Blog Mobilidade

18set
2023

ALD | LeasePlan divulga plano estratégico e objetivos financeiros para 2026

ALD | LeasePlan divulga plano estratégico e objetivos financeiros para 2026

A ALD | LeasePlan lança hoje seu novo plano estratégico “PowerUP 2026”.

No dia 21 de setembro de 2023 em Paris, Tim Albertsen, o Presidente, e a equipe de gestão apresentaram uma visão detalhada das ambições e principais objetivos estratégicos operacionais e financeiros da ALD | LeasePlan.


Plano estratégico “PowerUP 2026”

O plano estratégico “PowerUP 2026” surge na sequência da recente concretização da aquisição da LeasePlan, em 22 de maio de 2023, que estabeleceu a posição de liderança da ALD | LeasePlan no setor da mobilidade, muito à frente das ambições informadas no plano estratégico anterior, o “Move 2025”.

A ALD | LeasePlan ocupa atualmente o primeiro lugar no mundo em leasing de automóveis multimarca e multicanal e o primeiro lugar em 29 países. Oferecendo os produtos mais e inovadores e de maior valor para clientes de todos os segmentos. Operando uma frota total de 3,4 milhões veículos1 desde 30 de junho de 2023, o dobro do tamanho do seu concorrente mais próximo. A ALD | LeasePlan detém a maior frota multimarca de Veículos Elétricos (VE) do mundo, com 428 mil veículos, o que reflete seu papel de liderança na transição para a mobilidade sustentável.

O setor da mobilidade encontra-se em um momento de um crescimento forte e estrutural, impulsionado por megatendências de longo prazo:

• Espera-se que a transição estrutural de posse para usabilidade (como serviço) acelere, elevando o mercado europeu de 4,9 milhões de veículos em 2021 para 9,5 milhões de veículos em 2030, ou seja, um aumento de 7,7% CAGR [taxa de crescimento anual composta] em comparação com 2021. Espera-se que todos os segmentos de clientes cresçam, com destaque para o mercado de consumo2;

• A demanda por eletrificação também deverá acelerar, com uma expectativa de que aproximadamente 70% dos novos automóveis de passageiros e veículos comerciais leves sejam elétricos na Europa até 20303;

• A crescente digitalização, os ecossistemas emergentes e a evolução da concorrência estão criando novas oportunidades de crescimento.

Nesse contexto, a combinação entre sua liderança indiscutível, uma poderosa plataforma operacional global e um sólido perfil financeiro proporcionam uma posição única à ALD | LeasePlan para criar valor na indústria da mobilidade.

Com o “PowerUP 2026”, a ALD | LeasePlan aproveitará o poder da liderança para moldar o futuro da mobilidade e alcançar a excelência, por meio da execução de um plano estratégico articulado em torno de quatro prioridades: clientes, eficiência operacional, responsabilidade e rentabilidade.


• Clientes

A ALD | LeasePlan planeja lançar uma nova marca até ao fim do ano para criar uma nova identidade poderosa a partir de dois players de grande reputação na indústria.

Será um único player com maior alcance geográfico para atender aos clientese as maiores capacidades de distribuição por meio de mais de 430 parcerias, a ALD | LeasePlan está em melhor posição para atender às necessidades em constante mudança dos clientes.

A ALD | LeasePlan espera que seus ativos rentáveis4 cresçam fortemente em mais de 6%5 de CAGR entre 2023 e 2026, impulsionados por veículos de maior valor (sustentados pela crescente participação de VEs6 na frota financiada) e pela estratégia de crescimento seletivo para alcançar os objetivos de rentabilidade do Grupo. Além disso, o objetivo de atingir 200.000 usuários ativos de sua plataforma MaaS7, lançada em 2022, até 2026, reflete sua forte ambição de liderar a transição para a mobilidade sustentável e ir além da eletrificação, para a MaaS.


Eficiência operacional

A integração eficiente ALD com a LeasePlan está no caminho certo, o que é fundamental para o sucesso da estratégia da ALD | LeasePlan. Conduzida pela melhor equipe de liderança do setor e por pessoas que compartilham a mesma cultura internacional e mentalidade de desempenho.

