Blog

21jun

Vamos falar sobre Car Sharing?

Vamos falar sobre Car Sharing?

Em tempos de discussão sobre o excesso de carros nas ruas, como otimizar custos e reduzir os impactos de nossas ações sobre o meio ambiente, o Car Sharing surge como uma solução eficiente para esses problemas.

Esse sistema é baseado no compartilhamento de um mesmo carro entre diversos colaboradores da empresa, o que permite à empresa atender às mesmas demandas com uma frota bem menor. Através de um software on-line, os gestores conseguem gerar relatórios de forma automatizada e os colabores conseguem fazer as reservas para a utilização dos carros.

Vantagens

Com o Car Sharing não é mais necessário que cada colaborador tenha seu próprio carro. Sendo assim, cada veículo eliminado de uma frota gera em média uma economia anual de R$15.000 a R$20.000 em despesas de manutenção, seguro, depreciação e administração.

Desafios

Muitos colaboradores ainda têm uma certa resistência contra essa política de compartilhamento, pois isso significa abrir mão de ter exclusividade no carro. Por isso, um trabalho de conscientização é necessário para garantir a compreensão dos funcionários, explicando que a economia gerada permite continuar o crescimento da empresa de forma responsável e sustentável.

A empresa também precisa avaliar se o Car Sharing é viável, já que há casos em que os carros estão equipados com ferramentas, equipamentos ou mercadoria, o que não torna prático o compartilhamento.

Como implementar

A ALD Automotive estuda parcerias para disponibilizar programas de carros compartilhados para seus clientes corporativos no Brasil. Sendo assim, podemos auxiliar nesse processo de implementação.

Uma boa forma para identificar veículos da frota que têm potencial para serem compartilhados, é analisar a quilometragem percorrida. Se um veículo roda de 40% a 60% menos que a quilometragem média dos demais carros, vale a pena considerá-lo para o compartilhamento. Mas é preciso avaliar se o motivo pelo qual o carro está parado a maioria do tempo é porque o funcionário está em campo visitando clientes em diversas reuniões.

De modo geral, o Car Sharing pode trazer muito benefícios para a empresa e seus colaboradores pois permite a realocação de recursos para melhor manter sua frota remanescente e atender a outras necessidades do negócio.