Blog Mobilidade

13dez
2023

Economia de combustível na frota: checklist estratégico para controlar e reduzir custos

Economia de combustível na frota: checklist estratégico para controlar e reduzir custos

Os recursos destinados ao abastecimento representam uma parcela significativa dos gastos das frotas de veículos. Nesse sentido, é fundamental desenvolver boas estratégias de gestão visando a economia desses valores e preservação da saúde financeira do negócio.

Para que isso ocorra de maneira satisfatória, trazendo resultados, sobretudo a longo prazo, é preciso que as empesas e os condutores adotem práticas sustentáveis e voltadas para a economia.

Pensando nisso, criamos este artigo que abordará a importância da economia de combustível, apresentando um checklist estratégico para controlar e reduzir os seus custos.
 

No que consiste o gerenciamento de combustível?

O gerenciamento de combustível visa a adoção de práticas voltadas para a economia dos gastos de combustíveis sem, no entanto, prescindir da sua qualidade.

Dessa forma, essa gestão compreende atividades de controle e otimização das despesas desde a compra. Atentar-se para essa questão, é, essencialmente, saber gerir os aspectos financeiros do negócio, já que investimentos em combustíveis constituem parte importante dos seus gastos.

Além disso, a racionalização de combustível também inclui o desenvolvimento de estratégias voltadas para a minimização do seu impacto no meio ambiente. Isso inclui a adoção de tecnologias e normas que devem ser utilizadas tanto pelos condutores, quanto pela gestão.

 

Qual a importância do gerenciamento de custos de combustível?

O gerenciamento e controle de custos de combustíveis tem impactos importantes para as empresas com frota, veja alguns deles:

  • Melhora o TCO: uma vez que o Total Cost of Ownership (Custo Total de Propriedade) depende diretamente do uso de combustível, promover a sua economia colabora para um TCO melhor e uma gestão de frotas mais saudável;
  • Vantagem Competitiva: a redução dos custos com combustível possibilita a oferta de preços mais competitivos, uma vez que minimizam as despesas nas operações. Isso impacta diretamente na satisfação do cliente e no destaque da empresa no mercado;
  • Promoção da sustentabilidade: hoje é essencial que as empresas adotem práticas que minimizem o seu impacto no meio ambiente. Assim, priorizar a eficiência do combustível, bem como a redução das emissões de gases nocivos à atmosfera, denota uma preocupação com o meio em que atua, algo fundamental para a sua imagem;
     



Como realizar a economia de combustível?

O desenvolvimento de políticas de racionalização de combustível pode apresentar diversos benefícios para as empresas que tenham frota. Nesse sentido, a realização de um controle de consumo é o primeiro passo para a elaboração de estratégias que apresentem resultados significativos. Confira, a seguir, como realizar um eficaz gerenciamento de combustível:

Realize análise e controle da frota

Uma análise a fim de conhecer melhor a frota e os condutores é fundamental para compreender a respeito do consumo do combustível. A partir desse trabalho, será possível promover um planejamento mais estruturado e embasado na realidade do negócio, além de padronizar a frota buscando maior facilidade para controlar o consumo e realizar uma gestão eficaz.

Entender o consumo médio de cada modelo que está presente em sua frota e os desvios te dará insights importantes a respeito de ações possíveis a serem tomadas. Além disso, entender diferenças de preço praticados nas regiões mais utilizadas pode também ajudar em reorientações aos times.

Manutenções preventivas nos veículos

Manutenções preventivas conseguem proporcionar o máximo de aproveitamento do veículo e impedem gastos excessivos com consertos mais complexos. Trata-se de um trabalho voltado para identificar previamente falhas que podem comprometer a médio e longo prazo o funcionamento do veículo ou acarretarem uma demanda maior de combustível.

Ainda, a revisão visa preservar a vida dos condutores e garantir o funcionamento integral da frota, impedindo desfalques que impactem a logística do negócio.
 

Verificação da condições dos pneus

Pouca gente sabe, mas as condições do pneu do veículo tem impacto no consumo de combustíveis. A baixa pressão ocasionada pela falta de calibragem ou desgastes nesses itens faz com que a resistência ao rolamento se eleve, resultando em uma sobrecarga do motor, que precisará de mais combustível.

Apesar de ser uma ação básica, de fácil execução, atentar-se às condições dos pneus pelas empresas e condutores proporciona um melhor controle de combustível, trazendo maior economia na frota.

Efetuar o abastecimento em postos confiáveis

Combustíveis adulterados ou de baixa qualidade podem trazer diversos problemas para os veículos. Os transtornos podem incluir desde aumento do consumo do combustível até a deterioração de peças importantes para o seu funcionamento, acarretando custos significativos.

Assim, para que problemas como esse não ocorram, é imprescindível abastecer apenas em postos confiáveis. Para tanto, será necessário elaborar uma lista com aqueles que a frota já teve uma boa experiência, e também com os indicados pelos condutores, levando sempre em consideração o custo-benefício.

