Blog Mobilidade

28mai
2021

Maio Amarelo – Pimp My Carroça traz visibilidade para catadores no trânsito

Maio Amarelo – Pimp My Carroça traz visibilidade para catadores no trânsito

Todo ano em nosso país cada brasileiro produz em média 400Kg de resíduo, e desse total apenas 12Kg são reciclados, sendo que 11Kg são coletados por catadores, ou seja, esses profissionais são responsáveis por coletar 90% de todo resíduo reciclado no Brasil.

A ONG Pimp My Carroça foi criada em 2012 para apoiar os catadores de material reciclado, com o propósito de trazer mais “visibilidade” para esses heróis do nosso meio ambiente.


Respeito para os catadores no trânsito

"A arte na rua tem um poder de transformação social incrível, maior do que a gente pensa" – Mundano, fundador da ONG.

Trabalhar para quebrar o estigma social da “invisibilidade” que os catadores carregam faz parte da missão do Pimp my Carroça, que realiza suas ações através da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva.

Respeito é a palavra de ouro quando falamos de segurança no trânsito, respeito com todos aqueles que experienciam o trânsito com você. No ano de 2021, para ajudar aqueles que são invisibilizados no trânsito e na sociedade, a ALD Automotive decidiu apoiar neste Maio Amarelo o Pimp My Carroça.

Carroças “tunadas” chamam mais atenção no trânsito para aqueles que às vezes preferimos não ver e levantar sua bandeira. O que acha de mudar essa realidade? Confira a seguir formas de como você pode se unir ao projeto:
 

Vamos reciclar? App Cataki conecta você aos catadores

Você sabia que diariamente são produzidas 200 mil toneladas de resíduos no Brasil e mais da metade vai parar em aterros sanitários? Ou seja, mais poluição para o nosso planeta. Uma das melhores formas de apoiar os catadores do Pimp My Carroça e salvar nosso meio ambiente é através do App Cataki, onde você pode encontrar catadores em sua região para recolher os resíduos recicláveis e se precisar também de pequenas carretas para:

- Móveis velhos
- Restos de poda
- Entulhos de Obra
- Entre outros

Pelo aplicativo você pode encontrar o catador, selecionar o tipo de material e combinar um valor justo para o serviço.

Quais ações de responsabilidade dentro e fora do volante você tem realizado neste Maio Amarelo? Acesse nosso LinkedIn e conte pra gente, queremos ouvir sua história!


Gosta de arte? Deixe sua marca em uma carroça

O projeto realiza ações em que artistas, tanto reconhecidos internacionalmente quanto os que estão iniciando, têm a oportunidade de “tunar” uma das carroças com sua arte, transformando assim o instrumento de trabalho de diversos catadores em verdadeiras obras de arte ambulantes!

Se interessou? Envie o seu contato pelo site do movimento social.
 

Ofereça um “bom dia” ao profissional da reciclagem

Comprimentar o catador com um “bom dia”, separar o seu resíduo reciclado do orgânico e respeitar esses profissionais enquanto estiver na posição de condutor de um veículo já são formas de abraçar o movimento. Pequenas ações em nosso dia a dia podem gerar um grande impacto, colaborando para uma sociedade mais saudável e um trânsito mais seguro.

O crescimento do Pimp My Carroça acontece principalmente por conta do seu time de voluntários, acessando www.pimpmycarroca.com você poderá conferir as maneiras de colaborar com o projeto através de voluntariado e doações.

Confira também 8 Atitudes de Direção Preventiva para você salvar vidas no trânsito.

Continue acessando o Blog Mobilidade da ALD Automotive para mais conteúdo sobre mobilidade e segurança no trânsito!
 

Fotografias: Divulgação Pimp My Carroça
 


Sobre o Maio Amarelo

O Maio Amarelo é o Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011.