Os primeiros objetivos do Grupo foram alcançados de acordo com o planejado, permitindo confirmar sinergias anuais de taxa de execução de 440 milhões de euros até 2026, divididas igualmente entre sinergias de aquisições e margens, de um lado, e sinergias de custos, de outro.

A ALD | LeasePlan acredita que parte substancial das sinergias de aquisição resultará na melhoria de preços e de bônus (cerca de 25% do total das sinergias de aquisição provenientes da melhoria de preços e de bônus de veículos), enquanto a orientação e o controle de custos também seriam fortes fontes de sinergias de aquisição.
Com o “PowerUP 2026”, a ALD | LeasePlan desenvolverá a plataforma operacional global expansível mais eficiente e obterá sinergias de custos a partir de melhorias de eficiência nos processos operacionais, economias de custos de TI, bem como economias diretas em gastos, incluindo o capital real. A título de ilustração, o custo de TI por veículo seria reduzido em cerca de 20%, enquanto a relação frota / FTE8 melhoraria 15% em 2026 em comparação com 2022.

Até 2026, a ALD | LeasePlan melhorará sua relação custo / benefício (excluindo resultados de vendas de automóveis usados) de 56%9 em 2022 para o nível melhor da categoria de 52%.


Responsabilidade

Gestão de risco e ESG [ambiental, social e governança] estão no centro da estratégia da ALD | LeasePlan e norteiam cada uma das ações do Grupo.

A ALD | LeasePlan continuará a liderar o caminho para a mobilidade sustentável, informando sempre seus clientes sobre o caminho mais ecológico. Como resultado, sua meta é que os VEs alcancem 50% dos registros de automóveis novos até 2026, um forte aumento ante os 28% em 2022. Ao fornecer soluções ponta a ponta, o Grupo simplifica a escolha de clientes pela eletricidade e tem como meta que 400.000 condutores se conectem à sua joint venture eMSP10 com o ChargePoint, a ser lançado até o fim de 2023.

O “PowerUP 2026” apresenta objetivos ambiciosos de eliminação de carbono. A ALD | LeasePlan planeja reduzir drasticamente as emissões de CO2 de sua frota em circulação para menos de 90g/km11 em média até 2026 ante 112g em 2022 e reduzir suas emissões internas de CO212 em -35% em 2026 ante 2019. A equipe da ALD | LeasePlan faz a diferença e por isso a empresa pretende manter uma elevada taxa de engajamento de colaboradores de 75% em 2026.

Entretanto, o Grupo continuará a gerir seus riscos de forma responsável, para garantir um desempenho forte e resiliente a longo prazo. Sua gestão de risco está fundamentada em bases sólidas, com uma estrutura de governância robusta, na alavancagem das melhores políticas e recursos da sua matriz Société Générale, bem como práticas de gestão de risco mais sólidas, alinhadas com o status regulamentado e a supervisão da holding financeira pelo Banco Central Europeu.

A ALD | LeasePlan possui uma estrutura sólida para gerir o risco de valor residual, seu maior risco, ao longo do ciclo de vida do ativo. Além disso, sua plataforma global de remarketing multicanal (600.000 veículos vendidos por ano, com acesso a uma ampla gama de compradores em 36 países, dos quais 24.000 são comerciantes ativos), juntamente com as crescentes capacidades de leasing multiciclo, são fatores eficientes de redução do risco operacional.


Lucratividade

A combinação da ALD e da LeasePlan é altamente sinérgica. Com o “PowerUP 2026”, a ALD | LeasePlan tem como objetivo alcançar um retorno sobre o capital tangível13 (ROTE) de 13% a 15% até 2026, uma cifra superior no setor financeiro. A alta geração de capital contribuirá para uma posição de capital robusta, com o objetivo de alcançar um índice de fundos próprios principais de nível 1 (CET 1) de 12%. Além disso, a ALD | LeasePlan busca um índice de distribuição de dividendos de 50%14 ao longo do período 2023-2026, proporcionando assim retornos atrativos aos acionistas.
 

