Blog Mobilidade

16jul
2019

Qual a importância da gestão de frotas?

Qual a importância da gestão de frotas?

Nós sabemos que a frota é um dos patrimônios da empresa, logo, entendemos que a gestão de frotas é uma estratégia importante para os negócios.
 

Para manter uma frota operando com qualidade é preciso pensar em manter uma regularidade nos processos de avaliação bem como nos custos gerados, que precisam estar alinhados com os objetivos do negócio, logo, quando a ALD Automotive leva o processo de Gestão de Frotas para sua empresa, nós desenhamos e elaboramos tudo para que seus condutores tenham acesso a veículos seguros, ágeis e eficientes,  sua empresa tenha o menor custo possível e receba um serviço de alta qualidade. 
 

O processo de gerenciamento de frotas exige que haja o que chamamos de gestão logística, ter um plano de manutenção preventiva e periódica é imprescindível, estar atento às condições dos veículos é essencial para que estes não fiquem indisponíveis, o que atrapalha diretamente a operação.
 

Um segundo ponto de destaque é fazer a roteirização e acompanhamento da movimentação dos seus colaboradores, elaborar um planejamento, considerando as necessidades de movimento deslocamento auxiliam na redução de custos, além de compreender melhor as necessidades da sua equipe. 
 

O uso da telemetria também é uma das possibilidades que atesta e controla como os veículos estão sendo usados, e oferece controle de custo e de consumo de combustíveis, facilitando todo o processo de manutenção de funcionalidades elétricas e até a troca de pneus, por exemplo, além de trazer maior segurança aos condutores. 
 

Em uma gestão de longo prazo, é preciso pensar em uma soma dessas variáveis, que nos permitem aplicar com efetividade um controle de custo a partir da leitura do consumo médio da frota, bem como o desempenho de cada veículo individualmente, elementos fundamentais para a tomada de decisão em um momento repensar a operação da frota e as possibilidades da sua renovação, escolha de fabricantes e modelos. 

Pensando dessa forma, a ALD se propõe a manter os veículos sempre em bom estado e em operação contínua, portanto, mais rentáveis. 

A produtividade e o custo da operação de frotas se devem, em grande parte, à eficiência do modelo de gestão da mesma, quanto mais estruturada é a gestão da frota, mais competitiva a empresa se torna frente ao mercado.