Blog Mobilidade

21mar
2023

Protagonismo feminino em inovação e produtos de mobilidade

Protagonismo feminino em inovação e produtos de mobilidade

A história das mulheres no mercado de trabalho é marcada pela exclusão e subjugação e, por muito tempo, o que restava para elas eram a execução de tarefas exclusivamente domésticas. No entanto, esse cenário vem mudando gradativamente e hoje podemos vê-las ocupando importantes cargos em áreas que foram sempre dominadas pelos homens.

Nesse sentido, o ramo de inovação e produtos de mobilidade já percebe essa realidade e, cada vez mais, entende a importância da presença feminina nas lideranças das organizações.

Pensando nisso, criamos este conteúdo que abordará o protagonismo da mulher nesse mercado. Para tanto, ouviremos uma profissional de destaque na área que, a partir da sua perspectiva, nos oferecerá um panorama do que vem acontecendo e do que está por vir no âmbito da inovação e produtos de mobilidade. Continue por aqui e confira!

 

A mulher no mercado de trabalho


Antes de começarmos, vale um breve apanhado da história da mulher no mercado de trabalho, que até a Revolução Industrial era inexpressiva. Entretanto, após o século XX, devido a grande necessidade de mão de obra barata, esse grupo passou a ser recrutado para trabalhar nas indústrias — em condições precárias e com a remuneração inferior a dos homens.
 

Tal realidade começa a ganhar novos contornos a partir da década de 1970, com o fortalecimento dos direitos civis, em que elas começam a assumir cargos mais importantes socialmente, integrando áreas fundamentais, como educação e comércio — ainda que de maneira desigual. E, apesar de haver muito o que ser conquistado, hoje, depois de tantas transformações, disputas e conquistas, conseguimos perceber uma presença significativa das mulheres nos espaços de poder das grandes empresas pelo mundo.
 


A evolução de produtos e serviços ligados à mobilidade
 

Roberta Ferreira Rosendo, Gerente de produtos de inovação e marketing da ALD Automotive nos lembra que a mobilidade é uma das áreas mais interessantes do mundo: a história da humanidade é marcada pelo deslocamento de pessoas até chegarmos ao momento em que paramos de viver de maneira nômade. Ainda assim, desenvolvemos o apreço por viajar e conhecer novos lugares, ou seja, a mobilidade atravessa nosso cotidiano, uma vez que estamos constantemente nos movimentando de um lado para outro.


Ao lançarmos um olhar para última década, podemos perceber que antes o meio de transporte era considerado bom se fosse exclusivo, confortável e, por vezes, luxuoso. Hoje, no entanto, a visão mudou e as pessoas começam a perceber que um transporte pode ser econômico, seguro, prático, sustentável e não-exclusivo. Com o coletivo fazendo a diferença, podemos dizer que esse comportamento mudou a percepção a respeito da mobilidade, porque um dos aspectos mais importantes hoje é ter acesso ao lugar que se deseja.

 

Mulheres no mercado de inovação e produtos de mobilidade
 

O mercado de mobilidade sempre foi predominantemente masculino. Ao analisarmos quem faz parte de toda cadeia de produção e vendas, chegamos facilmente a essa conclusão: o design, a montagem, a engenharia e os projetos, todo esse trabalho é realizado majoritariamente por homens. E, embora possamos encontrar mulheres realizando essas tarefas, elas ainda são minoria nesse ramo.

 

Como lidar com tais barreiras?
 

Roberta pontua que o grande desafio é não se deixar levar por ambientes que não sejam convidativos.

Devemos lembrar que desde criança as mulheres são subjugadas e, portanto, já aprendem a se defender. Nesse sentido, ser liderança dentro de uma empresa atrai grandes desafios pelo fato de as mulheres ocuparem poucos espaços de poder, mas, pra ela, isso nunca foi um problema intransponível.

Roberta pontua que, apesar do próprio mercado de inovação ser de um âmbito atrelado à tecnologia, que costuma ser mais masculino, na ALD se procura dar abertura para ouvir as propostas das mulheres que fazem parte da empresa. A ALD sabe que sem diversidade não há inovação.


 

Desafios do protagonismo feminino na gestão de frota


Veja, a seguir, alguns dos principais desafios para as mulheres no setor:


Falta de representação feminina em cargos de liderança

Como vimos, o setor de mobilidade vem ganhando cada vez mais mulheres nas áreas de gestão e nos cargos de liderança. Mas, é comum elas enfrentarem diversas dificuldades até conseguirem conquistar esses espaços.

Um dos motivos para que essa realidade perdure é a ausência de políticas nas organizações que incluam esse grupo, ou que possibilite que as oportunidades sejam equânimes para todos os gêneros, possibilitando, assim, a ascensão feminina na carreira.
 

Ausência de suporte e mentoria

Outro desafio comum encontrado nas organizações é a ausência de um suporte e mentoria compostos por mulheres. Esse entrave pode afetar o desenvolvimento das habilidades dentro da empresa, além de fazer com que elas se sintam isoladas no ambiente de trabalho.

A ALD Automotive faz parte do grupo Société Générale. Dentro das empresas do grupo, existe a iniciativa WE (Women Empowerment), com o objetivo promover a pauta da igualdade de gênero focado em mulheres por meio de discussões, ações diversas e eventos.
 

Preconceitos e estereótipos de gênero

A gestão de frota ainda é vista como um setor em que homens predominam, e, como Roberta Ferreira citou anteriormente, esse fato pode desencadear um pensamento preconceituoso e intolerante com as mulheres, ainda que de forma velada.

