais só dá para prestar o serviço com um esportivo ou picape leve.

Realize uma avaliação de despesas

Que tal colocar na ponta do papel os principais custos que você terá com a operação de uma frota? Com isso, você ganha maior embasamento para a tomada de decisão, definindo quais as melhores opções para a sua empresa. No entanto, é preciso ter em mente gastos com a manutenção, seguro e preço de aquisição do veículo.

Saiba mais: Frota Própria X Terceirizada, qual é a mais vantajosa?

Outro ponto que não pode ser menosprezado nos dias de hoje é o consumo de combustível, que pode ser um baque no fluxo de caixa de qualquer organização. Felizmente, muitos utilitários são econômicos, mas isso requer um pouco de estudo e pesquisa.

Um veículo novo, normalmente, consome menos combustível, em função de possuir uma tecnologia mais avançada ou pelo fato de não ter peças desgastadas, oposto com filtros sujos e pneus desalinhados, como de alguns veículos usados.

Dessa forma, no site do Inmetro, você pode verificar o consumo dos veículos da mesma categoria e fazer uma comparação entre eles. Simultaneamente, confira se existe algum modelo de veículo da mesma categoria que você procura e que tenha um consumo menor e possibilite reduzir as despesas. Lembre-se também, de que o ar condicionado é um dos fatores para o maior gasto de combustível, visto que aumenta em 10%, em média, o consumo.

Analise o ano do carro de fabricação

Alguns gestores não dão tanta atenção ao ano de fabricação de um veículo, observando mais o estado de conservação e as revisões realizadas. Embora isso não deixe de ser uma estratégia, o fato é que utilitários são utilizados para serviços severos e, mesmo com todo o cuidado do mundo, suas peças vão sofrendo desgaste.

Por mais que talvez possamos achar que modelos novos implicam em um custo muito mais alto, o custo-benefício sempre acaba compensando. Eles consomem menos combustível, em função de possuírem uma tecnologia mais moderna, peças intactas, filtros limpos e pneus alinhados. Como uma das maiores vantagens de se terceirizar a frota de utilitários, é saber que todas essas importantes questões serão administradas pela ALD Automotive, que irá garantir para o seu negócio os veículos mais ideais.

Agora você já sabe os diferentes tipos de veículo utilitários e como escolher o melhor para sua frota. Porém, como a aquisição nem sempre é uma escolha ideal, ou a escolha ideal para sua frota, a terceirização pode ser uma excelente solução.

Gostou de aprender mais sobre veículos utilitário? Quer contar com uma solução perfeita para seu negócio? Então, entre em contato conosco e conheça o serviço ALD LCV Utilitários!