Blog Mobilidade

01out
2019

5 vantagens da terceirização de frotas

5 vantagens da terceirização de frotas

Atualmente, das 100 maiores organizações do Brasil, cerca de 70% já apostam nesse modelo para otimizar sua gestão de mobilidade.

O mercado de terceirização começou a crescer nos anos 80 e tem ganhado cada dia mais força, hoje estima-se que no país quase 700 mil veículos são terceirizados, logo, é possível entender que a terceirização de frotas se mostra um modelo eficiente e que tem potencial para  trazer grandes vantagens para aqueles que optar por ele. 

Quando pensamos nas necessidades básicas das empresas entendemos que é necessário fazer uma gestão avançada dos custos operacionais, logo a terceirização de frotas é fundamental para quem busca reduzir os custos operacionais.

Que tal conhecer melhor os benefícios da terceirização de frotas?

1. Redução e previsão de custos

Com a terceirização, a empresa pode reduzir em cerca de 25% os custos operacionais com veículos, de acordo com a ABLA - Associação Brasileira de Locadores de Automóveis. Essa redução ocorre porque a ALD Automotive consegue negociar em escala com fornecedores – como montadoras e oficinas – dividindo esse ganho para seus clientes através de uma tarifa mensal de locação adaptada para suas necessidades.   

A frota terceirizada, além de reduzir os gastos, permite termos a possibilidade de prever as despesas, mas o que isso quer dizer? Que ao terceirizar a frota de sua empresa você passa a trabalhar com tarifas fixas, o que possibilita planejar adequadamente o pagamento sem grandes variações de gastos, assim é possível que sua organização se planeje a longo prazo, permitindo que os recursos sejam mais bem aproveitados.

2. Otimização do dia a dia: foco na operação 

A terceirização da sua frota permite que sua empresa não precise se preocupar com todo o processo, ou seja, a aquisição, emplacamento, licenciamento do veículo além de todo processo de gestão da frota desde agendamento de manutenção e eventuais troca de peças, documentação e várias outras atividades passam a ser realizadas externamente, ganhando tempo e facilitando o dia a dia dos seus colaboradores.

3. Aumento da disponibilidade dos veículos

Outra vantagem é que caso algum veículo quebre, necessite de reparos, manutenção preventiva ou corretiva, a terceirizada poderá substituí-lo por veículos para situações de emergência ou até que automóveis da frota que foram para a manutenção (ou conserto) retornem.

Além disso, a locadora executa o plano de manutenção previsto pela montadora – o que nem sempre ocorre com empresas que operam com frota própria.

Esses dois fatores contribuem para aumentar a taxa de disponibilidade da frota, permitindo que a operação do cliente tenha um menor índice de interrupção.

4. Veículos sempre novos

Já no modelo de terceirização de frotas, sua frota poderá usufruir dos benefícios de veículos modernos e com mais tecnologia periodicamente, já que os veículos são substituídos por novos na ocasião da renovação do contrato – que normalmente tem duração de 24 meses.

Ou seja, a contratante poderá contar periodicamente com veículos mais eficientes, confortáveis e com design atualizado.

5. Vantagens para os funcionários

Fornecer um carro para os funcionários da sua empresa é um grande diferencial, além de facilitar o deslocamento desse colaborador, este passa a ter maior tempo para se dedicar às suas atividades, além de influenciar diretamente no desgasto deste profissional, que estará mais preparado para exercer seu trabalho e assim ser mais produtivo. 

Vale lembrar que a contratação de uma terceirizada renomada no mercado permite o estabelecimento de uma parceria a longo prazo. Dessa forma, é possível desenvolver um relacionamento cooperativo, onde ambas as equipes poderão trocar conhecimentos e unir esforços em prol do sucesso da gestão da sua frota.

Também é interessante destacar que empresas novas, ou que não possuem experiência na terceirização de frotas, devem buscar companhias com boa reputação no mercado. Assim, poderão contar com profissionais atentos e responsáveis que possuem como foco oferecer serviços de excelência e melhoria na gestão de frotas.