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03abr
2023

Mulheres e carreira no mercado de Mobilidade – como superar desafios

Mulheres e carreira no mercado de Mobilidade – como superar desafios

A história da mulher no mercado de trabalho é marcada por diversos desafios. Nesse sentido, embora muito tenha sido conquistado até aqui — por meio de muitas lutas e reivindicações —, há ainda algumas barreiras para superar.

Ao olharmos para a área de mobilidade e gestão de frota, por exemplo, vemos que hoje muitas mulheres já participam do setor em cargos de liderança. No entanto, ainda podemos notar uma predominância masculina liderando as organizações. Nesse cenário, o que não faltam são histórias inspiradoras de mulheres que conquistaram seu espaço no mercado de mobilidade, apesar dos desafios encontrados.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo que trará informações sobre a carreira da mulher nesse ramo. E, para realizar esse trabalho, ouvimos profissionais da área que trarão ricas perspectivas, mostrando o quanto é essencial a presença feminina conduzindo decisões nesses espaços. Continue por aqui e confira!
 

Mulheres e carreira na gestão de frota

A história da mulher no mundo é marcada pela exclusão social e, consequentemente, pela subjugação das suas competências profissionais. Com o passar dos anos, com muita luta, esse grupo conquista diversos direitos civis até então negados, como o direito ao voto, ao estudo e ao ingresso no mercado de trabalho.

Devido a essa exclusão e a forma de socialização da mulher, que, desde pequena é ensinada a maternar, cuidar dos afazeres domésticos e ingressar em áreas que levem em consideração a suposta fragilidade feminina, até hoje temos áreas que são predominantemente masculinas.

A presença feminina na área de mobilidade e gestão de frota

Quando pensamos em mobilidade e gestão de frotas, considerando todo o contexto desde a projeção do modal, sua fabricação e venda, percebemos o quanto esse ramo ainda é majoritariamente composto por homens.

Mas, apesar de estamos lidando com uma realidade que precisa ser modificada, já podemos perceber o movimento de algumas organizações no intuito de promover a inserção da mulher em cargos de liderança.­

Para Alessandra Bazarian (CFO da ALD Automotive, com 30 anos de experiência na área financeira, sendo os últimos 12 anos em cargo de c-level em family offices e vasta experiência na área de serviços, como varejo e pesquisa de mercado), a mulher tem uma visão diferente da masculina e é convidada a pensar muito fora da caixa em várias situações.

Ela nos convida a pensar que quando alguém está em um ambiente em que todo mundo é igual, as reflexões e ensinamentos da mulher representam um olhar externo diferenciado do masculino, oferecendo outra perspectiva, uma nova ideia, solução, sugestão e questionamento.

A importância da diversidade

Alessandra ainda lembra que a diversidade é importante, porque as pessoas passam por experiências diversas ao longo da vida e isso cria um ambiente mais saudável, tornando as soluções mais acessíveis. Desse modo, pessoas de faixa etárias diferentes, gêneros, raças, devem compor equipes nas organizações, oferecendo, cada uma delas, visões diversificadas a partir de experiências singulares.
 

Desafios encontrados pelas mulheres no ambiente corporativo

Alessandra se inspira em liderar no modelo do exemplo. Ensina que é necessário aprender a arte do servir, para transferir seus ensinamentos da melhor forma para sua equipe. Acredita que todo mundo deveria ter a oportunidade na vida de aprender mais sobre educação financeira, até mesmo para administrar os seus bens pessoais.

Ela alerta que, quando uma mulher se encontra em um ambiente majoritariamente masculino, é preciso lembrar que se ela está naquele lugar, é porque tem as mesmas competências. Portanto, não esquecer das suas competências e habilidades é passo fundamental para superar as dificuldades que, por ventura, possam surgir.

Para criar novas líderes, as mulheres precisam ter o entendimento que acender a luz de outra mulher, inspirando, elevando a autoestima, promovendo seu crescimento dentro do âmbito profissional, só irá agir como um fator multiplicador e empoderador.