Acompanhe a quilometragem dos veículos

Outra prática importante na racionalização de combustível é o acompanhamento da quilometragem e o monitoramento da rota. Realizando esse trabalho, é possível ter melhor planejamento dos gastos de combustível considerando o veículo, o condutor e a distância percorrida e, a partir daí, promover um melhor planejamento de frotas e uma análise do desempenho de cada veículo.

Invista na capacitação dos condutores

Um condutor capacitado consegue oferecer uma maior produtividade e melhorar os serviços de um negócio. Além disso, quando um condutor recebe uma qualificação adequada e voltada para as normas e políticas de economia da empresa, consegue eliminar maus hábitos e utilizará os veículos eficientemente.

Assim, a promoção de treinamentos, palestras e reuniões sobre atualizações, é fundamental para os condutores poderem identificar falhas nos veículos e sigam as práticas estabelecidas que visam a economia do combustível. Acelerações e frenagens bruscas, além de inseguras, aumentam o consumo dos veículos.

empresas com frota. Assim como, controlar o consumo dos combustíveis causa também benefícios para o meio ambiente, ao mesmo tempo, em que fortalece a imagem da empresa, uma vez que busca meios de minimizar os impactos ambientais.

A seguir, apresentaremos algumas ações que promovem a sustentabilidade na frota, que resultarão em excelentes benefícios para a empresa e para o meio ambiente.

Combustíveis mais limpos

A avaliação dos veículos da frota é parte fundamental na escolha do combustível a ser utilizado, visando boas práticas de sustentabilidade. A utilização de um combustível não compatível com o veículo pode trazer danos ao motor. Assim, é preciso verificar quais são os veículos que podem rodar com as diversas opções de combustível e, baseando-se nessa informação, realizar a adequação.
Hoje, podemos pensar em diversas alternativas menos danosas ao meio ambiente, como o etanol, facilmente encontrado nos postos pelo país. Além disso, o etanol muitas vezes pode ser mais econômico do que a gasolina.


Escolha das rotas

Geralmente, existem diversos trajetos para se chegar em um destino. Desenvolver planos inteligentes de rota que preze pela redução da queima do combustível é um método simples e eficaz de promover a sustentabilidade da sua frota. Menos trânsito significa menos combustível utilizado.

É importante lembrar que uma rota inteligente não é necessariamente a mais curta. Sabemos que muitos fatores podem influenciar no percurso, como o tráfego, as condições das ruas e avenidas, a segurança dos bairros e outros que precisam ser considerados nessa estratégia.

Inclusão dos condutores na educação socioambiental

Uma gestão de frota sustentável precisa incluir os condutores para ser eficaz e se tornar parte da cultura da empresa. Portanto, é essencial que os condutores entendam a importância do seu trabalho no processo, bem como a relevância dessas práticas.

Assim, é essencial a promoção de reuniões e palestras que abordem a inspeção, identificação de problemas, políticas de sustentabilidade, condução responsável, entre outros temas. Desse modo, os colaboradores ficarão motivados e atualizados sobre as condutas a serem adotadas no cotidiano das operações.

Legislações e tratados

Conhecer pontos importantes da legislação brasileira e os tratados internacionais que tratam sobre a sustentabilidade é muito importante para a elaboração de políticas e metas em uma empresa com frota de veículos. Mais do que cumprir a lei, é importante adotar medidas que reduzam o impacto da organização sobre o meio ambiente.

No Pacto Global, por exemplo, é trazido o conceito de “ESG”, sigla para a expressão “Ambiental, Social e Governança”, cujo principal objetivo é incentivar ações de responsabilidade ambiental na frota, considerando esses pilares. Desse modo, a empresa poderá promover a sustentabilidade de maneira mais consistente.

Cartão de Abastecimento

O Cartão de Abastecimento ALD Combustível é um meio de pagamento para despesas de combustível. O ALD Combustível também provê informações detalhadas sobre o desempenho da frota se baseando nos dados de abastecimento.Veja outras vantagens:

  • Centralização do serviço: ALD é o único fornecedor e promove o serviço com excelência;
  • Controle das operações: maior controle do faturamento e dos gastos;
  • Praticidade e objetividade: não será mais necessário a política de reembolso;
  • Pagamento descomplicado: totalmente digital, oferecendo ao condutor o controle dos gastos online.
  • Grande rede credenciada: disponível em rodovias com pedágios, principais estacionamentos, aeroportos e centros comerciais.

Em uma empresa com frota de carro, os gastos com combustíveis podem ser elevados. Por isso, é imprescindível elaborar soluções voltadas para a redução de custos com combustíveis, visando uma manutenção na saúde financeira do negócio. Nesse sentido, para que as políticas de economia possam surtir efeitos, é necessário incluir todos os colaboradores no processo, até que as práticas se tornem parte da cultura da organização.

Para que esse trabalho possa ser realizado da melhor maneira, é fundamental contarmos com parceiros comprometidos com os objetivos da empresa e que disponibilizem alternativas modernas e criativas.

Que saber mais sobre a ALD Automotive? Fale com um consultor através do e-mail contato.comercial@aldautomotive.com