Blog Mobilidade

29jun
2021

7 Formas de Reduzir Custos da Gestão de Frotas

7 Formas de Reduzir Custos da Gestão de Frotas

Escolhas, escolhas...

Estudos estimam que tomamos em torno de 35 mil decisões por dia, sendo elas realizadas de forma consciente ou no nível da subconsciência, de acordo com várias fontes da comunidade científica. Gestor de frota, sabemos que tomar decisões não é uma tarefa simples, não é mesmo? Das escolhas mais simples do dia a dia, até as mais complexas, o futuro dos seus condutores e do seu fluxo de caixa será impactado.

Quando as escolhas a serem tomadas se referem a redução de custos na gestão de frota, colocar em prática os pontos a seguir podem transformar de verdade a maneira que você economiza com sua frota:
 

1. Escolha o veículo ideal

Em seu primeiro ano como gestora de frota, Márcia ficou surpresa na quantidade de dias em que grande parte dos veículos ficaram parados na manutenção por estarem na fila de espera pela chegada de peças para reposição.

Após um diagnóstico gratuito, identificamos que Márcia no início de sua gestão definiu modelos de carros que não ofereciam um estoque de peças grande nas montadoras locais. A gestora nos explicou que as escolhas de veículos haviam sido feitas por preferência pessoal dos condutores.

Escolher o veículo ideal para sua frota vai muito além de preferências por design, cor, marca e gosto pessoal dos funcionários.

Quando pensamentos na aquisição de um veículo para frota é necessário analisar todas as necessidades futuras como o custo de manutenção, consumo de gasolina, reputação da montadora, entre outros detalhes, até mesmo visualizando a venda dos carros no futuro.

Após nossa análise, conseguimos encaminhar Márcia para a melhor solução que você irá descobrir ainda neste artigo.
 

2. Realize revisões periódicas

As revisões periódicas acontecem para monitorar a saúde do veículo e melhorar os padrões de cuidados. Alguns veículos podem até possuir sensores localizados dentro deles que determinam os sinais de alerta precoce que podem levar a falhas de peças, quebras mecânicas e redução da eficiência de combustível.
 



A longo prazo, realizar regularmente a manutenção preventiva com as revisões periódicas ajudam os gestores de frota a estenderem a vida útil de seus veículos, reduzindo o tempo de inatividade e seus custos associados, incluindo novos serviços, horas de trabalho perdidas e taxas de não entrega. E mais importante ainda, melhora a saúde diária e a confiabilidade dos veículos dos quais os funcionários dependem para um transporte seguro.

A manutenção preventiva é apenas uma das muitas ferramentas que os gestores de frota podem usar para melhorar a segurança, maximizar a eficiência e reduzir custos. Continue no artigo e conheça mais formas!
 

3. Crie uma Cultura de Segurança

O treinamento de condução segura para os seus condutores deve ser frequente, completo e obrigatório. Mas não pode terminar aí. Uma cultura de segurança difundida em toda a empresa reforçará a mensagem da marca e permitirá que as lideranças e todos os funcionários conheçam melhor os valores que precisam praticar em comum com a empresa.

As políticas para triagem do motorista, comportamento de direção segura, uso do cinto de segurança e avaliações pós-colisão devem ser bem definidas e estritamente aplicadas.

Nenhum funcionário pode estar isento - nem o vendedor de melhor desempenho, nem o motorista mais veterano.

A adesão da propriedade é fundamental. Considere adicionar um slogan de segurança ao site da empresa e às assinaturas de e-mail. Comunique realizações como um mês sem colisões ou violações móveis. Faça questão de selecionar veículos mais seguros com tecnologia de segurança avançada, incluindo recursos semiautônomos projetados para ajudar os motoristas a evitar colisões para frente e saídas de pista não intencionais.
 

2. Economize com Telemetria

A telemetria não se limita mais ao rastreamento de veículos e à otimização de rotas. Os sistemas atuais podem ajudar a reforçar as políticas de segurança, registrando incidentes de velocidade excessiva, aceleração brusca, frenagem e curvas. Alguns podem detectar se o cinto de segurança do motorista está em uso quando o veículo está em movimento também.

