Em novembro de 2021, a ALD Automotive realizou um evento online sobre eletromobilidade e convidou clientes de diversos países da américa latina. Participantes do México, da Colômbia e da Costa Rica, por exemplo, se reuniram para debater os rumos da mobilidade sustentável, dada a necessidade de reduzir a emissão de carbono.
Neste artigo, vamos trazer os principais pontos que foram abordados no evento. Para ficar por dentro daquilo que foi compartilhado ao longo do encontro, continue a leitura até o final!
CAB Latam
O CAB, ou Customer Advisory Board, é um conselho consultivo de clientes. Na prática, o CAB serve para o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre seus membros, sendo que ele é composto, geralmente, por executivos de nível elevado das empresas.
No âmbito geral, nos reunimos com os objetivos de:
- validação de ideias acerca de produtos (no caso desse evento, serviços de eletrificação);
- aprimoramento contínuo da comunicação e do marketing da empresa;
- CAB auxilia na obtenção de maior inteligência de mercado.
Valores e propósito do CAB Latam
Dentre os principais valores defendidos pelo CAB Latam da ALD Automotive, estão a confidencialidade, gentileza e boa vontade. Também podemos destacar aqui o compromisso e a lealdade, além do compartilhamento e abertura.
Um resumo do evento "Eletrificación como Servicio"
Compartilhando experiências
Durante o evento, foi apresentado um case de cliente relacionado com ônibus elétricos em Santhiago, no Chile. Vale destacar que a China é pioneira nesse segmento, sendo que ela conseguiu eletrificar toda a frota na cidade de Shenzhen.
Um fator que merece ser mencionado nesse sentido é a adoção de boas políticas públicas. O Chile, por meio do Acordo de Paris, se prontificou a reduzir as suas emissões de carbono, visto que uma frota de ônibus convencional tende a elevar os malefícios do efeito estufa.
O governo local veio a implementar a chamada Estratégia Nacional de Mobilidade. Foi uma iniciativa conjunta dos ministérios de energia, transporte e meio ambiente, com metas para eletrificar os carros particulares e o transporte público do país. É justamente pelos motivos apresentados que o Chile tem uma forte tendência para amplificar a eletrificação de sua frota com maior rapidez e eficiência.
Charging as a Service - CaaS
Outra pauta debatida ao longo do CAB Latam foi o conceito de “Charging as a Service”, ou carregamento elétrico como serviço. O carregamento de veículos elétricos é algo que pode ser obtido por meio de uma assinatura em alguns lugares, o que traz economia para quem contrata o serviço.
Sobre o carregamento de veículos elétricos da frota da empresa, é importante destacar a prioridade por fazer o procedimento na própria casa ou empresa. Isso porque, mesmo que a quantidade de estações na cidade aumente ao longo do tempo, pode não haver tomada suficiente para atender todos os condutores.
As companhias devem, portanto, estar atentas a isso e se planejar, do contrário, um ou outro veículo da frota correrá o risco de descarregar durante
uma entrega, por exemplo.
O Charging as a Service pode ser bastante demandado por empresas como comércios e escritórios. Além destes, hotéis e aeroportos podem enxergar no CaaS um meio de atrair e fidelizar os seus clientes que são condutores.
A grande preocupação enquanto a eletromobilidade é que as empresas tem no seu roadmap a eletrificação da frota, mas tem enfrentado dois problemas fundamentais: a escassez de modelos com os que possam rodar à operação e a dificuldade de fornecimento de infraestrutura, o que pode ser parcialmente resolvido com a ajuda de estruturas externas, como hotéis, ou até com redes moveis de cargas.
Evolução da tecnologia no gerenciamento da frota
Podemos ainda destacar a necessidade de melhorar continuamente a tecnologia empregada no gerenciamento remoto da frota de veículos. Em outras palavras, é preciso meios mais efetivos de controlar e gerir a frota, de modo a maximizar a eficiência da operação.
Outros desafios e metas importantes apresentados no evento são:
• entrega de veículos elétricos nesse cenário de pandemia;
• mercado de veículos híbridos;
• gestão de mobilidade em áreas rurais.
Por fim, foi apresentado uma base de cinco etapas para a gestão eficiente e robusta de uma frota elétrica, são elas:
1. Análise da frota;
2. Drive profiting, ou motivador de lucro da operação;
3. Green scorecards, ou perspectivas de longo prazo na gestão da frota;
4. Definição das políticas de mobilidade e otimização;
5. Implementação.
Membros do CAB Latam
Segue abaixo a relação das pessoas que compõem a equipe do Customer Advisory Board da ALD Automotive:
• Sr. Sergio Lecue, International Key Account Director (Latam);
• Sra. Roberta Ferreira, Marketing and Products Manager (Brasil);
• Sra. Monserrat Miranda, Marketing and Innovation Supervisor (México);
• Sra. Virginie Pochat, Senior Consultant (Latam);
• Sr. Alberto Oliveira, Senior Marketing (Brasil);
Para encerrar esse conteúdo, apresentamos também para você Mobility Guide 2021, um material que contém, entre outros pontos relevantes, informações sobre o mercado de veículos elétricos. Nesse sentido, o guia cita indicadores de performance relacionados, por exemplo, com maturidade de mercado, infraestrutura de impostos e câmbio.
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