Essa discriminação perpétua uma ideia equivocada de que as mulheres são incapazes de exercer cargos nessa área, culminando na falta de oportunidades no mercado.


Dificuldades na conciliação entre trabalho e família


Quando o trabalho remunerado foi permitido para a mulher, ela não foi exonerada dos seus afazeres domésticos e, até hoje, é comum que muitas delas tenham que se submeter a jornadas triplas, acumulando as tarefas de cunho pessoal e profissional.


Por isso é tão importante a adoção de medidas que considerem as particularidades de gênero e, a partir daí consigam promover um ambiente de trabalho justo e igualitário.



A importância da mulher em cargos de liderança no setor da inovação e produtos de mobilidade
 

Para Roberta, empresas inovadoras são aquelas que levam mais valor para o mercado, causando impacto positivo no ambiente em que atua e que considera toda conjectura local e global, gerando lucros. Ou seja, são as organizações que se sobressaem no mercado devido a um conjunto de ações que as diferem das demais.

Nesse sentido, quando olhamos para as empresas que possuem essas características, percebemos que existe entre elas um aspecto em comum: a diversidade. Dessa forma, necessariamente, as empresas que dão espaço para as mulheres, tendem a ter um pensamento mais inovador.

É válido salientar que mulheres ocupando espaços de poder trazem para as organizações ideias, propostas e conceitos diferentes. Portanto, podemos afirmar que o sucesso das organizações depende da diversidade e a mulher tem um papel crucial nesse processo.
 

Pensando o cenário na prática


Roberta apresenta uma visão interessante ao trazer, na prática, a presença feminina no setor. Nesse contexto, ao pensarmos em mobilidade por uma ótica feminina, uma das principais prioridades para esse público é a locomoção de modo seguro.

Para os homens, por outro lado, essa não é uma primeira opção, uma vez que eles não são tão vulneráveis à violência como são as mulheres. Esse é apenas um dos inúmeros aspectos que faz a mobilidade ser diferente — portanto, exigir demandas distintas — a depender do gênero de quem se locomove.

Desse modo, a perspectiva feminina oferece um olhar inovador na área desde a elaboração do design de novos modais, passando pela gestão de novas frotas e mobilidade para novas empresas ou cidades. Assim, essa mobilidade passa a ser mais mais inclusiva, dinâmica, segura e, por esses motivos, melhor.
 

O empoderamento feminino transformando as organizações
 

Segundo Roberta, a ALD automotive sempre se importou com os seus marcadores de diversidade, sendo gênero um deles. Podemos observar que o número de mulheres na posição de gestão dentro da empresa é um dado que expressa essa atenção. E, as iniciativas de inclusão tem como objetivo melhorar ainda mais os números ao longo dos anos, fazendo com que a organização fique cada vez mais diversa.
 

A ALD também conta com políticas de diversidade que incentiva a participação das mulheres em todas as oportunidades de crescimento profissional que a empresa disponibiliza, promovendo processos seletivos que procuram fugir de vícios e vieses que possam haver durante o percurso.
 

Além disso, a ALD conta com grupos de diversidade que debatem a importância da inserção dessas pessoas na empresa, se apoiando em novas estratégias, ideias e histórias que possam inspirar os membros. Portanto, políticas inclusivas — comprometidas com o fortalecimento da diversidade dentro das empresas — são fundamentais para garantir múltiplos pontos de vista, promover a inovação e enriquecer os objetivos e valores da organização, fazendo com que ela se destaque no mercado.
 

Grande referência e inspirações femininas na área da mobilidade


Roberta nos convida a conhecer a história de algumas mulheres que inspiram a sua trajetória no ramo da inovação e mobilidade, seja pelo seu pioneirismo, pela ousadia ou pelos desafios encontrados na carreira por serem mulheres.

A primeira delas é Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra com formação no Brasil, cujos marcadores sociais de gênero e raça exigiram que ela rompesse inúmeras barreiras, se tornando uma grande profissional na área.

Outra grande inspiração para Roberta é Bia Figueiredo, piloto brasileira de automobilismo, uma das mais conhecidas na atualidade, que disputou a Formula Indy por seis anos, tornando-se a primeira mulher a vencer uma prova da categoria Indy Lights.

Já Aline Borguetti, outra inspiração, é uma brasileira piloto de aeronave que, atualmente, é comandante do maior avião do mundo em termos de capacidade de passageiros: o Airbus A380 da Emirates Airlines. Para chegar até esse posto, Aline teve que superar grandes desafios em uma área dominada pelos homens. Todas essas mulheres, para Roberta, têm algo em comum: decidiram o que queriam e realizaram seus objetivos com perseverança.

 

O futuro da mobilidade
 

A área da mobilidade está em constante estado de transformação e, a medida que as novas tecnologias avançam e as sociedades se desenvolvem, são redefinidas as formas de locomoção que, por sua vez, modificam as estratégias das empresas que atuam no ramo.

Segundo Roberta, a mobilidade possui um futuro interessante: ele é elétrico, sustentável, inovador, diverso e precisará, necessariamente, da presença das mulheres nesse processo de constante evolução.

P
ara que uma organização possa se destacar nesse contexto, é essencial contar com parceiros comprometidos com os seus objetivos e excelência da prestação de serviços.

Não perca tempo e conheça as soluções inovadoras da ALD!