Usando os desafios ao seu favor

A socialização feminina, como já foi mencionado, envolve uma educação voltada para o cuidado, a empatia e a sensibilidade. Nesse sentido, tais atributos podem contribuir imensamente em um contexto corporativo que, muitas vezes, há ruídos na comunicação que impedem os membros de se entenderem e tomarem decisões de modo rápido.

Alessandra lembra que apesar da mulher já ter conquistado bastante no âmbito profissional nas últimas décadas, as mulheres precisam sempre estar se atualizando, estudando, ter conteúdo, conhecimento do negócio ao qual trabalham, enfim, ser um exemplo para outras mulheres e para o seu time. Atualmente, ela lidera um time com 50 profissionais e seu maior desafio é ter a capacidade de influenciar os outros para o bem, firmando sua autoconfiança e capacidade de transformação, fazendo com que eles utilizem seu potencial na íntegra.

Habilidades de ouro para o sucesso

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro." Ariano Suassuna

Inspirada pela frase de Suassuna, Alessandra acredita que nossa vida é um aprendizado diário, e que quanto mais aprendemos, mais descobrimos o quão pouco sabemos. Para alcançar objetivos na vida, ela acredita nessas 3 fortes habilidades:

- Inteligência emocional: manter o equilíbrio nos momentos desafiadores;
- Foco: definir bem as metas e focar nos resultados;
- Proatividade: ser mais ativo e menos passivo perante as adversidades e desafios que à vida nos apresenta.
 

O futuro pertence à diversidade

As discussões em torno das desigualdades de gênero mostraram para as organizações que elas precisavam dar um passo à frente na promoção da diversidade. Hoje, podemos ver diversas iniciativas que pretendem tornar o ambiente corporativo mais equânime, colocando a mulher em cargos de decisão e escutando todas aquelas que fazem parte da empresa.

Patrícia Paes Lopes (Diretora de operações da ALD automotive, função que a coloca responsável pela gestão direta e indireta de 84 pessoas) sempre leu muito a respeito dessas questões e chegou a conclusão que as mulheres não podem ter vergonha de serem quem são, mantendo o foco no resultado, saber do que está sendo falado, falar com confiança e celebrar a sua autenticidade.

Grupo de diversidade

Muito do que Patrícia sabe, transmite para os membros do grupo de diversidade do qual ela lidera. Afirma que participar do grupo foi uma forma de propagar o seu conhecimento para as mulheres que desejam ascender na profissão. O time é focado em carreira, então é comum a realização de reuniões com mulheres ocupantes de cargos de liderança que dão os seus depoimentos e inspiram as demais. Alguns encontros também contam com aliados masculinos.

Patrícia diz que grupo também tem ações voltadas ao apoio de ONGS, realização de eventos, além de ser um espaço de acolhimento e escuta, trazendo temáticas intrínsecas à experiência feminina, como carreira e maternidade. Essas medidas promovidas pela empresa colabora imensamente para que o ambiente seja cada vez mais rico e diverso.

A diretora de operações da ALD automotive ainda expressa que o seu intuito é inspirar mulheres, assim como ela foi pelas suas mentoras ao longo da carreira, que a ensinaram que era possível chegar ao cargo de diretoria, desde que ela mantivesse o foco e entregasse resultados expressivos.

Ações pelo mundo em prol da diversidade

Sabemos que a desigualdade de gênero é um problema global e que as empresas devem criar políticas para promover um ambiente mais diversificado e equânime. Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU), através do Pacto Global “Equidade é Prioridade”, com o intuito de reduzir as desigualdades de gênero no mercado do trabalho, estabeleceu que as mulheres devem ocupar pelo menos 30% dos cargos de liderança até 2025 e até 50% em 2030.

Caso as empresas sigam à risca o que foi determinado pelo pacto, já podemos pensar em uma realidade com menos exclusão e mais oportunidades, não apenas para as mulheres, mas também pelos grupos historicamente excluídos.