Metas financeiras para 2026

O ambiente operacional da ALD | LeasePlan mudou abruptamente nos últimos anos. O Grupo prevê que a inflação permanecerá elevada em 2023 antes de normalizar gradualmente em 2024. Prevê-se que as taxas de juro atinjam seu pico em 2023 e permaneçam em um nível elevado, resultando em um crescimento modesto do PIB na Europa Ocidental. Após alguns anos de interrupções nas cadeias de abastecimento e logística, a produção de novos automóveis na Europa normalizará entre 2024 e 2026. Espera-se que a mudança para veículos elétricos de maior valor acelere.

O Grupo aplica a norma IFRS 3 “Concentrações de negócios”, segundo a qual é realizado um exercício de alocação do preço de compra (PPA). Este exercício está atualmente em andamento. A ALD | LeasePlan espera que a identificação e o reconhecimento ao justo valor dos ativos e passivos adquiridos estejam concluídos até o fim de 2023. Os principais itens cobertos compreendem a avaliação de:

• Fluxos de caixa de veículos da LeasePlan;
• Ativos intangíveis associados ao relacionamento com clientes.
Esperam-se impactos limitados deste exercício de PPA no balanço inicial:
• Balanço: impacto limitado diante das semelhanças entre as abordagens da ALD e da LeasePlan na avaliação de veículos;
• Capital CET 1: impacto limitado do ganho inicial relacionado ao alinhamento da curva de depreciação de UCS e reconhecimento de ativos intangíveis;
• Demonstração de resultados: lucro prudente de UCS presumido para efeito da PPA. Em 2026, os pressupostos para a ALD estão em aproximadamente 20% do nível previsto para 2023 (antes do impacto da redução dos custos de depreciação).

Os objetivos financeiros da ALD | LeasePlan para 2026 refletem a ambição da empresa de aumentar fortemente sua atividade ao longo do período, melhorando substancialmente sua eficiência operacional para melhores níveis e mantendo níveis robustos de solvência.

• CAGR de ativos rentáveis de 6% entre 2023 e 2026;
• Sinergias totais anuais antes de impostos confirmadas em 440 milhões de euros até 2026, com aumento progressivo: 120 milhões de euros até 2024, 350 milhões de euros até 2025 e o montante total de 440 milhões de euros até 2026;
• Custos totais acumulados alcançarão 525 milhões de euros no período de 2022-2025. Depois de contabilizados 128 milhões de euros em 2022, a ALD | LeasePlan espera que esses custos alcancem um pico em 2023 e 2024 (170 milhões de euros e 190 milhões de euros respetivamente), antes de descerem para 37 milhões de euros em 2025;
• Relação custo/benefício (excluindo resultados de vendas de automóveis usados) de 52% em 2026 e de 56%15 em 2022. A melhoria é explicada por:

✓ Aumento da margem (inflação dos preços dos automóveis e crescimento da frota): -9 pontos percentuais;
✓ Sinergias: -10 pontos percentuais, apenas parcialmente compensados;
✓ Custos relacionados com otimização de capital e liquidez, regulatórios e financiamento: +5 pontos percentuais;
✓ Inflação sobre despesas gerais e custos de regulação: +10 pontos percentuais.

Com 52% em 2026, a relação custo/benefício da ALD | LeasePlan posiciona-se como a melhor da categoria, permitindo à ALD | LeasePlan expandir de forma decisiva a distância de concorrentes e reforçar seu perfil financeiro.

O desvio em relação à diretriz anterior de 47%, emitida em 29 de novembro de 2022, é explicado pelo aumento da inflação e pelos custos de TI da LeasePlan que estão atualmente sendo revistos no âmbito da definição da arquitetura digital global da ALD | LeasePlan;

• Retorno sobre o capital tangível na faixa de 13%-15% em 2026, uma cifra superior no setor financeiro;
• Meta de índice CET1 em 12% e índice de capital total em 16%;
• Índice de distribuição de dividendos de 50%.

