Blog Mobilidade

05jul
2022

Gestão de frota: navegue no mar da conectividade agora!

Gestão de frota: navegue no mar da conectividade agora!

À medida que a conectividade e a tecnologia das frotas evoluem, garantir o aproveitamento ao máximo das oportunidades tornou-se crucial para o gestor de frota.

Vanessa Govi, diretora digital da ALD Automotive, participou de uma discussão durante a Connected Fleets Conference 2022 em março, abordando a conectividade da frota, como aumentar a capacidade digital e tecnológica e como colher os benefícios. Veja os desdobramentos!

Como determinar qual tecnologia e qual solução eu, como gerente de frota, devo selecionar?

Vai realmente depender de até onde você quer ir em termos de otimização de frota. A conectividade pode servir para economia de custos e segurança, mas também pode ir ainda mais longe e fazer parte de toda a cadeia de valor operacional de uma empresa (entrega, manutenção e reparo…). Conjunto de dados, frequência, precisão e uso devem ser levados em consideração ao selecionar uma solução tecnológica. Os negócios de hoje têm quatro metas corporativas:

  • Economia;
  • Sustentabilidade;
  • Segurança; e
  • Satisfação dos funcionários.

Como você vê a evolução do papel da conectividade para alcançar esses objetivos?

Em termos do primeiro objetivo – economia – a conectividade permite a otimização do gerenciamento do veículo, seja monitoramento de quilometragem, custo de energia, saúde do veículo, gerenciamento de tempo de inatividade/tempo de atividade.

Para a sustentabilidade, a conectividade pode definitivamente ajudar a acompanhar a eletrificação e a economia de energia em geral. Graças à conectividade, podemos provar que algumas partes das frotas já podem ser 100% elétricas, sem impacto na produtividade da empresa nem na experiência do motorista.

A conectividade também pode garantir uma grande segurança, fornecendo informações sobre comportamentos e hábitos de condução, para depois fornecer aos condutores conselhos sobre como conduzir de forma mais segura e ecológica. Os dados conectados também podem identificar as rotas mais seguras em tempo real.

Finalmente, para a satisfação dos colaboradores, a conectividade é uma ótima maneira de oferecer uma experiência de condução agradável: não apenas mais segura, mas também mais confortável (assistência de condução e carregamento, otimização de rotas, etc.).

Qual é a sua dica principal para garantir a implantação e implementação eficientes de uma solução de frota conectada?

'Navegar no mar da conectividade' é crucial para garantir que você colha os benefícios de conectar sua frota - mas projetar e implementar sua solução de frota conectada deve ser feito da maneira certa para obter a eficiência ideal. Os clientes devem selecionar uma única solução para gerenciar toda a frota a partir de um único ponto focal, independentemente da marca, modelo do veículo ou fonte de aquisição do veículo.

A tecnologia e o pacote de serviços corretos devem ser selecionados de acordo com os casos de uso que precisam ser abordados. O serviço deve então ser equipado e ativado antes da entrega do veículo. Por último, mas não menos importante, informe, eduque e tranquilize os motoristas sobre seus dados e seu uso, garantindo que o consentimento formal seja dado pelos motoristas.

Qual é o maior equívoco sobre conectividade para frotas?

Que a tecnologia seria usada por gerentes de frota e empregadores para rastrear e monitorar seus condutores/funcionários para outros fins que não produtividade e segurança. As soluções de carros conectados não são “delatores” – seu único objetivo é aumentar a eficiência da frota e oferecer aos motoristas uma experiência totalmente integrada.

Onde você vê espaço para melhorias em termos de tecnologia e por que ainda não é um fato?

Os dados OEM que já são entregues pelor veículo no desenvolvimento das montadoras são claramente onde há espaço para melhorias. Isso facilitaria a implementação técnica das soluções de carros conectados – supostamente também seria mais barato.

Infelizmente, nem todos os OEMs das montadoras atingiram o mesmo nível de maturidade tecnológica e o desempenho que eles podem fornecer atualmente está abaixo do nível de desempenho esperado para concluir determinados casos necessários aos clientes.

Como os desenvolvimentos em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina tornarão o gerenciamento sustentável de frota e mobilidade mais inteligente?

Inteligência artificial, aprendizado de máquina e tecnologias de carros conectados abrem claramente o caminho para veículos autônomos. Mas antes de atingir esse estágio, estas tecnologia melhorarão os recursos atuais da tecnologia de carros conectados, levando a otimização para os próximos níveis por meio de comunicação aprimorada entre objetos.

Eles também abrem toneladas de novas oportunidades para mobilidade inteligente em geral, mais amplas do que apenas 1 motorista versus 1 veículo (otimização da utilização do veículo, otimização do carregamento do veículo, compartilhamento de veículos, interoperabilidade com outros meios de transporte).

O que podemos esperar da ALD Automotive em termos de desenvolvimento de tecnologia conectada com qual vantagem concreta para o cliente?

A ALD Automotive definiu a tecnologia de carros conectados como um pilar da nossa estratégia global Move 2025. Queremos alavancar esta tecnologia para oferecer serviços de maior valor agregado aos nossos clientes e seus condutores, não apenas para satisfazer as conhecidas necessidades em termos de economia e segurança, mas também ir mais longe, nomeadamente na eletrificação, ajudando o gestor de frotas a eletrificar as suas frotas e auxiliando os condutores a terem a melhor experiência de condução de veículos elétricos em geral.

Conectividade e dados nos permitem entender melhor as necessidades dos clientes, por isso estamos nos preparando para oferecer serviços mais específicos, personalizados para determinados tipos de frotas ou determinados casos de uso em que a conectividade é ainda mais valiosa para as operações de nossos clientes.

Chegamos ao final do nosso artigo, nele, entendemos a importância da conectividade para a gestão de frotas.

Que tal otimizar sua gestão de frota implementando a nossa solução ALD ProFleet?

Artigo traduzido e adaptado – fonte original: ‘Catching the connectivity train’: How to connect your fleet and reap the benefits (aldautomotive.com)