Desafios na conciliação entre trabalho e família

Outro cenário que pode ser desafiante para as mulheres, não apenas no mercado da mobilidade, mas em qualquer área, é conciliar trabalho e família. Lilian Pessoa, Superintendente de Customer Experience da ALD Automotive diz que a maternidade é uma dificuldade intrínseca à experiência feminina no mercado de trabalho e a sua experiência não foi diferente.

Entendendo os desafios

Para ela, todas as mães devem se reconhecer diante desse desafio, uma vez que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional ainda pode ser uma grande questão para elas. Menciona ainda que, por vezes, enquanto estava com a família, tinha um sentimento de culpa em relação à empresa e, ao se debruçar sobre o trabalho sentia que estava em falta com a sua vida pessoal.

Desse modo, ela afirma que as mulheres precisam aprender a serem mais gentis consigo mesmas, entendendo que não precisam ser perfeitas em todos os papéis que desenvolvem. Mas buscar sempre oferecer o seu melhor.

Além disso, pontua que a ausência de representatividade das mulheres, principalmente nos cargos de liderança, acaba desencorajando as demais a se verem nessas posições. Esse é um dos grandes reveses enfrenados, embora, com o passar do tempo, esse cenário esteja melhorando.
 

A busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Lilian diz que levou um tempo até conseguir encontrar um equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional e essa conquista se deu em em um momento delicado da sua vida. Foi em um grupo de mulheres dentro da organização que ela entendeu que o sentimento de culpa é inútil e é proveniente de uma cobrança para se alcançar um ideal inatingível.

Além disso, Lilian descobriu que esse era um sentimento presente na vida das mulheres e que, não importa se como uma executiva ou como dona de casa, o importante é estar bem e feliz com as suas escolhas.

Entender isso, para ela, foi um divisor de águas, pois estava prestes a largar a sua carreira por causa de um sentimento equivocado. Hoje, ela sabe que pode se dedicar a família e estar presente nos momentos mais importantes, ao mesmo tempo em que consegue se desenvolver profissionalmente e seguir os seus sonhos.

Organização e metas

Para Patrícia Lopes, começar a semana com tudo organizado é fundamental para manter um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Nesse sentido, ela diz que cada pessoa deve descobrir o que é melhor para si, já que o ponto de equilíbrio de uma pessoa, pode não ser o mesmo de outra. Estabelecer metas também é necessário para promover essa organização e otimizar o tempo.

Patrícia diz que, no trabalho, toma decisões baseada apenas em dados e que “não se pode ter espaço para achismos”. Dessa forma, antes de decidir, analisa diversos cenários, o que faz com que esse processo seja rápido e assertivo.

Já na vida privada, para ser mais objetiva, ela foca no que faz a sua vida ficar melhor, seja realizando exercícios físicos todos os dias de manhã, ou sair para jantar com o seu marido todas as quintas, hábitos dos quais ela não abre mão. Afirma que ao levar em consideração as suas prioridades, consegue priorizar seu tempo e aproveitá-lo melhor.

A importância da presença feminina na transformação do setor de mobilidade e gestão de frota

Quando falamos em mobilidade e frota, lembramos do veículo, um símbolo muito associado ao universo dos homens. E, embora seja um mercado predominantemente masculino, esse cenário está sendo modificado e os gestores das empresas já estão percebendo na convivência com suas esposas, mães e colegas de trabalho, como o olhar feminino pode contribuir positivamente para mudanças em diversos âmbitos.

Para Lilian Pessoa, ter lideranças femininas dentro das organizações é crucial, uma vez que as suas vivências diferem daquelas exercidas pelos homens e, por esse motivo, elas podem oferecer perspectivas inovadoras. Quando isso acontece as portas da diversidade se abrem, fortalecendo o trabalho e equipe, desvendando novas formas de lidar com os desafios do cotidiano corporativo.

Segurança sob um olhar feminino

Ela destaca ainda que cada gênero possui seus pontos fortes e cita o fato da mulher se preocupar muito com a questão da segurança e ter uma maior sensibilidade, algo muito importante para essa área. Além disso, a empatia e sensibilidade feminina é algo que vem agregar significativamente na relação com o cliente, pois essas características ajudam a entendê-lo, resolvendo desafios inesperados de modo mais cuidadoso.
 