Graças à LeasePlan, o Grupo tem acesso a uma base significativa de depósitos, no valor de 11 mil milhões de euros em 30 de junho de 2023, aumentando assim fortemente a diversificação das suas fontes de financiamento. O financiamento da matriz Societe Generale, obrigações e depósitos de varejo representariam, cada um, entre 25% e 30% do financiamento total, enquanto a titularização e os empréstimos comerciais representariam cerca de 10% cada.

Consolidada no mercado, a ALD | LeasePlan tem as melhores classificações de crédito entre os operadores de leasing automóvel multimarca: Moody's A1, Standard & Poor's A- e Fitch A-. O Grupo espera emitir anualmente obrigações no valor de 4-5 mil milhões de euros por meio da ALD S.A., securitização de 1-1,5 mil milhões de euros, aumentando ao mesmo tempo sua base de depósitos de varejo em aproximadamente 1 bilhão de euros por ano.

Após a conclusão bem-sucedida do “PowerUP 2026”, a ALD | LeasePlan moldará o futuro da mobilidade e abordará mercados em rápido crescimento a partir de uma posição de liderança clara, combinando a liderança indiscutível na indústria, a melhor posição para captar o crescimento e liderar a transição para a mobilidade sustentável, a melhor eficiência operacional da categoria, um perfil financeiro sólido e uma forte histórico de alta lucratividade ao longo do ciclo.

Mais informações sobre os objetivos estratégicos da ALD | LeasePlan serão apresentados no dia 21 de setembro de 2023, quando a ALD | LeasePlan celebrará o Dia do Mercado de Capitais.
 

Sobre o Dia do Mercado de Capitais da ALD | LeasePlan

Data: 21 de setembro de 2023, às 14h, horário de Paris (13h, horário de Londres)

Palestrantes:

• Tim Albertsen, Presidente
• John Saffrett, Vice-Presidente
• Berno Kleinherenbrink, Vice-Presidente
• Patrick Sommelet, Vice-Presidente e Diretor Financeiro

Webcast: https://edge.media-server.com/mmc/p/cx7n2y8w
 

Programa

• 21 de setembro de 2023: Apresentação do Dia do Mercado de Capitais
• 03 de novembro de 2023: Atualização de negociação e resultados do terceiro trimestre
• 08 de fevereiro de 2024: Resultados do quarto trimestre e do exercício fiscal de 2023


Contato de imprensa

ALD Automotive | LeasePlan
Stephanie Jonville
Departamento de Comunicação da ALD
Tel.: +33 (0)6 46 14 81 90
stephanie.jonville@aldautomotive.com


Sobre nós

ALD | LeasePlan

A ALD | LeasePlan é líder global em mobilidade sustentável, fornecendo serviços completos de leasing, serviços de assinatura flexíveis, serviços de gestão de frotas e soluções de multimobilidade a uma base de clientes de pequenas, médias e grandes empresas, profissionais e pessoas físicas. Com a cobertura mais ampla em 44 países por meio de presença direta, a ALD | LeasePlan aproveita sua posição única para liderar o caminho para a neutralidade de carbono e moldar ainda mais a transformação digital da indústria por meio da inovação e de serviços baseados na tecnologia para permitir a transformação no sentido da adoção em larga escala da mobilidade sustentável.

Com 15.700 colaboradores em todo o mundo, a ALD | LeasePlan administra 3,4 milhões de veículos (dados do fim de junho de 2023). A ALD, cujo acionista majoritário é a Societe Generale, é a empresa listada na bolsa no Compartimento A da Euronext Paris (ISIN: FR0013258662; código: ALD).

