Blog Mobilidade

08jul
2021

Carsharing: o que é e como ele vai transformar sua frota corporativa

Carsharing: o que é e como ele vai transformar sua frota corporativa

Os funcionários esperam do gestor de frota cada vez mais soluções de mobilidade que sejam flexíveis, fáceis e disponíveis a um toque de um botão. Isso não significa que você tem que mudar por completo a estratégia da sua frota, mas sim procurar alternativas adicionais que agreguem valor.

A nova modalidade Carsharing de compartilhamento de carros não é mais um sonho distante nas frotas e todo gestor precisará conhecer e avaliar essa mudança de paradigma na sua empresa. Já é uma realidade no Brasil e aqui você irá descobrir o que é e como o Carsharing vai transformar sua gestão.

O que é Carsharing na frota corporativa

A verdade é que muitos carros da sua frota corporativa provavelmente permanecem parados a maior parte do dia. Por que não configurar um serviço de compartilhamento de carros para otimizar o uso da sua frota? Essa é a função do Carsharing, uma modalidade que chegou para revolucionar sua gestão e que também pode ser uma ferramenta para resolver a questão do primeiro e último Km.

Alexandre é um gestor que sempre se surpreendia com os altos custos de pequena mobilidade em sua gestão como táxis, aluguéis de curto prazo e outras soluções caras que consumiam grande parte do seu orçamento.

Entender como melhorar o equilíbrio ecológico da sua frota era algo que ele tinha em vista, mas não sabia como fazer acontecer de forma prática. Na sua empresa estava sendo implantado um programa que iria tornar a instituição mais sustentável, e, ele ganhou a missão de tornar sua gestão verde ou mais “eco friendly”.

Descobrir sobre o carsharing para ele foi a engrenagem essencial que uniu sua necessidade de sustentabilidade e economia financeira, uma vez que os seus custos de pequena mobilidade positivamente diminuíram e a emissão de CO₂ foi minimizada com o compartilhamento dos carros entre os condutores porque a mesma ferramenta ainda incentiva à caronas.

 

 

Como o Carsharing é implantado

Para a modalidade na sua frota entrar em ação, os veículos são equipados com acesso virtual e a instalação de um hardware que possibilita o agendamento remoto dos veículos, dispensando a administração manual da frota e gerenciamento de chaves.

O equipamento OBU (On Board Unit - Unidade de Bordo) é imprescindível para que o Carsharing funcione de forma eficiente. O OBU auxilia no gerenciamento da experiência dos condutores da sua frota, travando e destravando o veículo. Ele conecta os veículos à plataforma e permite a reserva e ativação dos carros via aplicativo.

Como muda a vida do Gestor de Frota

Diga adeus as centenas de planilhas que ocupam a tela da sua área de trabalho e as horas tentando fazer as fórmulas fazerem sentido para sua análise, você pode não precisar se preocupar com isso, tendo todas as informações ao seu alcance!

Mesmo se não havia compartilhamento de carros entre os veículos já utilizados pelos seus colaboradores, muitos gestores de frota já praticam o Carsharing compartilhando os carros de seu “pool”, por exemplo.

O Gestor de Frota consegue controlar e monitorar o uso dos carros em tempo real.

Uma das vantagens de trabalhar com essa modalidade na sua política de frotas é a tecnologia que você poderá encontrar no serviço que contratar de carsharing. Como o serviço acontece via aplicativo, ficará mais fácil ter acesso às informações:

  • Monitoramento intuitivo e rápido dos carros da frota que foram reservados e por quanto tempo;
  • Modificar horários dedicados ao negócio e ao uso privado (se esta for uma possibilidade para sua empresa);
  • Aprovar ou restringir um condutor ao uso da plataforma.
  • Criar grupos diferentes para segmentos diferentes de veículos;
  • Visualizar as viagens de negócios e privadas dos seus condutores, Km, consumo de combustível, etc;
  • Monitorar diariamente o custo da economia graças ao compartilhamento dos carros.
  • Controlar as condições que o carro foi entregue depois do empréstimo e conseguir direcionar o carro à reparos se necessário e ainda identificar o comportamento dos condutores;
     




Como utilizar — acesso ao carro em um clique para seus condutores

O progresso tecnológico está abrindo opções de mobilidade adicionais à distância de um dedo e tornando a multimodalidade uma realidade. Aqui dentro da ALD o passo a passo funciona da seguinte forma:

  1. O condutor inicia sua reserva pelo app em seu smartphone;
  2. Ele faz um check up sobre o real estado do carro que ele está pegando emprestado;
  3. Pega a chave no porta-luvas do carro indicado pela seta vermelha;
  4. Dirige-se ao seu destino, sempre respeitando as leis de trânsito;
  5. Abastece o carro depois de seu uso;
  6. Antes de finalizar sua reserva, retira seus pertences do carro;
  7. Retorna a chave para dentro do totem;
  8. Finalize a sua reserva pelo app.

Que tal assistir, na prática? Confira abaixo um vídeo da ALD Itália que exemplifica os passos:

 

Os desafios do carro compartilhado na frota

O Carsharing pertence a quem? Se ele não é considerado um carro de um condutor especificamente ele pode não ser gerido da melhor forma por estes condutores.

Por isso, um trabalho de conscientização é necessário para garantir a compreensão dos funcionários, explicando que o movimento de economia do compartilhado é mais sustentável e atual e ainda permite continuar o crescimento da empresa de forma responsável e sustentável, desde que cada um faça sua parte.

A sua empresa também precisa avaliar se o Carsharing é viável. É preciso entender a demanda real pelo uso de carros e o tamanho da comunidade de colaboradores que potencialmente poderiam utilizar o veículo. Não faz sentido um carro compartilhado que não esteja todo tempo em uso...


“Será que minha frota está pronta?”

Com o Carsharing não é mais necessário que todo colaborador tenha seu próprio carro e ainda possibilita que aqueles funcionários que antes não tinham acesso ao carro possam ter.

Os gastos com frota dentro de uma empresa são muitas vezes próximos aos da folha de pagamento dos funcionários, além disso, novos paradigmas sustentáveis fazem cada vez mais parte do nosso cotidiano.

Gestor, avalie com um especialista todos as oportunidades e desafios dessa modalidade e transforme sua frota com o Carsharing.

Referências

https://www.aldautomotive.com/about-ald-automotive/news/mobility-blog/article/theres-no-one-size-fits-all-mobility

https://www.aldautomotive.com/about-ald-automotive/news/mobility-blog/article/are-we-ready-for-new-mobility-the-answer-is-yes-sort-of

https://www.aldautomotive.fr/financement-automobile-location-longue-duree/nos-services/ald-carsharing

https://www.aldautomotive.com.br/blog-mobilidade/ArticleID/2831/Vamos-falar-sobre-Car-Sharing