Blog Mobilidade

06jun
2022

ALD LCV - Utilitários traz sustentabilidade para frota de comerciais leves

ALD LCV - Utilitários traz sustentabilidade para frota de comerciais leves

Muitas empresas empregam veículos utilitários para o deslocamento de vendedores e consultores. Se esse é um dos pilares da sua gestão de frota, você provavelmente já deve ter pensado em como acrescentar sustentabilidade no seu escopo, algo que tende a se tornar um requisito obrigatório na maioria das empresas com veículos corporativos.

Descubra a seguir porque é tão importante se preocupar com a sustentabilidade da frota. Além disso, falaremos sobre os veículos comerciais leves, destacando as vantagens e diferenciais da solução da ALD. Boa leitura!

O que são veículos comerciais leves?

Os LCV’s (light comercial vehicles), ou veículos comerciais leves, são usados no transporte de mercadorias e pessoas, com o peso máximo de 3,5 toneladas. Na prática, é possível enquadrar tanto carros de passeio quanto alguns modelos projetados para o transporte de algum item. 

Como falamos no início, a mobilidade de profissionais como consultores e vendedores é preciosa a um negócio. Portanto, uma gestão de frota efetiva ajuda a otimizar e reduzir alguns entraves e custos na operação, aumentando a produtividade, e consequentemente a lucratividade.

Quais as categorias dos veículos utilitários?

Existem três categorias de veículos utilitários na ALD Automotive: abertos, fechados e elétricos. Confira cada um deles a seguir!

Veículos abertos



São caracterizados por veículos de carroceria aberta. Alguns dos principais modelos dessa categoria são:

● S10;
● Saveiro;
● Strada;
● Oroch;
● Hilux;
● Amarok;
● Ranger;
● Toro;
● Frontier.
 

Veículos fechados

Vans e furgões são os principais exemplos dessa categoria. Alguns dos modelos que a ALD disponibiliza são:

● Ducato;
● Fiorino;
● Partner;
● Kangoo;
● Boxer;
● Expert;
● Master;
● Daily.
 

Veículos elétricos

Por fim, os veículos elétricos são caracterizados por não emitir ruído e uma quantidade menor de poluentes, porque contam com um motor elétrico e não a combustão. Sem dúvida, esta é a principal aposta da ALD para fornecer aos nossos clientes uma mobilidade não só sustentável, mas também eficiente. Alguns dos modelos dessa categoria disponibilizados por nossa empresa são:

● Kangoo Z.E;
● Maxi;
● e-Jumpy;
● e-Exper.


Utilitários que respeitam a natureza

Planejando uma frota mais verde, é essencial o gestor estabelecer metas de redução da pegada de CO2 da sua empresa. É importante entender como a legislação brasileira se encaminha em relação a isso, visto que alguns países já demonstraram a intenção de restringir o deslocamento de veículos movidos a combustíveis fósseis. Essa pode ser uma tendência futura para as frotas do nosso país também.
 

Fazer a escolha por carros elétricos é a forma mais ecológica de todas para tornar sua frota e seus condutores verdadeiros embaixadores da sustentabilidade. Sua frota se tornará uma grande ferramenta de marketing. Ser visto como uma “empresa verde” e que realmente se importa com o meio ambiente colocará sua marca em novo patamar diante do seu público.

Mesmo que não seja o momento de optar por eletromobilidade e seguir com veículos à combustão, o ALD LCV - Utilitários inclui um programa de compensação de carbono, que funciona da seguinte forma: de acordo com a emissão média de CO² dos veículos da sua frota (função da quilometragem média contratada por mês), um valor adicional é incluído no seu aluguel mensal e doado aos nossos parceiros para o plantio de árvores em quantidade adequada para absorção do CO² emitido

Após elaborar uma estratégia e incluir os motoristas, você deve estar atento aos indicadores de performance da sua frota verde. Isso significa monitorar o progresso continuamente, identificando possíveis pontos de ajustes e melhorias na sustentabilidade da frota.

Quais as outras vantagens e diferenciais do ALD LCV - Utilitários?

A ALD Automotive tem uma consultoria especializada em LCV. Por meio dela, fazemos o diagnóstico da frota, de modo a identificar necessidades de melhorias e particularidades. Além disso, nossa gestão atende o seu negócio de ponta a ponta, pelo uso de aplicativos inteligentes e telemetria, caso necessário. Nosso objetivo é tornar também o seu negócio mais competitivo, pela via da
sustentabilidade.

Assistência 24 horas

Quando se contrata qualquer solução, uma das preocupações mais recorrentes é a assistência. Nós da ALD fornecemos suporte de 24 horas aos nossos clientes, por meio de intervenções rápidas e garantindo a mobilidade dos condutores se houver alguma pane no veículo, por exemplo. Se contratado, podemos prestar atendimento também em caso de acidentes ou roubo dos carros, com cobertura em todo o território nacional.

App para condutores

Se precisar de suporte, os nossos técnicos poderão ser contatados via aplicativo exclusivo para condutores. Com o auxílio do App My ALD, é disponibilizado ao condutor acesso a mais de 20 serviços, como agendamento de revisões, busca por oficinas próximas, entre outras facilidades para tornar o dia a dia ele mais eficiente e produtivo.

O que é a placa vermelha?

De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), é obrigatório identificar os veículos destinados ao transporte de cargas ou pessoas com uma placa de cor vermelha. Tal obrigatoriedade consta na Resolução 241, que especifica também outros elementos, como altura, comprimento e tipologia dos caracteres das placas. Na ALD, cuidamos de toda essa questão para você!

O que é a solução ALD Combustível?

O ALD combustível é uma solução de pagamento. No entanto, ele vai além de um simples meio de fazer controle financeiro, fornecendo dados importantes sobre a frota, visando melhorias contínuas. Qual gestor não deseja ter mais organização das suas finanças, evitando notas e burocracia de reembolso?

Outro ponto que merece destaque é a centralização do serviço. Em outras palavras, a maior agilidade e praticidade das atividades diárias da frota é proporcionada por um único fornecedor. Podemos ainda pontuar o melhor controle de operações, visto que a nossa solução promove eficiência na gestão do faturamento e dos gastos. Outros benefícios do ALD combustível a serem considerados são:

● intercâmbio de dados sobre a frota, de modo a ocorrer a entrega dos indicadores de performance, visando, entre outras coisas, reduzir custos;

● controle referente ao consumo consciente do combustível, sempre avaliando o impacto da frota no meio ambiente;

● nossa rede de atendimento engloba mais de 20 mil postos em todo território nacional. Veículos utilitários costumam ser usados pelas empresas no deslocamento de vendedores e consultores.

Como vimos no decorrer desse artigo, é possível reduzir custos de combustível e ter uma frota mais sustentável com auxílio da ALD. Nossas soluções, além de atenderem de ponta a ponta, estão preocupadas em reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, mas sem esquecer a experiência dos nossos clientes e a eficiência operacional da frota.

Fale com a nossa equipe agora mesmo e aproveite a oportunidade de ter uma frota de veículos utilitários sustentável na sua empresa!