Blog Mobilidade

06set
2021

Frota elétrica no Brasil: vantagens, impactos no TCO e como se planejar

Frota elétrica no Brasil: vantagens, impactos no TCO e como se planejar

O novo dilema de todo gestor de frota é entender o que é importante em uma transição para frota elétrica. O que muda? Quais as vantagens? Como justificar o investimento? Quais os desafios de implantar uma frota elétrica no Brasil?

Vamos começar te explicando as sete razões principais pelas quais pode ser vantajoso a transição para veículos elétricos:

1) Emissões zero: aderir ou mudar sua frota para elétrica é uma das maneiras mais rápidas de neutralizar a emissão de gás carbônico. Vale ressaltar que a emissão zero acontece quando o carro é totalmente elétrico, ao contrário do híbrido, que apesar de baixa, ainda emite CO2, pelo uso parcial de combustível.

2) Com menos peças móveis dentro do veículo que precisarão de troca, muito dos elementos de custo da engenharia de combustão interna são eliminados na manutenção preventiva, resultando em menores custos.

3) Os Veículos Elétricos também reduzem o tempo de inatividade, tópico importante que todo Gestor deve ficar atento, que se traduz no tempo em que o carro está fora da estrada sendo reparado ou mantido, que com sua redução, traz mais economia de despesas de manutenção.

4) A introdução de zonas de ar limpo em várias cidades em todo o mundo já está em andamento, mas com veículos elétricos sua frota pode estar livre para dirigir praticamente onde quiser.

No Brasil, estamos nos primeiros estágios desta transição, e com o avanço das leis e iniciativas de vários países com relação ao tema meio ambiente, não há como negar que esta é uma questão para um futuro próximo.

Hoje em dia, em São Paulo, carros elétricos estão livres de aderir ao rodízio de placas.

5) Governos em todo o mundo estão considerando planos para eliminar gradualmente os veículos com motor à combustão. Zonas de ar limpo já estão em andamento e os governos estão incentivando as empresas a reduzir sua emissão de carbono.

No Brasil, alguns estados contam com desconto ou isenções de IPVA para quem possui Veículos Elétricos ou Híbridos. Existe também um projeto de Lei que pretende isentar os veículos do IPI (imposto sobre produtos industrializados).

6) Os veículos elétricos oferecem aos motoristas um ambiente mais agradável - menos ruídos, sem mudanças de marcha. A experiência geral de direção é mais relaxante e ajuda a reduzir o risco de acidentes.

7) E, finalmente, sua frota ser tornará uma grande ferramenta de marketing - que é visível para todos. Ser visto como uma “empresa verde” e que realmente se importa com o meio ambiente colocará sua marca em novo patarmar diante do seu público.

Qual os impactos no TCO?

Em termos de Custo Total de Propriedade, a eletricidade impacta positivamente o valor dos custos de abastecimento da frota à longo prazo, pois o custo de abastecer eletricamente um veículo representa uma economia significativa entre 50% e 70% em comparação com os combustíveis fósseis tradicionais. E como percebemos expressivamente no Brasil, o aumento do valor da gasolina é algo frequente.

O tempo de inatividade e os custos de serviço também se comparam de maneira extremamente favorável. Historicamente, o ponto de cruzamento entre o valor residual de um veículo e seus custos de manutenção tem sido de 4 a 6 anos, resultando na necessidade de substituições, mas a manutenção reduzida exigida por Veículos Elétricos pode estender significativamente o ciclo de vida de cada carro da frota.

Também vale a pena considerar o tempo de inatividade de carga do veículo, com a capacidade de carregamento na casa de um funcionário durante a noite, isso ajudará a reduzir o tempo fora da estrada.

Como planejar a mudança?

O gestor de frota Pedro chegou na ALD com uma questão chave para solucionar sobre sua frota, ele já tinha clareza que a questão principal não é mais a mudança para a frota elétrica, mas sim, quando? Já possuindo frota na sua empresa há muitos anos, o gestor se questionava como faria para introduzir tais transições nela?*

Se você também tem essa dúvida, vamos agora entender como funciona essa transição!

Primeiro, é bom ter clareza de que cada frota possui suas características. Embora a jornada em direção à eletrificação possa parecer linear, a sequência de etapas individuais não é imutável. Várias reflexões precisam ser feitas e analisadas antes de se fazer a transição, mas não em uma ordem específica. Tudo depende do propósito de seus veículos, para onde precisam ir, quem são os condutores e como eles usam os carros.

É necessário considerar que as principais barreiras para a mudança da frota convencional para elétrica atualmente são:

  • Oferta de modelos (veículos);
  • Custo de aquisição do veículo;
  • Infraestrutura de carregamento.

Entre as principais considerações que o gestor Pedro nos apresentou, uma delas foi como identificar em sua frota, quais condutores teriam fácil adaptação aos veículos elétricos, uma vez que o seu plano no primeiro ano seria mudar em torno de 50% dos veículos dos seus condutores para elétricos.

Para ser realizada tal seleção é preciso fazer um diagnóstico inicial bastante criterioso, avaliando:

  • Locais de rodagem da frota x disponibilidade de carregadores,
  • Mapeamento de trajetos,
  • Consumo de KM,
  • Rede de manutenção disponível, dentre outros fatores.

Como comentado acima, um critério super importante para se observar é a infraestrutura de carregamento - seja em casa, ou usando carregadores em locais externos. Algumas empresas que possuem frotas onde os carros não passam muito tempo na estrada, por exemplo, encontram uma solução mais economica utilizando a segunda opção.

A oferta de carregadores elétricos está crescendo, porém ainda é um dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável desta importante linha de negócios no Brasil. As estações de carregamento atualmente estão concentradas nos grandes centros, o que exige de muita empresas criar sua própria estação no local de trabalho, ou implantar na casa de seus colaboradores o carregador, refletindo em um maior custo de implantação.

A política de sua frota é outro elemento vital - exigindo reflexão prévia sobre como as mudanças afetarão sua empresa. E se você oferecer aos seus motoristas um cartão de combustível, por exemplo, como vai reembolsá-los quando se trata de eletricidade? Todos os caminhos precisam ser pensados e analisados.

Finalmente, a educação interna dos seus condutores é crítica para o sucesso - seus motoristas precisam ser treinados nas dicas e truques do uso de Veículos Elétricos.

O desenvolvimento de frotas mais sustentáveis é um movimento em plena evolução no mundo corporativo. Com um aprofundamento das necessidades dos seus condutores, e ajuda especialista nessas questão, todas as considerações podem ser incluídas em seu planejamento de sucesso.

Seja qual for a sua configuração, assim como o Pedro e muitos outros gestores, agora é a hora de conhecer e identificar os desafios dentro do nosso país e planejar com antecedência a evolução da sua frota e empresa.

MOBILIDADE ELÉTRICA pode ser uma nova rota para sua frota!

*Pedro foi um personagem criado neste artigo para ilustrar casos de clientes reais.

Referências

https://www.aldautomotive.com/about-ald-automotive/news/mobility-blog/article/all-you-need-to-know-about-ev

https://www.automotivebusiness.com.br/inovacao/674/carros-eletrificados-quais-estados-tem-isencao-ou-desconto-de-ipva