Os gestores de frota podem revisar os registros de direção produzidos pela telemetria em uma base diária, semanal ou mensal. Eles também podem optar por serem alertados, em tempo real, sempre que ocorrer uma violação grave.

Mas a telemetria não é útil apenas para identificar e gerenciar motoristas inseguros.

Ela pode ser usada para recompensar os motoristas mais seguros de uma empresa, criando um registro digital imparcial do dia de cada motorista, que pode ser útil caso uma reclamação seja registrada por um cliente (por exemplo, uma chegada tardia ou saída antecipada) ou outros condutores (por excesso de velocidade ou causar uma colisão).

Todas essas possibilidades farão valer o investimento para sua frota e lhe trarão uma economia!
 

5. Adote um “Mindset de Mobilidade”

Se lembra quando você ganhou sua primeira bicicleta, skate ou patinete? Muitas vezes quando pensamos em mobilidade urbana, principalmente se já temos nosso veículo, a primeira imagem que pode vir em mente é a nossa em frente a um volante no trânsito. Mas na verdade, sua vida de condutor começou desde cedo em sua infância com sua primeira pedalada.

Para gerar uma redução de custos e melhorar a segurança, uma frota deve, sempre que for possível, reduzir as horas que os motoristas passam na estrada dirigindo veículos. Um exemplo de economia com essa atitude é a diminuição de gastos com estacionamento e gasolina.

Que tal além do carro, oferecer também uma bicicleta aos seus funcionários? Soluções de micromobilidade (bicicletas, patinetes elétricos, entre outros), cartões para uso em transportes públicos (metrô e ônibus), assim como o incentivo de caronas, entre outras práticas, são caminhos positivos para a gestão da sua frota.


6. Terceirizar a frota

Sabe aquela sua experiência em um dos restaurantes mais fantásticos que você já visitou? Imagina agora se você tivesse que recriar o cardápio dentro da sua casa, daria um trabalho e tanto certo? E talvez nem fosse possível chegar a tal qualidade. Sendo assim, o melhor seria voltar ao local para evitar mais tempo na cozinha.

Nos tempos modernos em que vivemos, conseguir otimizar tempo e energia provavelmente também é um dos seus objetivos no trabalho para conseguir alcançar suas metas profissionais. É impossível chegar longe sem ajuda, e por isso a terceirização de frota tem se tornado uma das melhores soluções para maioria das empresas em questões de economia financeira e do quadro de funcionários.

A terceirização de frotas é o aluguel a longo prazo (normalmente entre 12 e 36 meses) de veículos com uma série de serviços inclusos, como assistência 24h aos condutores, controle total com administração diária da frota, acesso a relatórios, entre outros benefícios que devem ser considerados na hora de fazer negócio. Você não precisará mais investir o dinheiro da sua empresa em veículos.
 

7. Aderir ao Sales & Lease Back

Muitas vezes uma solução mais ideal para reduzir os custos é o Sales & Lease Back, que se trata da venda dos seus veículos para ALD e a contratação do serviço de terceirização de frota para sua empresa.

E você deve estar se perguntando, por que foi mais vantajoso para a Márcia aderir ao Sales & Lease Back ao invés de apenas a Terceirização? Com carros distintos em sua frota, que estavam gerando muitos custos desnecessários, seria um trabalho muito grande para Márcia ter que vendê-los separadamente para conseguir melhorar a saúde financeira da sua empresa, sem falar que poderia ser um processo que duraria meses ou anos para ser concluído.
 

Sendo assim, além de contar com uma terceirização, garantindo os serviços de manutenção 24h para sua frota, Márcia ainda conseguiu vender todos os seus carros sem burocracias e em um curto prazo de tempo.

*Márcia foi uma personagem criada neste artigo para ilustrar casos de clientes reais.

Referência

https://www.aldautomotive.com/about-ald-automotive/news/mobility-blog/article/ecosafe-3-simple-ideas-for-ensuring-a-safer-fleet