Blog Mobilidade

05jan
2022

Conferimos a Electric Experience 2021 e te contamos as novidades!

Conferimos a Electric Experience 2021 e te contamos as novidades!

A Electric Experience 2021 rolou entre os dias 30 de novembro a 05 de dezembro de 2021, no Haras Tuiuti, no interior de São Paulo e trouxe uma série de insights interessantes para aqueles que estão de olho no futuro da área automobilística com a produção dos carros elétricos.

Nós fomos no eventos, claro, e não podemos deixar de compartilhar  todas as novidades para os gestores de frotas, tendências e pontos que você deve estar atento para essa área. Vamos juntos nessa jornada e ver quais são as expectativas para o setor nos próximos anos? Vem com a gente!
 

A importância do Electric Experience 2021

A Electric Experience é um dos eventos mais importantes sobre veículos elétricos que ocorre no Brasil. Apenas convidados participaram dos dois primeiros dias, que faziam parte da área da imprensa, montadoras, apoiadores, empresários do segmento, entre outros. Já o grande público pode participar e ver (e até mesmo dirigir!) os carros elétricos que vão fazer parte do nosso futuro nos outros dias.

O mote do evento foi, justamente, ter o futuro da mobilidade em suas mãos. Assim, ele é um ótimo parâmetro para que aqueles que trabalham com frotas de veículos leves e, até mesmo, o público geral saiba o que esperar para o futuro. Mas por que um evento desses é tão importante? Isso ocorre porque a eletromobilidade está cada vez mais em evidência, como veremos a seguir.
 

A importância de estar atento para os veículos elétricos

Os veículos elétricos são o futuro do setor automotivo. Isso porque há uma conjuntura internacional que visa substituir todos os carros com motor a combustão, como uma medida sustentável e, também, para minimizar o impacto no bolso dos usuários de estarem utilizando um combustível finito (combustíveis fósseis).

Por exemplo, os carros elétricos serão obrigatórios na Europa a partir de 2035. E a população por lá já está começando a entrar nesse clima. A venda de carros deste modelo cresce 231% no continente e não é só por lá que vemos essa mudança.

Nos Estados Unidos há uma negociação para alcançar a meta de 40% nas vendas de carros elétricos em 2040. No Japão há a intenção de eliminar os carros movidos a gasolina até meados da década de 2030.

E o Brasil nisso? Há hoje um Projeto de Lei (Lei nº 5332/2020) que visa proibir a venda em todo o território nacional de carros e veículos leves movidos a gasolina e óleo diesel até 2030. E a solução para isso será o uso dos carros elétricos.
 

O que vimos na Electric Experience 2021

Dentro desse contexto, nós ficamos super engajados em acompanhar o que ia rolar na Electric Experience 2021. E vamos contar o que vimos por lá para você a seguir. O evento é focado na realização de test drives de veículos 100% elétricos e que já são vendidos no Brasil. Por isso, vamos falar de 3 carros que vimos e conhecemos através dos seus fabricantes.


 

Nissan LEAF

Durante o evento, para divulgar o carro, o Nissan LEAF ofereceu energia para que os DJs pudessem realizar uma ação de marketing. Assim, ele foi ligado a uma “mesa de som”, fazendo com que o carro da montadora japonesa pudesse alimentar com a eletricidade do carro o equipamento de som dos artistas.

É considerado um dos carros elétricos mais vendidos em todo o mundo. Já está no mercado desde 2010 e a sua versão mais recente possui 270 km de autonomia, podendo chegar a 378 km em ciclo WLTP. Ele possui um sistema que otimiza o uso do sistema regenerativo, permitindo carregar a bateria durante as frenagens, por meio da tecla e-Pedal.

Ele alcança de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e possui 32,6 kgfm de torque disponíveis a zero rotação. É um carro excelente e com um bom legado no mundo da eletromobilidade.

 


Renault ZOE

O Renault ZOE é considerado um elétrico pop e está alinhado com as principais demandas do setor. É o carro dessa modalidade mais vendido na Europa em 2020 e tem grandes chances de alcançar o feito em 2021.

Possui um design arrojado, com menos cara de “carro conceito” do que suas versões anteriores, causando menos estranhamento no usuário. Possui vidros acústicos e isolamento na carroceria, sendo um carro bastante silencioso, mesmo para o padrão elétrico.

 



Possui motor R135, com 135 cv e 25 kgfm. Chega a velocidade máxima de 140 km/h. Suas células podem ser completamente carregadas, com carregador doméstico, em 8h33min. Em eletropostos, consegue alcançar autonomia de 150km em 30 minutos.

 

JAC E-JS1

Esse modelo da JAC é um dos com menor custo no Brasil, sendo acessível para boa parte da população que deseja fazer sua troca e começar a aderir aos veículos elétricos desde já. É um bom veículo de entrada, com bom rendimento, além de ser compacto.

É um carro leve, com motor de 61cv e 15,3 kgfm, o que o torna um modelo econômico. Possui baterias de ferro-lítio de 30,2 kWh e autonomia de 302km em ciclo NEDC. Para que você possa entender o quanto ele é econômico e, portanto, vantajoso no atual contexto: se você rodar 50km por dia com seu carro, só precisará carregá-lo no final de semana e, ainda assim, o custo doméstico da recarga é, aproximadamente, R$ 25 na bandeira vermelha. Muito econômico, não é mesmo?

Esses três modelos foram modelos que chamaram atenção durante a Electric Experience 2021, pois entendemos que eles unem características importantes para o público brasileiro: praticidade, performance e economia. Por isso, fique atento para esses modelos. Mas durante a Electric Experience 2021, também tivemos oportunidade de testar outros veículos elétricos, que virão para aqueles que desejam se tornar condutores amigos do meio ambiente. Estão entre eles:

  • Peugeout e-Expert;
  • JAC E-J54;
  • BYD eT3;
  • Audi e-tron;
  • BYD Tan;
  • Volvo XC40.

Vale lembrar que aqui na ALD Automotive disponibilizamos para você, gestor de frota, o test drive dos carros Nissal LEAF, Renault ZOE e JAC EJS1. Se você ficou curioso com tudo que falamos aqui, então é a hora de sentir os diferenciais destes veículos!

Fale conosco pelo contato.comercial@aldautomotive.com e saiba mais sobre como realizar o test drive com a gente.