Exemplos de mulheres inspiradoras em cargos de liderança

Hoje não faltam no mundo mulheres com histórias fortes de muita superação que inspiram a todos.

Patrícia tem sua mãe como fonte de inspiração, que, mesmo que a maternidade a tenha obrigado a deixar a carreira para se dedicar aos filhos, ela resolveu empreender aos 60 anos de idade. Para Patrícia, é muito valioso e gratificante saber que herdou dela a sua força de vontade.

Outra pessoa que a influencia é Maria Baldin, ex-diretora financeira da ALD. Enquanto ela atuava no setor, com quem aprendeu muito sobre entrega de resultado, rapidez praticidade, olhar ao cliente. Ela afirma que muito do seu pensamento foi moldado a partir dessa convivência profissional.

A Luiza Trajano do Magazine Luiza também é uma das mulheres que inspiram Patrícia. Ela diz que o fato de Luiza ter vindo da área de operações e ascendido profissionalmente, é fruto de muito trabalho voltado ao olhar do cliente.
 

Atributos essenciais às mulheres que estão começando e desejam chegar a cargos de chefia

É comum, para quem está começando, o sentimento de insegurança e falta de rumo. Então, trouxemos a visão de Lilian Pessoa, que apresentará quais os atributos fundamentais a uma profissional iniciante, que deseja ascender na carreira. Veja:

Proatividade

Para Lilian, a “proatividade” é algo crucial para quem está começando e mostra muitos pontos fortes do profissional. Ela observa também que um novo colaborador é mais atencioso e curioso, então essa característica se torna fundamental.

Ela afirma ainda que não basta apenas fazer o que lhe foi designado. Para quem deseja chegar a um cargo de liderança, é necessário mostrar que é um profissional que enxerga de maneira diferenciada e além dos demais.

Investimento em educação

Investimento em educação também deve ser uma prioridade de quem deseja se destacar no mercado e ascender profissionalmente. Para Lilian, como vivemos em um mundo globalizado, é fundamental falar mais de um idioma, investir em aprendizado e desenvolvimento.

Saber onde se quer chegar e construir networking

E quem já está no mercado e deseja alcançar grandes cargos, é preciso ter clareza sobre os seus objetivos. Portanto, é crucial construir uma rede de contatos dentro da sua área de atuação, ter relacionamentos dentro do mercado para entender o que está sendo feito e se alinhar às tendências. Tendo essa clareza, ninguém pode dizer a uma pessoa o que ela pode ser ou não. Isso, pra ela foi um grande diferencial.

­­­­Mentoria

Contar com uma mentoria também é muito importante e faz muita diferença. Lilian ao longo da sua trajetória recebeu grandes conselhos de mentores que modificaram a sua perspectiva em diversos âmbitos.
 

A mudança que vem de dentro da organização

Para Lilian, o empoderamento feminino promovido pela ALD Automotive é algo muito positivo, pois acredita que existe na empresa uma preocupação genuína com a questão da diversidade. Os grupos desenvolvidos com o objetivo de promover a diversidade também é um grande diferencial, pois dá voz às minorias, promovendo oportunidade de troca entre todos os participantes.

Assim, a promoção da diversidade não é um tema protocolar, estando, inclusive, dentro das pautas de discussões de comitê executivo. Há um comprometimento, monitoramento e preocupação de enxergar quem são as pessoas que serão o futuro da empresa.

Apesar da história da mulher no mercado ser marcada pela exclusão e diversas dificuldades, o cenário tem mudado. Hoje, podemos contar com diversas mulheres ocupando cargos de liderança e que servem de inspiração para muita gente.

A realidade ainda está um pouco distante de ser a ideal e equânime, mas empresas como a ALD Automotive já estão fazendo um movimento de promoção à diversidade no ambiente corporativo. Uma organização que prima pela multiplicidade de perspectivas se destaca no mercado e apresenta soluções inovadoras.