 

Isenção de responsabilidade


Este documento contém declarações potenciais relacionadas aos objetivos e estratégias do Grupo ALD | LeasePlan. Estas declarações potenciais baseiam-se em um conjunto de pressupostos, tanto gerais como específicos, nomeadamente a aplicação de princípios e métodos contabilísticos de acordo com as IFRS (Normas de Relatórios Financeiros Internacionais) tal como adotadas na União Europeia, bem como a aplicação de regulamentos prudenciais existentes. Estas declarações potenciais também foram desenvolvidas a partir de cenários baseados em uma série de pressupostos econômicos no contexto de um determinado ambiente competitivo e regulatório. Estas declarações potenciais baseiam-se em convicções e expectativas atuais e estão sujeitas a riscos e incertezas significativos. Os resultados reais e a situação financeira do Grupo podem diferir, possivelmente materialmente, daqueles constantes nas declarações potenciais. O Grupo pode não conseguir: prever todos os riscos, incertezas ou outros fatores susceptíveis de afetar seu negócio e avaliar suas potenciais consequências; e/ou avaliar até que ponto a ocorrência de um risco ou uma combinação de riscos pode fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles constantes neste documento e na apresentação relacionada. Portanto, embora a ALD | LeasePlan acredite que estas declarações são baseadas em pressupostos razoáveis, estas declarações potenciais estão sujeitas a numerosos riscos e incertezas, em especial, no contexto da crise de covid-19 e da guerra na Ucrânia, incluindo assuntos ainda não conhecidos por ela ou por sua gerência ou atualmente não considerados materiais e não pode haver garantia de que os eventos previstos ocorrerão ou de que os objetivos definidos serão efetivamente alcançados. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes dos resultados previstos nas declarações potenciais incluem, entre outros, as tendências globais na atividade econômica geral e nos mercados da ALD | LeasePlan em especial, as alterações regulamentares e prudenciais e o sucesso das iniciativas estratégicas, operacionais e financeiras da ALD | LeasePlan. Informações mais detalhadas sobre os riscos potenciais que podem afetar os resultados financeiros da ALD | LeasePlan podem ser consultados na seção “Fatores de Risco” do nosso Documento de Registro Universal protocolado com a Autorité des Marchés Financiers francesa (disponível em https://www.aldautomotive.com/investor-relations/publications-and-documents/regulated-information). Recomenda-se aos investidores levar em consideração fatores de risco e incerteza que possam afetar as operações do Grupo ao ponderar sobre as informações contidas nestas declarações potenciais. Exceto conforme exigido pela lei aplicável, a ALD | LeasePlan não assume nenhuma obrigação de atualizar ou rever quaisquer informações ou declarações potenciais. Salvo indicação em contrário, as fontes das classificações de empresas e das posições de mercado são internas. Esta apresentação inclui informações relativas aos nossos mercados e às nossas posições competitivas nesses mercados. Essas informações baseiam-se em dados de mercado e em nossas receitas reais nesses mercados nos períodos relevantes. Obtivemos essas informações de mercado a partir de diversas fontes de terceiros (publicações, pesquisas e previsões) e de nossas próprias estimativas internas. Não verificamos de forma independente essas fontes de terceiros e não podemos garantir que estejam corretas ou completas e nossas estimativas e levantamentos internos não foram verificados por peritos independentes ou outras fontes independentes.

________________________

1 Excluindo entidades mantidas para venda
2 Fonte: CVA
3 Fonte: BCG, BofA, CVA e IEA
4 Valor contábil líquido da frota de locação acrescido de contas a receber de arrendamentos financeiros
5 Com base nos pressupostos de mercado atuais
6 Veículos elétricos: Veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in
7 Mobilidade como serviço. Produto atualmente conhecido como “ALD Move”
8 Equivalente em período integral de funcionários
9 Total da entidade, excluindo resultados de vendas de carros usados, redução nos custos de depreciação, custos para conseguir a integração da LeasePlan e itens não operacionais
10 Provedor de serviços de mobilidade elétrica
11 WLTP (procedimento de teste mundial harmonizado para veículos leves)
12 Âmbito 1, Âmbito 2 e Âmbito 3 limitados a viagens de negócios, papel e resíduos
13 Lucro líquido, participação do Grupo após dedução de juros sobre o capital AT1 / patrimônio líquido tangível médio após provisão de dividendos
14 Do lucro líquido, participação do Grupo, após dedução dos juros sobre o capital AT1
15 Relação custo/benefício da entidade combinada em 2022, com base na divulgação pública, excluindo resultados de UCS, redução de custos de depreciação, custos para alcançar a integração da LeasePlan e itens não recorrentes